Total de visualizações de página

Aos 34 anos, Loco Abreu esbanja vitalidade com 'vício' da musculação

Fisiologista do Botafogo elogia disciplina do atacante, que precisa ser contido para não se exercitar nos dias de jogos

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
loco abreu academia botafogo (Foto: Agência Globo) 
Loco Abreu numa sessão de musculação: gosto
pelos aparelhos (Foto: Agência Globo)
 
Normalmente, o dia de uma partida é de repouso para os jogadores. Antes de entrarem em campo, eles ficam restritos a alimentação e descanso. Mas se dependesse de sua vontade, Loco Abreu desceria as escadas da concentração de General Severiano e faria alguns exercícios de musculação. Os aparelhos se tornaram uma espécie de vício do uruguaio desde a sua chegada ao Botafogo.

Seja antes ou depois dos treinamentos, Loco Abreu dá um jeito de cumprir uma série, sempre seguindo a programação feita pelos preparadores alvinegros. O gosto pela coisa nasceu depois que a comissão técnica identificou a necessidade de um trabalho para aumentar sua força, como forma de compensar as perdas naturais da idade de 34 anos.

Os benefícios foram sentidos de forma tão positiva que Loco Abreu retornou da Copa do Mundo pedindo para fazer musculação no dia das partidas. Segundo relato de dois de seus colegas de seleção do Uruguai, a atividade aumentaria os níveis de testosterona, o que beneficiaria o desempenho. No entanto, o fisiologista alvinegro Altamiro Bottino precisou frear o entusiasmo do camisa 13.

- Mostrei a ele um artigo científico apontando que não havia comprovação nesse sentido. Ele leu com atenção e aceitou. Se fosse por ele, realmente faria musculação no dia dos jogos, mas a energia dos músculos precisa ser toda direcionada para a partida - explicou Bottino, que também é fisiologista das Seleções sub-20 e sub-17.

Loco Abreu mostra seu museu no Uruguai (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) 
Loco Abreu mostra a sala de musculação que montou nos fundos da sua casa, na cidade de Minas, Uruguai: trabalho nas férias (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
O gosto pela musculação é tão grande que Loco Abreu montou uma pequena academia nos fundos de sua casa, na cidade de Minas, no Uruguai. Assim, mesmo nas férias o atacante não deixa de trabalhar a forma física, seguindo um programa feito pelo clube e orientado por um preparador particular. A área é considerada o seu xodó, ficando atrás apenas do seu museu.

O fisiologista elogiou a condição física de Loco Abreu, principalmente por sua disciplina nas tarefas estabelecidas pela comissão técnica. Altamiro Bottino lembrou que a musculação é uma atividade incentivada pelo Botafogo, que ajudou o atacante a chegar à Copa do Mundo em ótima forma, como atestou o departamento médico da seleção do Uruguai, em comunicado ao clube alvinegro.

- Posso dizer que o Loco Abreu abraçou a nossa proposta e criou uma espécie de vício saudável. Ele não faz nada em excesso, mas com empenho e moderação - frisou Bottino.