Portuguesa faz ótimo segundo tempo e bate o Botafogo no Canindé
Do UOL EsporteNo Rio de Janeiro
O Botafogo pecou pelo excesso de confiança e, de virada, perdeu por 3 a 1 para a Portuguesa, neste domingo, no Canindé, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fellype Gabriel e Edno (duas vezes), no segundo tempo, marcaram para os donos da casa. Wellington Paulista fez o gol alvinegro, ainda na primeira etapa.
PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
10min - Edno cruza pelo alto no lado direito e Castillo antecipa ao lateral Athirson.
20min - Carlos Alberto arrisca um forte chute na entrada da área e André Luís faz boa intervenção.
32min - Rai finaliza na frente da área alvinegra e a bola trisca o travessão.
41min - GOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! Triguinho cruza para a área, Carlos Alberto desvia e Wellington Paulista completa para as redes.
SEGUNDO TEMPO
6min - Fellype Gabriel arrisca um chute no canto direito de Castillo e o goleiro alvinegro faz a defesa.
9min - GOOOLLLL DA PORTUGUESA!!! Após cruzamento da direita, Castillo rebate e Fellype Gabriel completa para o gol vazio.
30min - GOOOLLLL DA PORTUGUESA!!! Edno se aproveita de uma falha da defesa alvinegra, avança e acerta um petardo com a perna esquerda.
38min - GOOOLLLL DA PORTUGUESA!!! Após ótimo contra-ataque, Edno recebe longo lançamento de Patrício, passa por Renan e faz o terceiro gol da Lusa.
BRASILEIRO 2008
Com o resultado, os cariocas seguem com 42 pontos e deixam o G-4, grupo dos classificados à Copa Libertadores. Já a Lusa, que soma agora 26, deixou a lanterna, mas segue na zona de rebaixamento. As equipes voltam a campo no próximo fim de semana, ambas no domingo e às 18h10. O Glorioso faz o clássico com o Fluminense, no Engenhão, e os paulistas enfrentam o Santos, na Vila Belmiro.O técnico Ney Franco prometeu que os alvinegros partiriam para cima desde os instantes iniciais. Mas não foi o que se viu.
Com os donos da casa exercendo forte marcação no campo adversário, o Botafogo tinha extrema dificuldade para sair jogando.Contudo, fraca tecnicamente, a Lusa não conseguia se aproveitar dos erros. Em cruzamento da direita, o estreante Athirson quase alcançou, mas Castillo chegou antes.
O jogo caminhava em marasmo total, até que dois personagens resolveram emprestar algum brilho ao pobre espetáculo. Primeiro, Carlos Alberto emendou bonito e obrigou o goleiro André Luis a realizar grande defesa. Em seguida, o troco. Rai arriscou de longe e a bola triscou o travessão de Castiilo, que já estava batido. Mas não demorou muito, o jogo voltou ao ritmo sonolento de antes.
Somente aos 41 minutos, a emoção voltou a campo, e mais uma vez Carlos Alberto esteve presente. Após boa alçada da esquerda, o camisa 19 escorou e Wellington Paulista só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Na comemoração, dedo na boca em homenagem à filha Isabelli. Na seqüência, o artilheiro ainda simulou estar guinado um caminhão, em referência a seu pai Walter, que, emocionado, ia às lágrimas nas arquibancadas do Canindé.
O Botafogo voltou para o intervalo falando em "matar" o jogo. Mas não mostrou isso em campo. Com Fellype Gabriel na vaga de Washington e Vaguinho na de Carlos Alberto, a Portuguesa cresceu. Aos 6, Fellype quase marcou em chute de longe, mas ao 9 não perdoou e deixou tudo igual. Após falha de Castilo, ele só empurrou para o fundo do gol.A Lusa seguiu melhor. Perdido, o Botafogo começou a cometer faltas desnecessárias e abusava nos erros de passes.
A soberba por achar que poderia vencer o jogo a qualquer momento começava a pesar. Com isso, o gol da virada parecia próximo. E ocorreu. Aos 30, Edno avançou livre e bateu firme de perna esquerda. A bola ainda tocou na trave antes de balançar a rede.Apático, o Glorioso se entregou. Em contrapartida, a equipe anfitriã seguiu buscando o ataque. Aos 38, Edno, mais uma vez, apareceu livre, passou por Renan e fuzilou. Virada e vitória decretada. Fim mais do que merecido.