Total de visualizações de página

Vacilo no fim atrapalha os planos do Fogão


Vasco empata no fim e impede Botafogo de chegar à vice-liderança

Com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, time cruzmaltino quebra seqüência de vitórias do Alvinegro

Edmundo Vasco x Botafogo

No clássico entre duas equipes em ascensão, o equilíbrio falou mais alto. Numa partida muito disputada, Vasco e Botafogo empataram por 1 a 1, neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, num resultado que não foi o ideal para nenhuma das duas equipes. Wellington Paulista fez o gol do Botafogo, enquanto Rodrigo Antônio marcou o do Vasco, que agora chega aos 26 pontos, mas ainda está a quatro da zona de rebaixamento. O Botafogo passou para 38 pontos, mas caiu para a quarta posição, numa rodada em que Cruzeiro e Grêmio tropeçaram. O Alvinegro ainda teve interrompida a seqüência de seis vitórias no Brasileirão.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Náutico no próximo sábado. O Vasco, no domingo, encara o líder Grêmio, no Olímpico.

O jogo

O Vasco começou a partida com maior domínio da partida. Com organização, a equipe chegava ao ataque principalmente com Alex Teixeira, que ganhava os duelos com o lateral-direito Thiaguinho.
O talento individual de Edmundo também era outra arma. O atacante deu belo drible em Diguinho e tocou para Alan Kardec na ponta direita. Ele cruzou rasteiro, e o volante alvinegro cortou antes que o Animal completasse para o gol. Aos sete, Alan Kardec recebeu na área e chutou para o fundo da rede, mas o árbitro Djalma Beltrami marcou falta do atacante em Triguinho. O Botafogo tinha dificuldades para encontrar espaços. Sem poder de penetração por causa do grande número de vascaínos à frente da área, o Alvinegro não podia contar com as jogadas individuais de Carlos Alberto, bem marcado por Mateus.
O volante, inclusive, substituía Madson, destaque cruzmaltino nas últimas partidas. Segundo o técnico Tita, a opção foi para poupar o jogador, que vinha cansado. O primeiro chute a gol do Botafogo aconteceu aos dez minutos, quando Triguinho roubou a bola de Wagner Diniz e chutou da entrada da área, mas o goleiro Roberto defendeu. Aos poucos o alvinegro foi mantendo a posse de bola e chegando mais à frente, mas ao mesmo tempo dava espaços ao Vasco, que partia em velocidade e assustava nos contra-ataques.
No fim do primeiro tempo Tita fez sua primeira alteração, substituindo o lateral-esquerdo Edu, machucado, pelo volante Serginho, que começou nas categorias de base do Botafogo e fez sua estréia pelo Vasco exatamente contra o ex-clube. A etapa inicial terminou com o Alvinegro tendo a iniciativa do ataque, com o Vasco totalmente em seu campo de defesa, apenas dando chutões para a frente. Wellington Paulista marca no início do segundo tempo, mas Vasco empata no fim Passados 15 minutos de intervalo, a partida recomeçou num ritmo muito maior.
O Vasco se abriu em busca do ataque, mas o Botafogo se aproveitava disso para levar perigo. O time cruzmaltino até teve uma boa chance com Edmundo, que cabeceou para fora, mas a resposta alvinegra foi mortal. Carlos Alberto chutou forte da entrada da área, e Roberto espalmou para o meio da área. A bola sobrou limpa para Wellington Paulista, que completou para fazer 1 a 0 aos oito minutos. Na comemoração, o atacante pegou a bola e a colocou debaixo da camisa, numa homenagem a Isabelli, sua filha recém-nascida.
Foi o primeiro gol de Wellington Paulista após sete jogos de jejum. Logo em seguida, a torcida do Vasco começou a gritar “burro” para o técnico Tita, que imediatamente fez duas substituições. Uma delas foi a entrada de Madson, que havia sido barrado. Ao mesmo tempo, o técnico Ney Franco tirou Gil, que novamente não aproveitou a oportunidade como titular, e colocou Zé Carlos, deslocando Carlos Alberto para o ataque. Mais na base da vontade, o Vasco não se entregou e continuou a partir para cima do Botafogo.
No entanto, não tinha organização suficiente para criar chances claras. A torcida mostrava impaciência com os jogadores. Enquanto isso, o Alvinegro tentava sair com velocidade nos contra-ataques. A torcida do Botafogo já comemorava a vitória quando, aos 45 minutos do segundo tempo, Madson cobrou uma falta pelo lado direito, que Rodrigo Antônio tocou de cabeça, no canto direito do goleiro Castillo, e empatou a partida. O Alvinegro ainda pressionou, mas não concluiu bem, e o jogo terminou mesmo 1 a 1.