Glorioso festeja 15 anos da conquista da Copa Conmebol
No dia 30 de setembro de 1993, o Botafogo bateu o Peñarol nos pênaltis, no Maracanã, e levantou o único título internacional de sua história
Cahê Mota
Rio de Janeiro
Na semana em que encara o América de Cáli, no Engenhão, para deixar para trás o trauma da eliminação para o River Plate nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana de 2007, o Botafogo comemora o aniversário de 15 anos do único título internacional de sua história. No dia 30 de setembro de 1993, o Glorioso venceu o Peñarol nos pênaltis, no Maracanã, e levantou a extinta Copa Conmebol.
- Vencíamos até o último minuto e o Peñarol empatou por falta de experiência do nosso time. Só que nos pênaltis, William Bacana brilhou. Foi o único título internacional de um time carioca conquistado no Maracanã. É uma pena que não tenham dado tanto destaque para esta vitória. Muitos clubes importantes participaram deste campeonato - recorda Mauro Ney Palmeiro, presidente do clube na ocasião.
Na campanha, além do tradicional Peñarol, o Botafogo despachou também Bragantino, Caracas, da Venezuela, e o Atlético-MG. Os confrontos contra o Galo, por sinal, seguem na memória do ex-dirigente.
- A virada contra o Atlético-MG me marcou bastante. Perdemos por 3 a 1 em Belo Horizonte e tínhamos que fazer a diferença no Caio Martins. Ganhamos por 3 a 0 e nos classificamos para a final. Na volta do Uruguai também teve um fato inusitado. Conseguimos um empate na base da garra e na volta não tínhamos dinheiro nem para pagar o excesso de bagagem. Fizemos uma vaquinha entre diretores e comissão técnica e pagamos.
Mais do que a conquista em si, Mauro Ney se diz orgulhoso por saber que o título foi conquistado basicamente por jogadores formados no clube.
- Aproveitamos a base campeã dos juniores, com Nelson, Willian, o falecido Clei, entre outros jogadores. É uma pena que esse trabalho não teve continuidade.
O ex-presidente tenta contato com jogadores que participaram da campanha para um jantar comemorativo nesta terça-feira.
Relembre detalhes da Copa Conmebol de 1993:
Clubes participantes Argentina San Lorenzo, Huracán e Deportivo Español
Brasil Botafogo, Atlético-MG, Fluminense, Vasco e Bragantino
Chile Colo Colo
Equador Emelec
Paraguai Sportivo Luqueño
Peru Deportivo Sipesa
Uruguai Peñarol e Danúbio
Venezuela Deportivo Táchira e Caracas
Campanha do Botafogo Oitavas-de-final Botafogo 3 x 1 Bragantino
Bragantino 2 x 3 Botafogo
Quartas-de-final Caracas 0 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 0 Caracas
Semifinal Atlético-MG 3 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 0 Atlético-MG
Final
Peñarol 1 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 2 Peñarol (Botafogo 3 x 1 no pênaltis)