Policiais identificam iniciativa de 58 torcedores, que queriam surpreeender tricolores a uma hora do clássico deste domingo, no entorno do Engenhão
A uma hora de a bola rolar no clássico contra o Fluminense, neste domingo, 58 torcedores do Botafogo foram detidos nos arredores do Engenhão, por planejar uma emboscada a um grupo grande tricolores, que seguiam em direção ao estádio. Segundo informações da Polícia Militar, trata-se de 46 adultos e 12 menores e não houve confronto. Todos foram encaminhados ao Jecrim (Juízado Especial Criminal) e estão sendo interrogados pelo delegado Orlando Zaconi.
Ônibus que abriga os torcedores do Bota que foram detidos (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)
A expectativa é de que haja advertências, mas a definição do caso só deve sair por volta das 21h. Os alvinegros são membros da principal organizada do clube, a Fúria Jovem, como confirmou uma das autoridades que praticou a intervenção. Alguns familiares presentes, porém, alegam que há vascaínos envolvidos, e que apenas se juntaram para assistir ao jogo.
Os acusados foram encaminhados ao Jecrim, dentro do Engenhão, em um ônibus da PM e aguardam para depor. O clássico recebe pouco público, mais uma vez, uma tônica da fase de classificação do Carioca. Inclusive, dois setores do Engenhão - Norte e Sul - estão fechados.
O GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio) ressalta que houve um sério descumprimento do acordo entre as torcidas organizadas e será pedido formalmente, nesta segunda-feira, ao Ministério Público que puna a Fúria Jovem. Bandeiras, faixas e instrumentos de percussão já fazem parte da lista de proibições de uso a esta torcida.
Líderes da organizada tentam argumentar com autoridades (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)