Total de visualizações de página

Semelhantes e independentes, Coritiba e Botafogo jogam pelo G-4

Semelhantes e independentes, Coritiba e Botafogo jogam pelo G-4

Com características similares, equipes dependem apenas de si para entrar no grupo de classificação para a Libertadores

Cahê Mota Rio de Janeiro

Não é preciso nem um olhar muito profundo para perceber as similaridades entre Coritiba e Botafogo, adversários deste sábado, às 18h20m, no Couto Pereira, pela 24º rodada do Brasileirão. Dentro de campo, no banco de reservas e na trajetória na competição, a dupla é praticamente idêntica e, naturalmente, entra em campo com uma mesma obsessão: o G-4.

Quinto colocado, com 39 pontos, o time carioca retorna ao quarto lugar com uma vitória simples. Para isso apresenta suas armas: um artilheiro (Wellington Paulista), um garçon (Jorge Henrique), um meia inteligente (Lucio Flavio) e um técnico sereno (Ney Franco).

Do outro lado, o Coxa tem 37 pontos e está em oitavo, mas pode chegar ao grupo dos que se classificam para a Libertadores com um triunfo por dois gols de diferença. As armas para isso? Um artilheiro (Keirrison), um garçom (Marlos), um meia inteligente (Carlinhos Paraíba) e um técnico sereno (Dorival Júnior). Mesmo fora de casa, cariocas só pensam na vitória Embalado pela série de 12 jogos de invencibilidade, dez pelo Brasileirão, e pelas últimas três vitórias fora de casa, o Botafogo entra em campo para recuperar o lugar que era seu no início da rodada. Com a vitória sobre o Figueirense, o Flamengo pulou para a quarta posição, mas a necessidade de triunfar não deixa a equipe de Ney Franco pressionada.

- Esse campeonato é disputado dessa forma. Algumas vezes a gente tenta alcançar quem está na frente, e em outras vezes temos que tentar nos distanciar de quem está coladinho. Temos todas as condições de voltar ao G-4, mas uma derrota pode nos colocar na sexta posição. Será necessário todo o cuidado nas partes técnica, física, tática e ciente dos números do campeonato. Esse é um detalhe que temos que entrar em campo sabendo para não sermos ultrapassados pelo Coritiba - diz o treinador.

Principal dúvida da equipe, o atacante Wellington Paulista está recuperado de lesão na coxa esquerda e vai para o jogo. Resta saber se desde o minuto inicial ao vindo do banco de reservas. Independentemente deste 'detalhe', o atacante mantém o otimismo. - Quem pensa no título tem que vencer fora de casa. Então, vamos para Curitiba com esse objetivo. Com o retorno do artilheiro, o único desfalque do Botafogo para a partida é o goleiro Castillo, que está com a seleção uruguaia e será substituído por Renan.

Só o Grêmio bateu o Coxa em Curitiba

Vindo de um bom empate contra o Cruzeiro, fora de casa, por 1 a 1, e somando pontos nos últimos três jogos (vitória contra o Figueirense e empate com o São Paulo), o Coritiba chega animado e pronto para devolver a derrota de 2 a 1 para o Botafogo no primeiro turno, no Rio de Janeiro. O rendimento dentro de casa até agora é animador: sete vitórias, três empates e apenas um revés, contra o líder Grêmio. - Nosso time está passando por um grande momento e esperamos fazer um grande jogo, para que possamos entrar no G-4 de uma vez.

Se entrarmos em campo com a mesma vontade e determinação que mostramos contra o Cruzeiro, além do apoio da torcida, temos tudo para vencer - afirmou o zagueiro Maurício, o capitão coxa-branca. Para este sábado, o técnico Dorival Júnior não contará com o volante Alê, expulso na última rodada. Além dele, o lateral-esquerdo Rubens Cardoso e o atacante Hugo foram vetados pelo Departamento Médico e são desfalques.

Rubens torceu o joelho direito e ficará três semanas afastado, enquanto Hugo sentiu dores no músculo adutor da coxa direita e passará por uma ressonância para saber a gravidade da lesão.

Ficha técnica:

CORITIBA
BOTAFOGO

Vanderlei, Maurício, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi; Rodrigo Heffner, Leandro Donizete, João Henrique, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Marlos e Keirrison.
Renan, Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Gil (Wellington Paulista).

Técnico: Dorival Júnior.
Técnico: Ney Franco.

Estádio: Couto Pereira. Data: 06/09/2008. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).

Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS).
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h10m (de Brasília).