Total de visualizações de página

Botafogo se satisfaz com sequência nada 'light' no Brasileiro

Grupo avalia como positivo desempenho em início da competição na qual enfrenta seis campeões antes da Copa do Mundo

Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro


Lucio Flavio exalta bom início do Botafogo no Brasileiro (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

A tabela do Campeonato Brasileiro criou, inicialmente, um clima de apreensão em General Severiano. Afinal, nas sete primeiras rodadas da competição - antes da pausa de mais um mês para a disputa da Copa do Mundo - o Botafogo enfrentaria seis campeões nacionais. Mas o desempenho da equipe após cinco rodadas foi considerado satisfatório. São oito pontos somados, mas acima de tudo, com atuações que o clube considera dignas de uma equipe capaz de disputar até o fim as primeiras posições da tabela.

A vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Morumbi e os 3 a 0 sobre o Goiás no Engenhão são vistos como os pontos altos da curta campanha do Botafogo no Brasileiro de 2010. Até mesmo a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão, segundo o técnico Joel Santana, mostrou que o Botafogo é um grupo competitivo.

- A campanha não é excepcional, mas boa. Esperava que pudéssemos estar com dez pontos após as duas últimas partidas e, assim, mais tranquilos. Mas precisamos lembrar que a nossa tabela não foi nada light. Estamos numa sequência difícil, mas mesmo assim ocupamos as primeiras posições, embora com muitas equipes agarradas no nosso pé - avaliou o treinador.

Depois de uma estreia empatando em 3 a 3 com o Santos, considerado o melhor time do Brasil, o Botafogo passou por São Paulo e Goiás. Em seguida, perdeu para o Cruzeiro, no Mineirão, após perder um pênalti e desperdiçar uma clara chance de gol no fim. No último domingo, empatou com o Vasco no Engenhão. Nesta quarta-feira o Alvinegro pega o Atlético-PR, em Curitiba e, antes do recesso, recebe o Corinthians, líder da competição.

Para o capitão Lucio Flavio, a campanha surpreendente pelo aspecto positivo se deve a fatores como a motivação pela conquista do Estadual, a experiência do grupo e a competência do técnico Joel Santana, que conseguiu montar uma equipe consistente com um elenco ainda limitado.

- Olhando a tabela antes do início da competição, muitos consideraram que nossa dificuldade seria maior. Nós também esperávamos por isso, mas tivemos um tempo maior para nos preparar, já que fomos campeões estaduais por antecipação. Agora temos mais duas partidas para tentar melhorar nossa posição - disse o camisa 10 alvinegro.