Insistente, Botafogo vence o Cruzeiro e se mantém no G-4
Em confronto direto pelas primeiras posições, Alvinegro leva a melhor com gol de pênalti de Lucio Flavio
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Na segunda etapa o Botafogo voltou disposto a tentar vencer a defesa adversária usando mais a transpiração do que a inspiração. Com a estratégia de pressionar nos minutos iniciais, o Alvinegro quase abriu o placar aos três minutos. Thiaguinho cruzou pelo lado direito para Wellington Paulista. O atacante dominou bom estilo e tocou fraco para o gol, mas Léo Fortunato tirou quando ela entrava.
Mas o Cruzeiro continuava investindo na postura fechada para aproveitar a impaciência do Botafogo. O perigo, como era de se esperar, veio num contra-ataque. Aos 11 minutos, Camilo recebeu pouco depois da linha do meio-campo e avançou até chegada na entrada da área, chutando cruzado. A bola passou rente à trave esquerda de Renan.
Aos 19 minutos o Botafogo teve uma ótima chance, quando o goleiro Fábio saiu para uma defesa e acabou pegando a bola fora da área. Carlos Alberto cobrou a falta, mas em cima da barreira. Logo em seguida, o árbitro Giulliano Bozzano expulsou o técnico Adilson Batista por reclamação.
A situação do Cruzeiro ficou complicada aos 24 minutos, quando Camilo foi expulso após cometer falta violenta em Wellington Paulista. Imediatamente o técnico Ney Franco colocou Gil em campo, no lugar de Diguinho.
Mal entrou em campo, Gil desperdiçou a melhor oportunidade do Botafogo na partida. Ele recebeu belo passe e, apenas com Fábio à sua frente, chutou cruzado para fora.
Depois de muito insistir, o Botafogo conseguiu fazer o gol aos 34 minutos, depois que o árbitro marcou falta de Thiago Heleno em Wellington Paulista dentro da área. Lucio Flavio cobrou no canto esquerdo de Fábio e fez 1 a 0. Logo depois o Cruzeiro tentou o empate num chute de Weldon que obrigou Renan a fazer ótima defesa.
A partir de então foi o Botafogo quem recuou e apelou para os chutões. Empolgada, a torcida terminou a partida cantando o sonho de estar na Libertadores de 2009