Total de visualizações de página

Botafogo pega o América de Cáli de olho na redenção internacional



Botafogo pega o América de Cáli de olho na redenção internacional

Com força total, Alvinegro enfrenta time colombiano querendo apagar má impressão deixada na última Copa Sul-Americana

Gustavo Rotstein Direto de Cáli, Colômbia
Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Jogadores conhecem o gramado em Cáli

A última vez que o Botafogo disputou uma partida internacional foi no dia 27 de setembro de 2007. Na ocasião, a equipe enfrentou o River Plate em Buenos Aires, mas perdeu por 4 a 2, levando três gols em 15 minutos, numa atuação que poucos conseguem explicar. Quase um ano depois, o Alvinegro sai do Brasil novamente para também disputar as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, agora contra o América de Cáli, no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia.
Mas a promessa é de que agora a história será completamente diferente. A atuação do Botafogo contra o River Plate gerou uma mudança de parâmetros no clube. A partir daquele episódio, o objetivo passou a ser montar uma equipe com a mesma qualidade de 2007, mas que mostrasse mais controle emocional e disposição em campo. Agora, o Alvinegro encara a nova oportunidade como a chance de mostrar que esses objetivos foram cumpridos, e que se pode brigar por títulos também em âmbito internacional.
A Rede Globo (menos para São Paulo) e o SporTV 2 (menos para o Paraná) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 22h (de Brasília).
Ao contrário do que aconteceu no ano passado, o Botafogo vai decidir em casa a vaga nas quartas-de-final da Sul-Americana. Por isso, a expectativa da equipe é fazer gols em Cáli, se possível completando com uma vitória que vitória que daria tranqüilidade para o jogo de volta, que acontece dia 1º de outubro, no Engenhão.
Remanescente do time que foi derrotado pelo River Plate no ano passado, Lucio Flavio garante que o Botafogo hoje está mais forte depois daquela derrota e melhor preparado para enfrentar uma equipe estrangeira numa competição mata-mata.
- Esse é o tipo de competição em que enfrentamos outras escolas sul-americanas e aprendemos com os resultados.
Aquele jogo contra o River Plate mostrou que não se pode desistir quando se está perdendo e não se deve acomodar quando se está vencendo. Vejo que agora temos possibilidades de chegar longe - afirma o capitão.
Pelo que se viu no ambiente do Botafogo desde a viagem para a Colômbia, o grupo está com a cabeça totalmente voltada para a Copa Sul-Americana, deixando de lado por enquanto o Campeonato Brasileiro, competição na qual caiu para o sexto lugar depois da derrota para a Portuguesa, no último domingo.
Em seu discurso aos jogadores, Ney Franco lembra que o Botafogo não pode se preocupar com o que aconteceu ou vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Seu objetivo é conscientizar o time de que, agora, a Copa Sul-Americana é a competição mais importante que o Alvinegro disputará.
- Prefiro não pensar no Brasileiro e viver esse momento intensamente. No ano que vem ninguém sabe o que acontecerá no clube. Temos a possibilidade de conquistar esse título, e vamos em busca dele. Os jogadores estão encarando essa partida com muita seriedade, e a nossa torcida está começando a comprar essa idéia. Por isso, o Botafogo entrará em campo com sua força máxima.
Recuperado de uma pancada na coxa direita sofrida no último domingo, o Alvinegro terá a mesma formação que enfrentou a Portuguesa. Com o América de Cáli não é diferente. O técnico Diego Umaña vai escalar o que tem de melhor. O único desfalque é Armero, machucado, que será substituído por González. O fato curioso é que o Botafogo é apenas um de dois adversários que a equipe enfrentará nesta quarta-feira. Pelo Campeonato Colombiano, o time reserva encara o Tolima, que não aceitou adiar o compromisso.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA DE CÁLI
BOTAFOGO

Berbia, Vélez, Valdés, Tavima e González; Valencia, Córdoba, Arango e Ramos; Cortés e Parra.
Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Técnico: Diego Umaña.
Técnico: Ney Franco.

Estádio: Pascual Guerrero, em Cáli (Colômbia). Data: 24/09/2008. Árbitro: Victor Hugo Rivera (PER). Auxiliares: Luis Abadie (PER) e Johnny Bossio (PER).

Transmissão: A Rede Globo (menos para São Paulo) e o SporTV 2 (menos para o Paraná) exibem a partida ao vivo.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 22h (de Brasília).