Total de visualizações de página

Coincidências cercam estreias de Joel nos Cariocas de 2010 e 2011

Treinador lembra que trajetória campeã no ano passado começou de forma semelhante à do jogo contra o Duque de Caxias

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro



No Botafogo, a superstição é um personagem quase tão importante quanto seus maiores ídolos. Por isso, pode ser considerada animadora a estreia da equipe no Campeonato Carioca. Tudo porque a vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias – o primeiro jogo oficial com Joel Santana em 2011 – foi cercada de coincidências em relação à primeira partida na qual o treinador ficou à beira do campo em sua volta ao Alvinegro, no ano passado, levando o time ao título.

O adversário era o América, mas as diferenças param por aí. O jogo, realizado no dia 30 de janeiro de 2010, teve o mesmo placar de 2 a 1, com o Botafogo também vencendo de virada. Além disso, os gols foram marcados por Loco Abreu e Caio, com o uruguaio empatando a partida (no ano passado, de cabeça, e na última quinta-feira, de pênalti). Os dois confrontos aconteceram no Engenhão.

- Alguém lembra como foi o meu primeiro jogo pelo Carioca do ano passado? Foi exatamente assim como o diante do Duque de Caxias. Lembro que o Michael Jackson estava demais - recordou Joel, referindo-se ao atacante Adriano, então da equipe rubra, que depois seria contratado pelo Fluminense e atualmente está emprestado ao Palmeiras.

Joel Santana chegou ao Botafogo em janeiro do ano passado, depois que Estevam Soares foi demitido pela derrota por 6 a 0 para o Vasco. O treinador ficou numa das cabines de São Januário na vitória por 2 a 1 sobre o Tigres, com a equipe sendo comandada pelo auxiliar Jair Ventura. Em seguida, Joel comandou a equipe pela primeira à beira do campo no jogo contra o América, no Engenhão.