Total de visualizações de página

Com a palavra: 'Antes tarde do que nunca'

Com a palavra: 'Antes tarde do que nunca'

Editor-chefe do LANCE! aprova adequação do calendário brasileiro ao europeu

LANCEPRESS!

Depois de divulgar o calendário de 2009 sem mudanças, o diretor de Competições da CBF, Virgílio Elíseo, deixou claro o pensamento de adequação do calendário brasileiro ao europeu. Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do LANCE!, aprova a modificação para o bem dos clubes brasileiros, que poderão começar e terminar um campeonato com o mesmo time.

"Este LANCE!, desde a sua fundação, tem se batido pela adequação do calendário nacional ao que impera no resto do mundo. Inúmeras pesquisas realizadas pelo diário entre dirigentes de clubes mostraram que a maioria defende a medida. Especialistas em marketing e negócios do esporte se mostram unânimes. E até mesmo o presidente da CBF, no seminário de abertura do campeonato Brasileiro deste ano, em São Paulo, manifestou-se a favor. No fundo, todos sabem que jogar no ritmo da Europa e da Ásia, os mercados mais fortes, pode de fato representar uma sensível melhoria de qualidade para o nosso futebol.

Não por impedir que talentos consagrados e jovens promessas sejam negociadas para o exterior. Por si só, esta medida não resolve o êxodo.

Mas vai permitir que os clubes comecem e terminem o campeonato com o mesmo time, que o torcedor saiba por que espetáculo vai pagar, quais são os artistas que irão se apresentar da primeira até a última rodada. E só isso já é um grande avanço. Perguntem aos flamenguistas a falta que fazemMarcinho e Renato Augusto. Ou aos palmeirenses se não queriam ter ao mago Valdívia até o fim do ano na briga pelo título.

Há dois anos, na Copa de 2006, já havia o cenário ideal para a mudança. Mas a CBF preferiu manter o calendário mambembe. Chegamos a esticar a duração dos falidos estaduais como forma de ocupar datas que, em outra realidade, poderiam ser usadas pelos clubes para promover excursões pelo mundo, se vender lá fora, reconquistar o espaço internacional que cedemos nas últimas décadas. Desde então, perdemos dois anos, já é certo que vamos deixar 2009 também escoar pelo ralo. Uma pena.

Mas benditas sejam as palavras do doutor Virgílio. Se o compromisso de mudar em 2010 for de fato sacramentado, haverá o que comemorar. E não há por que não fazê-lo. Essa desculpa dos contratos comerciais, dos acertos de patrocínio não cola mais. Não faz sentido. Não se tem notícia de ninguém que tenha deixado de investir nas ligas européias, nem mesmo sequer nos campeonatos sul-americanos que adotaram a mudança de datas, por conta da quebra do ano corrido. Ao contrário, investe-se cada vez mais no futebol pelo mundo. É puramente uma questão de adaptar-se. Que se faça isso, então, ao longo do ano que vem. Para iniciarmos uma nova era em 2010. Amém!".