Total de visualizações de página

Botafogo pega o Náutico de olho na vice-liderança por, no mínimo, 24 horas

Botafogo pega o Náutico de olho na vice-liderança por, no mínimo, 24 horas

Alvinegro joga por vitória no Engenhão neste sábado para ficar na torcida por tropeços de rivais no domingo

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Agência/AGENCIA ESTADO/AE
Depois da grande atuação contra o Atlético-MG, Botafogo é só motivação

No último domingo, o Botafogo esteve perto na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o gol de empate do Vasco nos minutos finais fez o Alvinegro cair para a quarta posição. Neste sábado, quando recebe o Náutico, no Engenhão, a equipe terá uma nova chance de chegar ao segundo lugar, pelo menos por 24 horas, já que Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro entram em campo no domingo. SporTV (menos para RJ e MG) e Premiere transmitem ao vivo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 18h20m.Se alcançar a nona vitória em 11 partidas no Engenhão, o Botafogo passa a somar 41 pontos e passa o Palmeiras, que tem 40. No domingo, a tarefa será torcer para tropeços das equipes que estão no G-4, para garantir o segundo lugar por pelo menos até a próxima rodada. - Ganhar em casa é princípio básico para uma boa campanha. Esperamos manter a performance, pois temos consciência da importância dessa partida. Poderemos dormir na segunda posição e depois torcer para que os nossos adversários percam pontos no domingo - lembra Ney Franco, técnico alvinegro.

Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM

Jorge Henrique mostra camisa comemorativa que vai usar neste sábado

As forças do Botafogo estão tão concentradas nesse objetivo, que não houve tempo e nem vontade de recordar a última partida entre Botafogo e Náutico.

No dia 1º de junho aconteceu uma grande confusão no Estádio dos Aflitos depois que o zagueiro Andre Luis recebeu voz de prisão por fazer gestos obscenos para os torcedores do time pernambucano. A polícia local agiu com truculência, e o zagueiro acabou suspenso por cinco partidas.

A preocupação do treinador do Botafogo é fazer com que a equipe repita a grande atuação da última quarta-feira, quando venceu por 5 a 2 o Atlético-MG em Belo Horizonte, garantindo uma vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. E se depender da escalação, um grande passo já foi dado. Ney Franco confirmou a escalação dos 11 jogadores que deram show no Mineirão. Wellington Paulista, Leandro Guerreiro e Fábio continuam machucados.

Em compensação, terá a estréia do atacante argentino Leandro Zárate, que ficará pela primeira vez no banco de reservas e tem boas chances de entrar no segundo tempo. Será um reforço importante, já que o Botafogo prevê um Náutico defensivo na partida deste sábado.

- É mais uma equipe que vem para explorar os contra-ataques. Precisamos confirmar o mando de campo, mas será necessário jogar muito. Somente a presença da torcida no estádio não vai fazer com que a gente vença. O principal será ter competência para furar a retranca do Náutico - avisa o treinador.

Náutico chega ao Engenhão com esquema cauteloso

Jorge Henrique terá motivação extra para o jogo. O atacante vestirá a camisa 100, em alusão ao número de partidas pelo Botafogo, marca alcançada na última quarta-feira. Ele ainda receberá uma placa comemorativa. Em 17° lugar na tabela, com 22 pontos, o Náutico está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e não sabe o que é vencer há três rodadas.

Assim, o técnico Roberto Fernandes acredita que somente uma muralha defensiva será capaz de conter o Alvinegro carioca, que não perde há nove partidas na competição. O técnico do Timbu planeja levar a campo um time com três zagueiros e três volantes. No entanto, o defensivo esquema dependerá da recuperação do zagueiro Vágner. O jogador, ex-Botafogo, ainda reclama de dores na mão esquerda, operada há apenas 15 dias. - Estou sentindo dores ainda e não adianta querer forçar de qualquer jeito. Mas eu quero muito jogar - ressalta o zagueiro.

Caso Vágner não possa atuar, o meia-atacante Paulo Santos entrará na sua posição e o Náutico jogará no tradicional 4-4-2, mas com três volantes na proteção da zaga. A intenção do treinador é instruir o time a ter uma marcação forte e partir nos contra-ataques. A novidade fica por conta da volta do goleiro Eduardo, que estava afastado por conta de críticas da torcida. O recém-contratado Gledson viajou com o time para o Rio de Janeiro, mas ainda não está regularizado.

Ficha do jogo:

BOTAFOGO
NÁUTICO

Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Gil.

Eduardo, Vágner (Paulo Santos), Negretti e Toninho; Ruy, Ticão, Hamilton, Valdeir e Itaqui; Felipe e Kuki.

Técnico: Ney Franco.
Técnico: Roberto Fernandes.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 30/08/2008. Árbitro: Paulo César

Oliveira (Fifa/SP). Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Marcelino Tomaz de Brito Neto (SP).

Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo, menos para Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h20m (de Brasília).