Total de visualizações de página

Ao contrário de Andre Luis, Teco promete manter estilo 'tranqüilão' no Botafogo



Depois de um ano e meio parado, zagueiro acredita que Botafogo é oportunidade de dar a volta por cima

Gustavo Rotstein Rio de Janeiro


Agência/AP
Teco acredita que poderá dar a volta por cima com a camisa do Botafogo

A torcida do Botafogo, que em 2008 se acostumou com o comportamento intempestivo de André Luis, terá uma surpresa no ano que começa. Na zaga estará um jogador que mostra ter comportamento diferente.
Wender Coelho da Silva, o Teco, de 26 anos, garante ser muito calmo, mas sem que isso signifique falta de eficiência em campo. O zagueiro, que tem chegada prevista neste sábado ao Rio de Janeiro, passou os últimos 18 meses sem jogar. Tudo por causa de duas lesões seguidas no joelho esquerdo, que resultaram em duas cirurgias. Mas Teco afirma ter tirado algumas lições deste episódio e aposta na experiência adquirida dentro e fora de campo para ganhar novamente a confiança do técnico Ney Franco, com quem trabalhou anteriormente.
Ele faz parte do pacote que o Cruzeiro emprestou o Botafogo, ao lado de Wellington, Léo Silva e Weldon.
Qual a sua expectativa por defender o Botafogo em 2009?
A expectativa é muito grande. Estou animado, pois era o que eu queria, e deu certo. Aceitei esse desafio e confio no trabalho do Ney Franco, que é competente e vai montar um grupo vencedor. Quero conquistar títulos, voltar a jogar em alto nível e dar a volta por cima. E
m junho de 2007, na final da Libertadores, entre Grêmio e Boca Juniors, você sofreu a primeira de duas lesões no joelho. Em que passo está a sua recuperação?
Desde janeiro deste ano, quando sofri a segunda cirurgia, fizeram a opção por uma recuperação mais lenta. Venho treinando desde outubro no Cruzeiro, fazendo atividades bem similares aos dos demais jogadores. Não sinto mais nada e estou pronto para retornar.
Como encarou este longo período de recuperação e o que espera de 2009?

Alexandre Alliatti/GLOBOESPORTE.COM
Pelo Grêmio, Teco chegou à final da Libertadores de 2007

Espero ter uma sorte melhor, pois adquiri experiência por ter disputado uma final de Libertadores, pelo Grêmio. As lesões me fizeram amadurecer. Quando o jogador está em forma, reclama dos treinos físicos. Mas quando a gente fica preso à fisioterapia, sente falta de correr. Agora dou mais valor a essas coisas. Mas não fiquei triste, porque sou bem tranqüilão.
Então quer dizer que a torcida do Botafogo verá um zagueiro bem diferente de Andre Luis, por exemplo?
Conheço bem o Andre Luis e sei que ele é uma grande pessoa dentro e fora de campo, mas houve alguns episódios infelizes. Eu sou bem tranqüilo e sereno, mas também me transformo quando entro em campo.
Você trabalhou com Ney Franco no Ipatinga. O que espera dessa nova experiência, agora no Botafogo?
É um treinador de muita competência, e sua presença teve grande influência para que eu aceitasse jogar no Botafogo. Estive ao lado do Ney no Ipatinga. Inclusive estivemos no Maracanã enfrentando o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil de 2006. Agora estaremos juntos novamente, e espero que o resultado seja bom para nós.
O Botafogo perdeu seus dois zagueiros titulares. Isso de certa forma serve como motivação na sua chegada?
A concorrência está aberta, e tudo vai depender do rendimento de cada um nos treinamentos, pois todos chegam com chances de serem titulares. Espero mostrar meu potencial logo no início da temporada e conquistar a confiança de torcida, comissão técnica e diretoria.

Confira a ficha de Teco:

Nome: Wender Coelho da Silva
Nascimento: 11/08/1982, em Alecrim (ES)
Altura: 1,88m
Peso: 82kg

Clubes: Inter de Limeira, Mirassol, Estrela do Norte, São Bento, Ipatinga, Cruzeiro e Grêmio

Títulos: Copa do Espírito Santo (2004), Campeonato Paulista da Série A-2 (2005) e Campeonato Gaúcho (2007)