Total de visualizações de página

Contra traumas, Botafogo e Guarani fazem ensaio para série de decisões

Clubes têm estigma de fracasso especialmente na segunda fase do torneio nacional e jogam no Engenhão, nesta quarta, para ver quem vai às oitavas

 Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e Campinas

O sonho de chegar longe na Copa do Brasil vem sendo adiado ano após ano, e Botafogo e Guarani têm nova chance de superar um dos traumas que os perseguem neste século, às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira, no Engenhão: a segunda fase da competição. Somadas, são 12 eliminações recentes antes sequer de sua metade. A vantagem no confronto é toda do clube carioca, que bateu o rival por 2 a 1 no jogo de ida, em Campinas. Um empate ou até mesmo uma derrota por 1 a 0 dá a classificação às oitavas ao time de Oswaldo de Oliveira. Ao Bugre, resta vencer por dois gols de diferença pelo menos, ou por um gol a partir de 3 a 2. Em caso de 2 a 1 para a equipe campineira, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
A dupla ensaia o início de decisões em sequência do semestre e espera dar um passo positivo para não se abalar nos respectivos estaduais. Tanto o Alvinegro quanto o Bugre têm mata-matas no fim de semana: Bangu e Palmeiras os esperam descansados por conta da semana livre para treinar.

O clima é de respeito e mistério. Vadão chegou a anunciar que poderia poupar parte de seus titulares, mas vai apostar as fichas na virada. Já o mandante praticou cobranças de pênaltis secretamente, se precavendo para o pior, e pode até ter alguma surpresa na formação. Quem passar enfrenta Vitória ou ABC-RN.

Fabrício Corrêa apita a partida, auxiliado por Guilherme Camilo e Carlos Selbach. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real a partir de meia hora antes de a bola rolar. A TV Globo (para RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, AM, RO, AC, AP, RR e as cidades de Balsas-MA, Santarém-PA e Juiz de Fora-MG) e o SporTV transmitem a partida ao vivo.

header as escalações 2
Botafogo: a formação original que acompanhou a equipe na Taça Rio deve ser mantida, à exceção da mudança forçada na lateral, com a entrada de Lucas Zen no lugar de Lucas, e da hipótese de Elkeson, gripado, ser desfalque de última hora. Maicosuel segue no banco. O Glorioso prega a cautela para evitar contragolpes e ressalta a importância de atuar com o regulamento. Eis o time: Jefferson, Lucas Zen, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson (Herrera); Loco Abreu.

Guarani: mesmo com o Palmeiras pela frente no fim de semana, o Guarani vai com seus principais jogadores para tentar inverter a vantagem de um gol do Botafogo. Sem contar com o goleiro Emerson e o volante Wellington Monteiro, ambos machucados, o técnico Oswaldo Alvarez terá o reforço do meia Fumagalli, que a princípio seria poupado por conta de dores no tornozelo esquerdo. O resto do time é aquele tem jogado nas últimas partidas. Assim o Bugre entrará em campo com: Juliano; Oziel, Domingos, Neto e Bruno Recife; Willian Favoni, Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Fumagalli; Fabinho e Bruno Mendes.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: o lateral Lucas está suspenso, e Elkeson deve se recuperar de uma gripe a tempo de reforçar o grupo. Em fase final de recuperação física, o meia Vitinho e o atacante Jobson ainda não podem ser relacionados por Oswaldo.
Guarani: o goleiro Emerson, com dores na coxa direita, e o volante Wellington Monteiro, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, estão vetados.

header fique de olho 2
Botafogo: em evidência mais uma vez, após outro pênalti perdido, Loco Abreu precisa se redimir e tem a oportunidade ideal à frente. Com poucas chances de gol, fez questão de reclamar recentemente. E, caso haja uma cobrança no jogo ou a disputa da vaga vá para a marca da cal, a expectativa será enorme quanto ao aproveitamento do uruguaio, que continua com moral e como o batedor oficial do Botafogo.

Guarani: Bruno Mendes tem uma média de gols impressionante quando atua no Brinco de Ouro – foram cinco gols em cinco partidas no estádio. Fora de casa, porém, o atacante ainda não balançou as redes. Se o Guarani ainda sonha com uma vaga nas oitavas de final, o garoto precisa pôr fim ao jejum. Ele, que já marcou na derrota por 2 a 1 em Campinas, é a aposta de Vadão e dos bugrinos no Rio de Janeiro para surpreender.

header o que eles disseram
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Sabemos que o Guarani vem completo e preparado para nos surpreender a todo custo. O que conseguimos lá eles podem conseguir aqui. Basta vacilarmos. É um time muito bom, vão pegar o Palmeiras que já derrotaram recentemente, na fase final do Paulistão e estão confiantes. Lógico que me preocupam muito, mas meu foco é o Botafogo e fazer com que meus jogadores estejam prontos também"
Vadão, técnico do Guarani: “Tem que fazer um gol, porque quando fizer um, todo panorama psicológico se modifica. Temos que ser melhores do que fomos em casa, porque não fizemos uma boa partida contra o Botafogo no Brinco. Embora muita gente tenha elogiado pela pressão que fizemos no Botafogo, não fizemos uma partida como fizemos contra o Palmeiras. Deixamos a desejar em alguns quesitos e precisamos corrigir”

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* No confronto geral, o Botafogo passou a ter ligeira vantagem com o triunfo do início do mês. Agora são 11 vitórias, contra 10 do Bugre e mais nove empates ao longo dos anos. O clube paulista, porém, fez um gol a mais: 38 a 37.

* Foram 16 partidas, até hoje, com mando do Botafogo, com seis vitórias dos cariocas quatro dos paulistas e seis empates. Em gols, 19 a 15 para o Glorioso. Esta será a segunda vez que Botafogo e Guarani se enfrentam no Engenhão. No único jogo entre as equipes no estádio, empate em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro 2010, em 18 de julho.

* Jogando no Rio pela Copa do Brasil, o Botafogo somente não marcou gols em cinco de 47 ocasiões. Na derrota para o Vitória por 3 a 0, em 1997, e nos empates sem gols com Paraná, em 1996, Juventude em 1999, Cruzeiro em 2000 e Alegrense em 2002. E venceu oito das 11 vezes em que atuou no Engenhão, pela competição nacional.

 
header último confronto v2



Com gols de Renato e Herrera, o Alvinegro passou pelo Bugre na primeira partida, por 2 a 1, há duas semanas, abrindo vantagem no confronto que se encerra esta noite. Apesar de estar bem no Paulistão, o time de Vadão teve atuação apagada e não foi capaz de conter o adversário, no Brinco de Ouro. Bruno Mendes abriu o placar na ocasião, mas a virada saiu no segundo tempo.