Total de visualizações de página

Dispensa de promessa mobiliza torcida, e Bota alega indisciplina

Paulinho, de 18 anos, diz não entender saída do Botafogo, que critica aspectos técnico e de comportamento do jogador

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
O ano de 2011 começou, para o Botafogo, com boas atuações de jogadores formados em suas categorias de base. Mas enquanto Caio, Alex e Guilherme se destacam nos profissionais, a saída do meia Paulinho, dos juniores, causava uma grande discussão entre os torcedores alvinegros nas redes sociais. Após defender o clube na Copa São Paulo, o jogador de 18 anos foi comunicado que estava dispensado.

Paulinho chegou ao Botafogo em junho de 2010 e tinha mais dois anos de contrato com o clube. Era visto pelos torcedores como um craque, mas que não conseguiu ajudar o Alvinegro a passar da primeira fase da principal competições de juniores, mesmo num grupo que contava com Nacional-PB, Rio Claro e Paulínia.

Enquanto Paulinho usava seu perfil no Twitter para xingar o gerente de futebol amador, Sidnei Loureiro, e o técnico Eduardo Húngaro (em posts posteriormente apagados), o Botafogo fazia uma verdadeira limpa no seu elenco de juniores. Após a Copa São Paulo, o meia e mais outros quatro jogadores que disputaram o torneio foram dispensados (Wesley Brito, Felipe Oliveira, Hudson e Eduardo). O mesmo aconteceu com de 15 a 17 atletas que integravam a categoria.

- Quando voltei da Copa São Paulo, apenas me comunicaram que eu estava fora dos planos e que providenciariam minha rescisão. Gostaria muito que me explicassem o motivo, pois disputei todas as competições. Mas tudo bem, agora vou buscar um novo caminho - disse Paulinho.

Pessoas que convivem no dia a dia das categorias de base do Botafogo dizem, no entanto, que foram muitos os episódios de indisciplina protagonizados por Paulinho. O primeiro deles teria acontecido na Taça BH do ano passado, a primeira na qual o meia defendeu o clube, dentro do hotel onde o time estava concentrado.
 
- O garoto está mais preocupado em ajeitar o cabelo do que em jogar futebol. Além disso, teve um desempenho apenas razoável em todas as competições que disputou. Também foi dispensado do Avaí antes de ir para o Botafogo. Acho que isso quer dizer muita coisa - afirmou uma pessoa que trabalha na base do Alvinegro.

Paulinho admite ter havido um desentendimento com dirigentes do Botafogo durante o último Campeonato Brasileiro Sub-20, no fim do ano passado. Segundo ele, algumas pessoas se incomodaram com o fato de ele ter frequentemente conversado com um jogador do Cruzeiro no hotel onde os dois times estavam concentrados.

- O Maranhão, jogador do Cruzeiro, é um grande amigo meu, e realmente conversava muito com ele. Mas o Botafogo disse que eu estava sem foco e reclamou. Houve um desentendimento naquela ocasião, mas achei que estava tudo resolvido. Tanto que disputei a Copa São Paulo pouco tempo depois - ressaltou Paulinho.

O gerente de futebol amador do Botafogo prefere não entrar em muitos detalhes sobre o caso. Sidnei Loureiro limitou-se a dizer que a decisão de dispensar Paulinho foi uma combinação de fatores.

- Achamos que, além de o jogador não corresponder na parte técnica, houve questões disciplinares. Não tenho muito o que falar sobre isso. Vamos ver que jogador o Paulinho vai ser para eu saber se errei ou acertei ao tomar essa decisão.