Total de visualizações de página

Por João Ignácio Müller

ÓDIO, RETALIAÇÃO, DESINFORMAÇÃO ...

Por joao ignacio

Canal Botafogo

ÓDIO, RETALIAÇÃO, DESINFORMAÇÃOAcompanho eleições no Botafogo desde 1954 e juro, nunca vi nada parecido em termos de desajuste interior.

Parece que se criou um “estado beligerante” entre irmãos. Onde, quem é contra um dos lados
( E AGORA JÁ SÃO VÁRIOS OS LADOS ), é logo rotulado de “inimigo”, “doente”, “paranóico” ou coisa que o valha, pelos “donos eventuais do poder” !

Estimula-se o ódio fratricida, como se fosse o evento mais natural desse mundo. Busca-se a retaliação nas menores coisas, e quem é contrário à situação vigente é logo considerado um terrorista em potencial.

Palavra, nunca presenciei baixaria semelhante.

No meu caso pessoal, simplesmente porque não coaduno com os métodos autoritários, e até mesmo violentos da atual administração, sou logo considerado “persona non grata” num clube, onde a raiz de minha família se sedimentou.

Estou cansado de dizer, redizer, e mais uma vez afirmar, que nada tenho de pessoal contra o sr. Paulo Roberto ( Bebeto ) de Freitas. Apenas reservo-me o direito de não endossar seus métodos totalitários, razão pela qual me afastei do clube.

Como da mesma maneira, alguns de seus assessores diretos, por não aceitarem a grosseria com que eram tratados, de lá se ausentaram.

Perguntem a Manoel Renha, que foi o maior colaborador que essa gestão assimilou, tendo inclusive do seu próprio bolso doado ao Botafogo um moderno Centro de Treinamento.

Perguntem a ele, porque foi OBRIGADO a sair do clube, quando o deixaram LITERALMENTE falando sozinho numa reunião e bateram a porta às suas costas !

Não endosso os métodos empregados pela assessoria da atual administração, e tampouco posso me situar como conivente de alguns setores absolutamente INOPERANTES do clube, onde um Departamento de Marketing, dirigido por uma pessoa que de marketing entende tanto quanto eu de física nuclear, deita e rola a sua incompetência.

E onde um Departamento de Futebol, atira dinheiro pela janela, contratando a peso de ouro dois argentinos obesos, que nunca disseram o que aqui vieram fazer...

Mas, apesar desses detalhes, nunca deixei de reconhecer vários méritos da atual gestão, dentre os quais a conquista do Engenhão, foi sem dúvida o maior deles.

Também nunca me coloquei como defensor intransigente da candidatura Montenegro, embora reconheça que o Botafogo deve muito a esse cidadão. A memória de todos não pode ser tão curta assim, a ponto de ignorar que foi graças a ele que conseguimos retomar nossa sede e por tabela, nossa identidade.

Mas no momento, Montenegro não seria meu candidato. Mesmo porque existe um lado de torcedor nele, que um dirigente não pode ter.

Agora, quando leio aqui nesse espaço, absurdos como o que tem sido agora divulgado, de que “a dívida do Botafogo surgiu depois de Montenegro”, sou obrigado a levantar a voz e repelir essa injustiça monumental.

A dívida alvinegra surgiu lá pelo final da década de 60, início da de 70 e em poucos anos assumiu uma proporção escabrosa.

Acho graça, que gente que NUNCA VIVEU ESSA ÉPOCA, SE ARVORE EM CONTAR e DISTORCER UMA HISTÓRIA QUE NÃO CONHECE.

E esse é justamente o maior descalabro jogado no ar pelos simpatizantes da atual situação dentro do clube.Acusa-se sem provas, o que já constitui algo da maior gravidade.

E ai daquele que contestar a sua versão ! É logo rotulado ( como já o fui aqui várias vezes, de “babacóide”, “paranóico” e outras pérolas...).

Até de êmulo de Mauro Ney Palmeiro já fui acusado, logo Mauro Ney que foi a pessoa que torpedeou minha candidatura há anos atrás...

É necessário que aqueles hipnotizados e fanatizados autores de tais denúncias ( a maioria ainda nem sonhava ser projeto de gente por essa época ), saibam que a dívida do Botafogo é muito mais antiga do que eles julgam.

Tão antiga que obrigou duas gestões consecutivas – Rivadávia Tavares Correa Meyer Filho e Charles Macedo Borer ), a consumarem e sacramentarem a venda da sede, na década de 70, para a Cia. Vale do Rio Doce.

Venda essa resolvida e determinada numa reunião do Conselho Deliberativo, onde apenas 14 CONSELHEIROS VOTARAM CONTRA A VENDA DO PATRIMÔNIO, ENTRE OS QUAIS, O LOCUTOR QUE VOS FALA, ALÉM DE JOÃO SALDANHA, ERASMO DO COUTO, JOSÉ RIBAMAR FONTES, ZEFERINO XISTO TONIATO E OUTROS ).

O que está acontecendo na atual campanha sucessória é uma falta de respeito inimaginável em termos de Botafogo. Já havia presenciado coisa semelhante numa eleição no CR Flamengo, há alguns anos. Mas Flamengo é Flamengo, não preciso dizer mais nada...

Esse ódio incontido, essa raiva patológica torpe, que inclusive tem o apoio de um site situacionista, não levam a nada. É luta fratricida, baixa e inoperante.E esse é o demérito principal da atual administração – estimular e incentivar a retaliação a todos aqueles que não comungam suas idéias.

Bem fez Manoel Renha, bem fez a digna família de Manoel Renha, que se opôs a que seu chefe se envolvesse mais ainda, nesse emaranhado de baixarias.

De minha parte aviso a quem de direito que apoio quem eu quiser e bem entender. Não tenho rabo preso a ninguém e tampouco sou fanatizado por divindades de carne e osso.

Não levanto estátuas para pseudos salvadores da pátria.EU SOU É BOTAFOGO !

João Ignácio Müller