Ney Franco: 'Meu trabalho hoje tem muito da experiência no Flamengo'
Treinador diz que passagem pela Gávea o deixou muito mais maduro
Cahê Mota Rio de Janeiro
Divulgação/Agência Estado
Ney Franco levou o Botafogo ao G-4. No Fla, ele conquistou um Estadual e uma Copa do Brasil
Para obter o reconhecimento que tem hoje no meio do futebol, Ney Franco acostumou-se a superar estigmas. Considerado treinador de time pequeno, chegou ao Flamengo e conquistou dois títulos. Visto como um profissional identificado com o Rubro-Negro, chegou ao Botafogo e levou o time da zona de rebaixamento ao G-4.
E assim ele segue mostrando que, apesar do que os outros dizem, o que importa é o trabalho realizado dentro de campo. Aos 42 anos, Ney está em sua segunda passagem por um grande clube carioca, e não tem medo de afirmar que sua passagem de um ano e quatro meses pela Gávea foi preponderante para que ele faça do Botafogo um time candidato ao título Brasileiro.
- Em cada estágio desses eu amadureci muito. Desde os três anos na base do Atlético-MG, nos dez anos na base do Cruzeiro, com passagem de oito jogos como interino no profissional. Ali comecei a pegar bagagem na Série A.
Passei um ano e quatro meses no Ipatinga, com um título mineiro que me mostrou que tenho uma metodologia vitoriosa, e no Flamengo também tive uma fase vitoriosa, revelei atletas, e no Atlético-PR aprendi muito. Logicamente, no Botafogo eu me sinto muito mais experiente e maduro do que quando peguei o Flamengo. E acho que minha passagem por lá foi uma oportunidade de eu aprender a trabalhar em um clube onde a visibilidade é maior. Meu trabalho hoje tem muito dessa experiência no Flamengo. Segundo ele, o conhecimento da cidade do Rio de Janeiro fez com que se adaptasse mais rapidamente ao clube de General Severiano.
- Estou em uma cidade onde conheço, tenho plena consciência da grandeza de dirigir um time como o Botafogo, tenho bons amigos e conheço quase todos os veículos de comunicação. A cada dia procuro conhecer mais do clube onde trabalho e isso me deixa totalmente adaptado nesta cidade. Quanto a ascensão meteórica na tabela do Brasileirão, Ney Franco faz questão de dividir o mérito com o elenco. Considerados candidatos ao rebaixamento no início do Brasileirão, os jogadores deram a voltar por cima com o novo comandante.
- Fiz uma proposta de trabalho e de jogo para os atletas, eles entenderam e, principalmente, se entregaram para jogar como eu queria. Como treinador, busquei armar a equipe de acordo com nossos jogadores, que têm características ofensivas. Eles estão se dedicando. Toda vez que acabam os treinamentos, percebemos que foi uma atividade com qualidade, e isso vem sendo determinante. Neste sábado, o Botafogo de Ney Franco volta a campo para colocar em jogo uma invencibilidade de 12 partidas, contra o Coritiba, às 18h20m, no Couto Pereira.