Botafogo de 2008 iguala campanha do ano passado, mas em ascensão
Em 20 rodadas, aproveitamento, colocação e saldo de gols são os mesmos, mas equipe de 2007 estava em queda
Joge Henrique e Túlio: remanescentes do ano passado vivem melhor momento
A campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro do ano passado ficou marcada pela queda que levou a equipe das primeiras posições na fase inicial a uma modesta vaga na Copa Sul-Americana no final. A trajetória alvinegra em 2008 parece ser contrária, mas curiosamente o aproveitamento do Alvinegro na 20ª rodada nos dois anos é o mesmo. O Botafogo chega à primeira rodada do returno somando 34 pontos em 20 jogos, o que representa um aproveitamento de 56,7%.
No ano passado, o Alvinegro tinha os mesmos números e também estava na quarta posição. Mas o momento era de uma queda de produção que ainda seria pior com a derrota para o River Plate em Buenos, Aires, pela Copa Sul-Americana. Na 20ª rodada do Brasileirão de 2007, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Internacional no Maracanã. Este resultado representou a quinta partida seguida da equipe sem vitórias. Um ano depois, na mesma 20ª rodada, o Alvinegro venceu por 1 a 0 o Sport em Recife, chegando ao quinto triunfo consecutivo na competição.
As coincidências não param por aí. Até mesmo o saldo de gols após 20 partidas é o mesmo: 11. No entanto, os números mostram a diferença entre as duas equipes. No ano passado, o Botafogo marcou 39 gols e sofreu 28 até a primeira rodada do segundo turno. Em 2008, foram 30 gols pró, mas a defesa sofreu apenas 19. Apesar da igualdade dos números e da diferença no momento vivido pelo Botafogo de 2008 em comparação ao do ano passado, a equipe até que não sofreu muitas modificações.
Na 20ª rodada do Brasileiro de 2007, o Alvinegro empatou em 1 a 1 com o Internacional com a seguinte formação: Max, Alessandro, Renato Silva, Juninho e Luciano Almeida (Ricardinho); Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio (Diguinho) e Joilson (Adriano Felício); Jorge Henrique e André Lima. - Diferentemente do ano passado, quando vivíamos um momento conturbado no início do segundo turno, agora estamos em ascensão. Nosso grupo tem que ser inteligente e jogar as próximas partidas como se fossem finais - destaca o atacante Jorge Henrique.