Total de visualizações de página

Dinheiro e 'birra' de outros clubes: obstáculos do Bota para achar reforços

Alvinegro busca contratações para sair de situação complicada, mas esbarra em dificuldades de negócio na reta final da temporada

Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Alto custo de empréstimo desestimulou Botafogo a buscar o zagueiro Betão

O Botafogo sabe que seu elenco atual pode não ser suficiente para garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Por isso, se esforça para encontrar no mercado jogadores que possam suprir carências e aumentar as opções de Estevam Soares. No entanto, a diretoria precisa correr contra o tempo e superar as diversas dificuldades que se apresentam a cada tentativa de contratação.

A recente aquisição do goleiro Jefferson foi uma exceção na rotina do Botafogo. Os clubes brasileiros têm até o dia 25 de setembro para inscrever jogadores no Brasileirão e, com o pouco tempo, também rareiam as oportunidades.

A maior urgência de diretoria e comissão técnica é por um zagueiro. Se possível, dois. O Botafogo tentou Gabriel, do Paraná, mas ele não foi liberado pelo clube. A saída de Daniel Marques também foi vetada. O Barueri se recusou a negociar com o Alvinegro por ele já ter tirado Estevam Soares do clube. Betão, ex-Corinthians e Santos, também foi uma opção, mas o preço de 350 mil euros pelo empréstimo, pedido pelo Dínamo de Kiev, praticamente esgotou a negociação.

O meio-campo também é um alvo do Botafogo, mas o clube também esbarra em problemas para achar um nome que tenha boa relação entre custo e benefício. Não foi o caso de Geraldo, do Ceará. O Alvinegro fez uma sondagem, mas os valores apresentados, somados ao fato de o jogador ter 34 anos, fizeram com que houvesse a desistência do negócio.

No ataque, o Botafogo esteve perto de fechar com Maurício, de 19 anos, formado pelo Fluminense. Mas depois de aceitar a proposta, o Villarreal, da Espanha, voltou atrás, alegando que decidiu incluir o jogador em seu elenco na temporada 2009/10. O Alvinegro, então, conseguiu acertar com Ricardinho, ex-Figueirense, indicado por Estevam Soares.

- A dificuldade certamente não é exclusividade do Botafogo. Muitos clubes estão na busca por reforços, mas os valores nem sempre estão dentro da realidade. Além disso, é cada vez mais difícil, nesta altura da temporada, os atletas serem liberados - afirmou André Silva, vice de futebol do Alvinegro, que prefere não confirmar os nomes que interessam.

O Botafogo também volta seus olhos para o mercado estrangeiro, mas com um pé atrás. O clube tem o pensamento de que um não brasileiro pode demorar a se adaptar sendo contratado no decorrer da temporada. Além disso, o Alvinegro tem alguns traumas recentes, como são os casos dos atacantes argentinos Escalada e Zárate, contratados em 2008 e considerados dois fiascos.