Atacante do Cruzeiro marcou para o Alavés contra a equipe catalã do compatriota Ronaldinho Gaúcho e do espanhol Xavi, em janeiro de 2007
Artilheiro do Campeonato Mineiro, o atacante Wellington Paulista tem 10 gols no Estadual deste ano e 61 gols pelo Cruzeiro na carreira. Apesar dos inúmeros gols pela Raposa, o feito que o jogador não consegue esquecer é de outro time: o golaço sobre o Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho e Xavi, em janeiro de 2007, pelo Deportivo Alavés, na Copa do Rei.
- Meu jogo de estreia (no Alavés) foi contra o Barcelona, no Camp Nou. E consegui fazer um golaço! Depois disso começou a história de voltar (para o Brasil).
Apesar do feito, a equipe do brasileiro perdeu a partida por 3 a 2 e ele não permaneceu muito tempo no time espanhol. Foram 19 jogos e apenas 2 gols. Na volta para o Brasil, o atacante teve uma passagem marcante pelo Botafogo. Conquistou a Taça Rio e foi artilheiro do Carioca com 14 gols.
Mas a carreira de jogador de futebol nem sempre foi fácil. Aos 17 anos, Wellington trabalhava como contador em um escritório de contabilidade. Foi reprovado em 15 peneiras, mas a 16ª tentativa foi bem sucedida. O atacante iniciou a carreira no Juventus-SP, onde ficou por cerca de três anos. Em 2006, foi emprestado ao Santos e, em entrevista ao 'É Gol!!!', relembra a parceria com Luxemburgo.
- O Santos foi importante para mim, para o meu começo de carreira. Até porque eu saí de um time pequeno que era o Juventus e peguei um treinador experiente e vitorioso, que era o Vanderlei Luxemburgo. Conseguiu jogar, fazer gols e depois fui vendido para fora do país.
Wellington Paulista jogou um ano no Botafogo
(Foto: Agência O Globo)
(Foto: Agência O Globo)
Após a rápida passagem pelo Deportivo Alavés, o atacante foi para Botafogo, onde permaneceu por um ano. Em 2009, teve sua primeira passagem pelo Cruzeiro. Foram dois anos em Belo Horizonte e um gostinho de 'quero mais' na Libertadores.
- Em 2009 chegamos à final da Libertadores. Perdemos, mas conseguimos chegar até a decisão. Foi um jogo histórico na realidade. Também conseguimos ganhar o Mineiro. Fomos bem praticamente o ano todo. Foi um ano importante para mim também. O Cruzeiro é minha casa.
Ano passado foi emprestado ao Palmeiras, mas permaneceu por apenas quatro meses na equipe comandada pelo técnico Felipão. De volta ao Cruzeiro desde agosto de 2011, o atacante vive uma boa fase na Raposa e é o artilheiro da equipe no Mineiro.
- Graças a Deus. Era o que eu queria, né? Acabei muito bem os últimos cinco jogos pelo Cruzeiro no ano passado. E almejava uma coisa muito melhor esse ano para o grupo inteiro. Estou conseguindo desempenhar um bom papel, fazer gols e espero continuar assim o resto do ano.
A equipe do treinador Vagner Mancini terminou a primeira fase do estadual na segunda colocação -apenas um ponto atrás do rival Atlético-MG-, e se classificou para as semifinais do torneio. Na Copa do Brasil, a Raposa precisa de uma vitória ou um empate sem gols contra o Chapecoense para se garantir nas oitavas, sem a necessidade de disputar a vaga nos pênaltis.
- Começou agora a fase boa, não só no Mineiro, mas na Copa do Brasil também. Espero que a gente possa sempre vencer, conquistar os pontos que precisamos para brigar pelos títulos.