Ney Franco conta como arrumou a defesa
Sem mistérios, técnico mostra que boa fase do setor se deve ao posicionamento do meio-campo
Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Técnico Ney Franco ressalta importância do meio-campo na boa fase defensiva
Sob o comando de Ney Franco o Botafogo já chega a cinco vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro e a sete partidas de invencibilidade na competição.
Mas tão importante quanto os gols marcados são os gols evitados pela defesa. Nas 11 partidas do técnico pelo Alvinegro, foram apenas seis sofridos. Nestas sete partidas invicto no Brasileiro, o Botafogo sofreu apenas um gol. O treinador garante que não há muito segredo para a evolução defensiva da equipe.
A pedido do GLOBOESPORTE.COM, ele conta como fez para pôr ordem na cozinha alvinegra. Goleiros “Esse trabalho fica mais a cargo do preparador Rubens Lima. Ele é o responsável por passar as orientações técnicas. A minha tarefa tem sido passar tranqüilidade aos goleiros, mostrando que eles são protegidos por um bom sistema defensivo.” Zagueiros “Conversei bastante sobre posicionamento.
A evolução foi grande, tanto que levamos poucos gols e não aconteceram por erros dos zagueiros, mas por méritos dos adversários.” Laterais “O principal é que eles se posicionem nos cantos. Quando a equipe joga no 4-4-2, o básico é que um lateral saia para o ataque e o outro fique na defesa. A não ser que os volantes permaneçam no nosso campo e cubram o avanço de ambos.” Meio-campistas “Na parte frontal da zaga ficam três jogadores, o que dificulta a penetração do adversário. A principal orientação é que um dos volantes acompanhe o atacante adversário que por acaso recuar para buscar jogo. Assim, evita-se que espaços se abram na nossa defesa.”