Total de visualizações de página

Com ar de nostalgia, Pacaembu abre as portas do Museu do Futebol

Com ar de nostalgia, Pacaembu abre as portas do Museu do Futebol

Rei Pelé e outros ex-craques marcam presença na inauguração

Julyana Travaglia
São Paulo

O Pacaembu costumava ser sua segunda casa, como ele mesmo gosta de dizer. Mas o retorno de Roberto Rivellino ao estádio paulistano, na noite desta segunda-feira, trouxe um toque de nostalgia ao eterno ídolo corintiano. Na festa de inauguração oficial do Museu do Futebol, o ícone do clube que tem a maior torcida em São Paulo não escondeu a emoção de rever o velho palco de tantos dribles.

- Aqui é a minha segunda casa. Em 1964, nasci para o futebol jogando nos aspirantes do Corinthians e, quando volto, lembro de toda a história que vivi – recorda-se o ex-camisa 10 do Timão.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Todo o projeto e a execução custaram R$ 32,5 milhões, sendo que R$ 13 milhões foram investimentos do poder público. A obra contou com 680 profissionais e demorou um ano e meio para ficar pronta.

Além de autoridades, a presença de ex-atletas que ajudaram a tornar o Pacaembu um dos palcos mais memoráveis do futebol brasileiro também estiveram presentes. E Pelé, que tem uma exposição itinerante no local, não deixou de prestigiar a inauguração.

- Esta camisa da Copa de 1970 que está aqui tem significado e história muito especiais. É muito bom vê-la aqui.

Outro que se emocionou foi Ademir da Guia, ícone da história do Palmeiras. Logo que entrou no Museu do Futebol, o ‘Divino’, como ficou conhecido, afirma que fez uma viagem no tempo.

- Poder vir a este museu é motivo de muito orgulho e alegria. Logo que entrei, lembrei da minha infância, de Zizinho, Ademir de Menezes, Barbosa e tantos outros ídolos que vi passar por aqui. Eles não podem ser esquecidos – cobra o ex-atleta.