Total de visualizações de página

Clube dos 13 lamenta saída da Globo do processo de licitação do Brasileiro

Presidente da entidade, Fábio Koff diz que empresa é 'parceira que ajudou a criar o produto' e se diz surpreso com decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Clube dos 13 manifestou-se oficialmente depois do anúncio de que a Rede Globo não participará do processo de licitação de cessão dos direitos de imagem do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. O presidente da entidade, Fábio Koff, lamentou a saída da emissora, a quem considera uma parceira. Antes de emitir a nota oficial, Koff falou por telefone com o GloboEsporte.com.

- Lamento profundamente. A Globo é uma parceira que ajudou a criar e a fortalecer o produto (Campeonato Brasileiro). Nossas relações não podem ser abaladas. Eu tenho simpatia pessoal pela Globo - disse, na noite desta sexta-feira, pouco antes de a entidade se manifestar oficialmente.

Na nota oficial, o Clube dos 13 se diz surpreendido pela decisão da Globo em procurar diretamente os clubes em busca de um novo formato para a disputa pelos direitos. A carta-convite com o edital de licitação foi enviada na quinta-feira pelo Clube dos 13 a cinco emissoras: Rede Globo, RedeTV, Bandeirantes, Record e SBT.

Leia, abaixo, o comunicado do Clube dos 13 na íntegra.

O Clube dos 13 tomou conhecimento pela imprensa da decisão da Rede Globo de não participar da licitação para os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012-2014.

A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro.

Esclarecemos que todas as cláusulas que constam na carta-convite foram exaustivamente discutidas com as empresas interessadas, inclusive com a Rede Globo, e que em nenhum momento deste processo liso e democrático seus representantes nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame.

Nos causa surpresa, ainda, que seus representantes tenham procurado diretamente os clubes, desrespeitando acordo firmado no ano passado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Antes mesmo do anúncio da Rede Globo, o Clube dos 13 procurou espontaneamente o CADE e pediu uma audiência, agendada para a próxima terça-feira (01/03), com o procurador-geral, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, e o presidente do conselho, Fernando Furlan. O objetivo da reunião é relatar aos órgãos competentes os últimos acontecimentos e ratificar nosso compromisso com uma licitação que dê a todos os interessados as mesmas oportunidades de concorrência.

A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.

Fabio André Koff

Presidente do Clube dos 13