Total de visualizações de página

Diante da marca olímpica, presidente do COI se diz satisfeito com a cidade

Jacques Rogge elogia o empenho do Comitê Organizador das Olimpíadas

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro
Olimpíadas 2016 Rio 2016 
Rogge (segundo da esquerda para a direita) ficou
animado com a cidade (Foto: Ag. Estado)

Vestindo branco dos pés à cabeça, como manda a tradição brasileira, Jacques Rogge abandonou a postura séria e abriu um sorriso diante da multidão que à sua frente e esperava pela revelação da logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. No penúltimo dia de sua visita à cidade, o presidente do Comitê Olímpico Internacional deixou claro que voltará para a Suíça com uma boa impressão do andamento da preparação para o evento. Além de ver de perto o lançamento da pedra fundamental da Vila Olímpica e visitar obras pela cidade, o dirigente ficou satisfeito com o empenho das equipes envolvidas.

- Eu sabia o que o Rio vinha fazendo. Estava bem informado e confiante com o progresso. O mais importante foi conhecer as pessoas porque os Jogos Olímpicos são organizados por pessoas. Carlos Arthur Nuzman (presidente do Comitê Organizador) e sua equipe são fantásticos. No sábado terei a honra de conhecer a presidente Dilma em sua cerimônia de posse. Confirmei a qualidade do povo, e isso é o mais importante para o futuro – disse Rogge.

Para que o futuro saia da maneira que os organizadores sonham, será preciso manter o ritmo. Nawal El Moutawakel, presidente da comissão de coordenação do COI, acredita que em 2011 não há uma prioridade determinada. Até 2016, tudo será.

- Nós confiamos no comitê responsável. Durante a visita vimos determinação das equipes de Nuzman, do governador e do prefeito. Como estão empenhados em cumprir todas as promessas, começando por aeroportos e toda a estrutura de esportes. Os projetos eram um sonho e hoje vão se tornar uma realidade - afirmou a marroquina, que deixa o país fã de Roberto Carlos depois de ter acompanhado o show do Rei na areia de Copacabana.
Logo Olimpíadas 2016 Rio 2016 
A logomarca lançada nesta sexta, em Copacabana
(Foto: Divulgação / COB)

Pouco mais de um ano depois de ter comemorado a conquista do direito de sediar as Olimpíadas, Nuzman admitiu estar ainda mais confiante de que o Rio entrará para a história dos Jogos.

- A satisfação após 14 meses de ter conquistado o direito de sediar as Olimpíadas me enche de alegria e de uma confiança muita grande. Eu me sinto extremamente feliz pelo COI ter vivenciado tudo isso hoje. Partimos para 2011 com a certeza de que temos que continuar esse trabalho no mesmo nível e dentro do cronograma. Se Barcelona serviu de exemplo, o Rio servirá de exemplo de transformação para os Jogos.

Elogiado por Nuzman, o prefeito Eduardo Paes disse que "a Nasa deveria se cuidar, já que o telão do centro de operações é maior que o deles", e renovou o compromisso de entregar tudo dentro do prazo.

- Faremos tudo no tempo certo, cumprindo o cronograma. Entregando os melhores Jogos Olímpicos e fazendo a transformação de uma cidade a partir deles. Rogge e sua comitiva viram a quantidade de coisas que acontecem. Eles puderam sentir o calor humano desta cidade. E viram essa logomarca. Vou interpretá-la. Dá para ler o Rio. Também temos o Pão de Açúcar. Também temos os aros olímpicos. Só estou tentando ler Eduardo Paes aqui para tentar levar para o Fred Gelli (diretor de criação do escritório vencedor) para a campanha das próximas eleições – brincou o prefeito.

Rogge também conseguiu enxergar várias coisas na mesma logomarca, mas evitou responder se a do Rio é a sua preferida.

- Já vi mais de 20 marcas olímpicas na minha vida. Amei todas. Mas é preciso ver a marca no seu contexto. O de 20 anos atrás não é o mesmo de hoje. Há uma nova identidade nos Jogos. Mas vocês sabem que eu adoro velejar e esse logotipo é como velejar na água. É um forte apelo para mim.