Total de visualizações de página

Após problemas físicos na juventude, Seedorf se equilibra e bate recorde

Camisa 10 se adapta bem ao trabalho realizado no Botafogo e disputa 57 partidas em uma temporada, o maior número de sua carreira de 21 anos

 

Por Rio de Janeiro

Jogador profissional desde os 16 anos, Seedorf disputou nesta temporada, aos 37, sua maior quantidade de jogos em um ano: 57 (34 no Brasileiro). E sem lesão, o que é mais importante. Nas poucas vezes em que se ausentou do time foi por precaução ou por causa de leves incômodos. O fator genético sempre foi elogiado, mas muito da boa forma do camisa 10 se deve à dedicação e ao trabalho de prevenção realizado diariamente com o fisioterapeuta do Alvinegro, Alex Evangelista.

seedorf treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SS Press) 
Seedorf: trabalho especial de fisioterapia desde o início da carreira, no Ajax (Foto: Satiro Sodré / SS Press)


Apesar da temperatura alta e do calendário exaustivo no Brasil, o jogador confiou no trabalho desenvolvido no Bota e teve uma temporada de sucesso.

- O calendário do Brasileiro é muito puxado para todos. Vários garotos de 20 anos tiveram lesão muscular duas ou três vezes no ano. Eu trabalhei muito com o Alex Evangelista, meu fisioterapeuta (e do Botafogo) e foi maravilhoso. Fiz 57 jogos esse ano por isso. Há pessoas de bom nível profissional aqui. Na Europa, há coisas boas que o Brasil pode pegar e há coisas aqui que a Europa poderia pegar para aplicar - comentou Seedorf durante o Footecon.

Para estar bem na hora de entrar em campo, Seedorf segue uma preparação diferente dos demais jogadores, tanto que por muitas vezes faz um trabalho na sala de musculação em vez de ir para o gramado treinar com bola. Mas, durante sua carreira, nem sempre o craque saiu ileso dos problemas físicos.  

seedorf treino Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SS Press) 
Seedorf se alonga durante treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SS Press)
 
A época mais difícil para Seedorf foi durante a adolescência, em seu início no Ajax. O meia sofria com uma série de problemas, principalmente entorses no tornozelo, e parecia que não conseguiria ter sucesso. O rápido aumento de massa muscular também trouxe dificuldades, como dores constantes no quadril.

Diante deste cenário, Seedorf passou a ter um acompanhamento de perto, ainda na época do Ajax, do fisioterapeuta Leo Echteld, com quem tem contato até hoje. Com muita dedicação, inclusive em horários fora dos treinamentos da equipe holandesa, ele conseguiu ajustar seu corpo e deixar a parte técnica sobressair. Hoje em dia, no Botafogo, não é raro o camisa 10 aparecer à noite sem avisar para usar a sala de musculação de General Severiano.

Durante as férias, o meia também mantém uma rotina de exercícios para se reapresentar em boas condições. A diretoria espera que Seedorf decida cumprir seu contrato até o meio de 2014 e ajuda a equipe na Libertadores. O primeiro compromisso, pela fase preliminar, será contra o Deportivo Quito, no Equador, dia 29 de janeiro.