Estudo: pontos do Timão custam quase quatro vezes os do Cruzeiro
Cálculo de especialista leva em conta os gastos de cada clube da Série A com o futebol em 2012 e os pontos conquistados na campanha do Brasileiro de 2013
O
Cruzeiro sagrou-se campeão brasileiro com antecedência, com um modelo
de investimento inteligente, em jogadores não muito badalados, mas que
criaram uma receita de sucesso. Ainda assim, cada ponto dos 76
conquistados custou R$ 1.306.536 à Raposa. Uma despesa que, certamente,
nenhum torcedor ou dirigente cruzeirense se importou em pagar. Difícil
digerir, no entanto, os R$ R$ 4.665.360 por ponto na decepcionante
campanha do Corinthians, que terminou na 10ª posição, com 50 pontos, o
menos eficiente entre os 20 clubes da Série A.
O gráfico mostra uma estimativa de custo de cada ponto conquistado no Brasileirão 2013 (Foto: Reprodução)
O
cálculo é fruto de um estudo promovido pelo especialista em marketing e
gestão esportiva Amir Somoggi, que levou em consideração o custo do
futebol, no ano de 2012, de cada clube que disputou a Primeira Divisão
do Brasileiro em 2013. Ao dividir esse valor pelo número de pontos
conquistados no Brasileiro deste ano, Somoggi aferiu o valor de cada
ponto conquistado pelas equipes. A campanha vitoriosa rendeu ao Cruzeiro
a nona posição na lista. Os dois primeiros colocados na relação não têm
muito o que comemorar. Criciúma (R$ 369.565 por ponto) e Portuguesa (R$
605.958 por ponto) passaram todo o Brasileiro às voltas com a ameaça de
rebaixamento.
- Os gráficos mostram como analisar friamente
quanto é investido no futebol. Isso ajuda o presidente de um clube, por
exemplo, a olhar um panorama geral do desempenho dos clubes, uma análise
pragmática do resultado em campo, até para que possam ter uma noção se o
trabalho foi bem feito, comparados com os rivais - disse Somoggi.
A planilha mostra os custos do futebol, a verba da TV e a receita geral dos clubes em 2012 (Foto: Reprodução)
Na
parte de cima da tabela de classificação, Goiás (R$ 607.294 por ponto) e
Vitória (R$ 691.881 por ponto), que quase chegaram à Libertadores,
aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Chama a atenção o
desempenho do Náutico. Lanterna absoluto da competição e rebaixado com
várias rodadas de antecedência, o time pernambucano gastou mais do que o
Cruzeiro por ponto conquistado no Brasileiro (R$ 1.492.415), na décima
posição. Também rebaixado, o Vasco aparece entre os times que mais
gastaram por ponto (R$ 2.102.122).
Outro gráfico elaborado por
Somoggi mostra a relação entre o investimento feito no futebol e a
posição do time ao fim do Campeonato Brasileiro. Os clubes que
terminaram nas primeiras posições não estão necessariamente entre os que
gastaram mais. Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo ficam no campo
entre R$ 50 milhões e R$ 150 milhões, bem abaixo de Corinthians (R$ 233
milhões), Internacional (R$ 191 milhões) e São Paulo (R$ 190 milhões),
por exemplo, os líderes em custos com o futebol. Na medição de
eficiência, segundo o especialista, é preciso fazer uma ressalva às
situações de Atlético-MG e Flamengo. Como o estudo leva em consideração
apenas o Brasileiro, esses dois times têm uma avaliação final da
temporada modificada pelos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil,
respectivamente.
- No Brasileiro eles não foram tão bem, mas o
ano em geral foi bom. O Atlético-MG, por exemplo, poderia ter tido um
desempenho mais forte no Brasileiro se não tivesse conquistado a
Libertadores. O Flamengo estava disputando as duas competições na reta
final.
A disposição dos gastos dos clubes com relação à posição na Série A em 2013 (Foto: Reprodução)