Total de visualizações de página

Em jogo emocionante, Botafogo e Grêmio empatam no Engenhão

Alvinegro e Grêmio, que teve gol irregular, seguem em situação estática na tabela do Campeonato Brasileiro

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




Numa partida que reunia uma equipe que não havia vencido fora de casa e outra com problemas para triunfar em seu estádio, deu a lógica. Botafogo e Grêmio empataram em 3 a 3 num emocionante jogo disputado neste domingo, no Engenhão. O Tricolor gaúcho, que teve um gol irregular, está a 11 jogos sem vencer longe de Porto Alegre. O Alvinegro não conquista a vitória no Engenhão há quatro partidas.

Com o resultado, Grêmio e Botafogo permanecem em situação igual na tabela. Os gaúchos estão na nona posição, a cinco pontos do G-4, e o Alvinegro segue em 18º, a ponto de sair da zona da degola. O Tricolor gaúcho recebe o Vitória na próxima rodada, enquanto o Alvinegro vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR nesta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, provavelmente com o time misto.

O mistério de Estevam Soares durante a semana se justificou, pois o Botafogo entrou em campo com uma surpreendente formação ofensiva. Além da linha de frente formada por Victor Simões, André Lima e Lucio Flavio, Reinaldo aparecia para servir com o auxilio de Michael. Por não ter feito um treino sequer junto, o time começou a partida desorganizado, o que deu ao Grêmio a possibilidade de ganhar o meio-campo.

A equipe gaúcha tinha mais a posse de bola e se aproveitava da frágil marcação do Botafogo. Enquanto isso, Estevam Soares gritava à beira do campo, tentando ajustar o posicionamento da equipe. Mas o Grêmio não conseguiu tirar proveito da vantagem, errando muitos passes e criando poucas chances de gol.

Aos poucos o Botafogo foi se encontrando e conseguiu empurrar o Grêmio. Apesar da pouca objetividade, o Alvinegro venceu pela insistência, tendo também a contribuição de Michael, o melhor do primeiro tempo. Foi a partir de uma roubada de bola e uma arrancada dele, que Lucio Flavio recebeu em boas condições pela direita e cruzou rasteiro para a área. Reinaldo chutou e Victor defendeu, mas o camisa 7 ficou com o rebote e completou para fazer 1 a 0 aos 19 minutos.

A vantagem, no entanto, estagnou o Botafogo, que recuou e permitiu ao Grêmio que tomasse novamente as ações do ataque. Na frente, André Lima e Victor Simões perdiam gols, e atrás Wellington protagonizava um lance grotesco. Foi a partir de uma pixotada do zagueiro dentro da área que Perea ficou com a bola e cruzou para Jonas. O atacante conseguiu, mesmo embaixo do travessão, a proeza de acertar duas vezes a trave antes de concluir para o gol, empatando a partida aos 23 minutos.

O Botafogo até que tentou reagir, mas bastaram alguns erros para que a paciência da torcida se esgotasse, principalmente com Victor Simões, novamente muito vaiado. Estevam Soares mudou o posicionamento do time, passando Michael para a lateral, recuando Lucio Flavio e deslocando Thiaguinho para a ponta direita. Paulo Autuori também mudou na primeira etapa, substituindo Bruno Collaço por Lúcio, aos 35 minutos. Quando o jovem de 19 anos deixou o gramado, foi marcante a conversa fraternal do treinador, que buscou elevar o espírito do atleta.

O Alvinegro voltou para o segundo tempo debaixo de vaias. Mas um minuto depois, elas tinham se transformado em aplausos. Após lançamento de Reinaldo, Victor Simões partiu em velocidade. O atacante ganhou a disputa com Rafael Marques e chutou na saída de Victor, marcando o segundo do Botafogo. Muito criticado nas últimas partidas, o atacante comemorou junto à arquibancada, e André Lima pediu que o companheiro fosse aplaudido.

Mas assim como aconteceu no primeiro tempo, o Botafogo não conseguiu segurar a vantagem por muito tempo e sofreu o empate num lance irregular. Mário Fernandes recebeu lançamento pela direita e cruzou depois que a bola já havia cruzado a linha de fundo. Os jogadores alvinegros pararam pedindo tiro de meta, e Jonas emendou de perna direita, fazendo 2 a 2 aos 12 minutos.

E não demorou muito para haver um novo lance polêmico. Thiaguinho chutou, e a bola tocou no braço de Adilson dentro da área. O árbitro apenas mandou o jogo seguir, apesar dos protestos de jogadores e torcedores botafoguenses, que pediam pênalti.

Mas o maior castigo para o Botafogo estava por vir. Aos 28 minutos, Souza cobrou falta na área, e a defesa, incluído o goleiro Castillo, apenas assistiu à bola entrar sem qualquer desvio. Assim, o Grêmio chegava à virada.

Apesar do clima de tensão que pairou sobre o Engenhão, o Botafogo não desistiu. Aos trancos e barrancos, a equipe chegou ao empate aos 43 minutos. Leandro Guerreiro pegou uma sobra de bola na meia-lua e arriscou. A bola desviou num jogador do Grêmio e entrou no ângulo esquerdo de Victor. O time insistiu, quase virou num chute de Ricardinho, mas não conseguiu vencer.

Ficha técnica:

BOTAFOGO 3 x 3 GRÊMIO
Castillo, Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho; Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas), Lucio Flavio e Reinaldo (Renato); Victor Simões (Ricardinho) e André Lima.

Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Rever e Bruno Collaço (Lúcio); Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Jonas (Makelele) e Perea (Herrera).

Técnico: Estevam Soares. Técnico: Paulo Auturori.

Gols: Reinaldo, aos 19, Jonas, aos 23 minutos do primeiro tempo; Victor Simões, a 1 minuto, Jonas, aos 12, Rever, aos 28, Leandro Guerreiro, aos 43 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Lucio Flavio, Alessandro (Botafogo); Souza, Mário Fernandes (Grêmio).

Público: 10.031 pagantes (10.691 presentes).
Renda: R$ 116.857,50.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 30/08/2009.
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP).
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).