Total de visualizações de página

Com responsabilidade de campeão, Botafogo enfrenta o Duque de Caxias

Azarão em 2010, Alvinegro estreia no Campeonato Carioca com a missão de buscar o bicampeonato a partir desta quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Lucas e João Filipe apresentação Botafogo  
Lucas e João Filipe: novidades do Bota em campo
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Quando começou a disputa do Campeonato Carioca do ano passado, o Botafogo era considerado a quarta força. Mas a conquista do título antecipado deu ao time uma nova condição para 2011. Nesta quinta-feira, quando entrar no gramado do Engenhão para enfrentar o Duque de Caxias, às 17h (de Brasília), pela primeira rodada da Taça Guanabara, o Alvinegro levará consigo a responsabilidade de se manter no topo, apesar da concorrência dos outros grandes que protagonizaram o mercado de transferências.

Além de ter mantido a base que fez boas campanhas na última temporada, o Botafogo contratou reforços para dar mais corpo ao grupo. Lucas e João Filipe, dois deles, estarão em campo, e outros cinco seguem na expectativa de estrear. Apesar do favoritismo, o Alvinegro espera uma partida difícil contra o Duque de Caxias, que é o único time do Rio de Janeiro a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil. Marcelo de Lima Henrique apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.

header o que esta em jogo
Botafogo: o atual campeão busca manter sua hegemonia no Rio de Janeiro. Presente às últimas cinco finais do Carioca, o Alvinegro tenta desbancar os rivais que fizeram contratações de impacto, numa nova prova de superação, assim como em 2010.

Duque de Caxias: o único representante do Rio de Janeiro na Série B do Campeonato Brasileiro agora está em busca de firmar seu nome do Campeonato Carioca, sendo uma equipe de menor investimento capaz de incomodar os grandes.

header as escalações 2
Botafogo: o técnico Joel Santana poderá contar praticamente com todo o time titular que treinou na pré-temporada. A única ausência é o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que não teve sua situação regularizada a tempo. Outro desfalque é Herrera, que cumpre suspensão pelo cartão vermelho na final da Taça Rio do ano passado. Ainda sem poder utilizar os recém-contratados Fabrício, Rodrigo Mancha, Arévalo e Everton, o Alvinegro vai a campo com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Lucas, Marcelo Mattos, Somália, Renato Cajá e Guilherme; Caio e Loco Abreu.

Duque de Caxias: Arthur Bernardes deve escalar a equipe da Baixada Fluminense da seguinte maneira: Erivelton, Fábio Braz, Lucão e Marlon; Gerônimo, Juninho, Lenon, Lenílson e Hamilton; Geovane Maranhão e Somália.

header fique de olho 2
Botafogo: com a suspensão de Herrera, Caio será titular do ataque. Será a vez de mostrar que se trata do atacante que surgiu em 2010, marcando gols decisivos ao entrar no segundo tempo. Com a chance de começar jogando, o jovem poderá mostrar que amadureceu.

Duque de Caxias: o veterano Somália (de 33 anos) é uma grande aposta da equipe de Arthur Bernardes. O atacante tem a seu favor a boa estatura, o posicionamento correto na área e o faro de gol.

header o que eles disseram
Joel Santana, técnico do Botafogo: "O primeiro jogo estressa bastante, porque não sabemos direito como a equipe vai se comportar, mesmo que você arrume tudo do jeito que gosta. Ainda temos jogadores para estrear e não houve tempo de treinarmos tudo o que precisamos. Mas espero que nosso começo seja com vitória."

Marcelo Mattos, volante do Botafogo: "Até o ano passado o Botafogo sofria uma pressão grande por títulos porque perdeu três finais seguidas. Mas com a conquista sobre o Flamengo, essa pressão diminuiu. No entanto, nosso objetivo é conquistar o bicampeonato. Temos um time forte."

header números e curiosidades
* O Botafogo nunca perdeu para o Duque de Caxias nos três confrontos entre as equipes. Foram três vitórias alvinegras, com dez gols marcados e dois sofridos. Todos os confrontos aconteceram no Engenhão.
 
* Fundado em 1957, o Duque de Caxias disputa apenas pela quarta vez a Primeira Divisão do Campeonato Carioca. A equipe começou vencendo em 2008, empatou em 2009 e perdeu na primeira rodada do ano passado.

* Há quase dois anos o Botafogo não perde uma partida para uma das equipes consideradas pequenas pelo Carioca. A última derrota foi por 2 a 1 para o Volta Redonda, em 5 de fevereiro de 2009. Desde então, são 21 jogos de invencibilidade (19 vitórias e dois empates).

header último confronto v2



Botafogo e Duque de Caxias se enfrentaram no dia 4 de março do ano passado, no Engenhão. O Alvinegro, que viria a ser o campeão carioca, venceu por 2 a 1, de virada. Marcelo abriu o placar para os visitantes, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Herrera empatou aos 38, de pênalti. O argentino foi o herói da noite, dando a vitória ao Botafogo com um gol aos sete minutos da segunda etapa, também em cobrança de pênalti.