Total de visualizações de página

Bota, em situação de risco, encara o Flu, que só pensa na Libertadores

Bota, em situação de risco, encara o Flu, que só pensa na Libertadores

De olho na LDU, na quarta, Tricolor vai com os reservas; Alvinegro tenta vencer e se afastar da zona de rebaixamento

Castillo e Fernando Henrique travam duelo à parte neste domingoPara o Botafogo, 16º lugar do Campeonato Brasileiro e à beira da zona de rebaixamento com sete pontos, o clássico diante do Fluminense, neste domingo, às 18h20m, no Maracanã, tem uma importância enorme.

No lado do Tricolor, que está na lanterna com dois pontos, o jogo, em uma situação normal, seria de vida ou morte. Seria. Como o Flu disputa a finalíssima da Taça Libertadores contra a LDU, na quarta-feira, a equipe que encara o Bota será formada apenas por reservas. Nas vezes que Botafogo e Fluminense se enfrentaram no Carioca deste ano, o Alvinegro levou a melhor, inclusive na final da Taça Rio.

O histórico do confronto no Brasileiro, no entanto, muito equilíbrio. Em 30 partidas disputadas, o Bota venceu 11, perdeu dez e houve nove empates. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, e os canais SporTV (para SP) e Premiere transmitem ao vivo. Carlos Alberto reencontra o Flu, onde foi criado O personagem principal deste clássico é o meia Carlos Alberto, cria do Flu e que encara o clube que o revelou pela primeira vez com a camisa alvinegra.

O jogador reconhece que este jogo terá um gosto especial, mas lembra que a vitória é fundamental para o Botafogo, que está em situação delicada, e fará de tudo para sair com os três pontos do Maracanã. - Para mim é um jogo especial sim, até pelo carinho que tenho pelo Fluminense, mas sou profissional. Tenho certeza de que vamos vencer esta partida e, conhecendo o Renato, sei que ele vai querer vencer também. Este é um jogo que motiva qualquer um, é um clássico. Sabemos que estamos em situação de alerta na competição - afirma.

O volante Túlio lembra que o Alvinegro não pode entrar com "salto alto" só porque o Flu vai com os reservas. Para ele, o retrospecto recente favorável não conta muito nesta hora. O jogador acredita que os garotos tricolores merecem toda a atenções dos alvinegros neste clássico. - Não podemos pensar no adversário, temos os nossos problemas e eles os deles, temos as nossas prioridades e eles têm as deles. Mas temos que entrar forte para ganharmos de qualquer forma. Não ligo para retrospecto e não vamos entrar com salto alto.

No Brasileiro, este time de reservas deu mais trabalho para dos adversários do que o titular - diz. O técnico Geninho deverá manter a base do time que perdeu para a Portuguesa.

Jorge Henrique, suspenso, deverá dar lugar a Diguinho, que volta ao time. Carlos Alberto e Lucio Flavio vão se aproximar mais de Wellington Paulista, o único atacante de ofício. Tricolor, mais uma vez, aposta nos garotos de Xerém No lado tricolor, as atenções estão todas voltadas para a final da Libertadores e, mais uma vez, o técnico Renato Gaúcho vai lançar mão dos reservas em uma partida do Campeonato Brasileiro.

O treinador ainda não definiu a equipe, mas a tendência é que ela sofra algumas modificações em relação à que perdeu para o Coritiba no sábado passado, por 2 a 1, no Couto Pereira.

Fernando Henrique deverá jogar, como sempre, mas Roger e Dodô, que têm reforçado o time B, devem ser poupados para a grande decisão, uma vez que sempre são utilizados por Renato no decorrer dos jogos da Libertadores. Sendo assim, o jovem zagueiro Sandro deve ganhar mais uma chance na zaga, ao lado de Anderson, e Alan, no ataque, junto com Tartá. No último treino, nas Laranjeiras, Renato fez mais uma mudança na equipe. Rafael foi utilizado na lateral direita, no lugar de Carlinhos, que não tem tido boas atuações.

Os reservas do Fluminense, que buscam a primeira vitória para o Tricolor na competição, terão pela frente um Botafogo reforçado por um ex-colega, Carlos Alberto, que sempre se declarou tricolor mas que estará, pela primeira vez, enfrentando o ex-clube com a camisa do rival carioca. Carlos Alberto já jogou contra o Flu - e venceu - atuando pelo Corinthians. - O Carlos Alberto todos aqui conhecem e sabem da sua capacidade.

É um amigo nosso, muito perigoso e que dará trabalho a quem for jogar, mas não só ele, e sim todos os jogadores do Botafogo. Mas tenho certeza que o Renato vai montar um esquema para tentar neutralizar as principais jogadas deles - diz o lateral Junior César, que também já atuou no Botafogo, mas neste clássico reforçará o Flu apenas na arquibancada.