Último confronto entre os dois times no estádio paulistano em Brasileiros foi justamente no dia 17 de dezembro de 95, na final da competição
Por Adilson Barros e Gustavo Rotstein
Santos e Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), Santos e Botafogo voltam a jogar no Pacaembu após 12 anos. O último clássico alvinegro no estádio paulistano foi disputado no dia 25 de fevereiro de 1998 e terminou empatado: 2 a 2. Valeu pelo extinto Torneio Rio-São Paulo. Pelo Brasileirão, o último encontro foi no dia 17 de dezembro de 1995, final da competição, quando o Bota conquistou o maior título de sua história (relembre no vídeo ao lado). Esse jogo também terminou empatado: 1 a 1. Como havia vencido o primeiro jogo, no Maracanã, por 2 a 1, o Bota jogava pelo empate na volta.
- Para falar a verdade, não lembro muito do jogo, apenas vi as imagens depois. Mas é legal saber disso. Confiamos que o Botafogo vai jogar novamente bem em São Paulo - disse o goleiro Jefferson, que tinha 12 anos quando o Glorioso conquistou o título brasileiro.
Já os santistas jogam no Pacaembu a contragosto. A diretoria santista tem marcado alguns jogos no estádio paulistano para agradar a torcedores santistas que moram na capital. O técnico Dorival Júnior deixa claro que, se dependesse dele, o Santos jamais abriria mão da Vila Belmiro.
- Vila Belmiro é a nossa casa, prefiro jogar aqui. A diretoria sabe o meu posicionamento. Mas eu tenho de respeitar uma decisão administrativa - afirma o treinador alvinegro.