Total de visualizações de página

Série A: três técnicos batem recorde de aproveitamento de seus clubes

Atlético-PR, Criciúma e Vitória jamais tiveram treinadores com média de pontos tão alta; Náutico acumula vexames. Veja outras marcas quebradas

 

Por Rio de Janeiro
 

A edição de 2013 do Campeonato Brasileiro se encerrou no último domingo. Com ela, muitos recordes estatísticos da história da competição foram quebrados, característica flagrante desde que o sistema de pontos corridos foi implementado, devido ao elevado número de jogos. Ao situar marcas superadas clubes por clubes, chamou a atenção o bom desempenho de três técnicos. Vagner Mancini (Atlético-PR), Argel Fucks (Criciúma) e Ney Franco (Vitória) atingiram o melhor aproveitamento de um treinador desses times pela competição nacional, contando a partir de 1971.

O feito de Vagner Mancini é ainda mais louvável por ter superado ninguém menos do que Geninho, técnico campeão brasileiro pelo Furacão em 2001. Somando-se o ano da conquista com a passagem de 2009, Geninho conquistou 60% dos pontos que disputou, menos do que os 62,3% atingidos pelo atual treinador rubro-negro, que ainda garantiu uma vaga na Libertadores do ano que vem. Além de livrar o Criciúma do rebaixamento, Argel Fucks fez com que o Tigre faturasse 48,9% dos pontos desde a sua chegada. Mais do que os 44,4% que Gilson Kleina obteve em 2003.

Vagner Mancini Atlético-PR Maracanã (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Mancini foi responsável direto pela arrancada do Furacão (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
Depois de sair de forma polêmica do São Paulo, Ney Franco herdou o lugar de Caio Júnior no Vitória e superou as expectativas iniciais. Apesar de não ter alcançado uma vaga na Libertadores - brigou pela mesma até a última rodada -, o técnico atingiu um aproveitamento de 58,7% dos pontos. Incrivelmente, esta marca é superior à que foi obtida por Toninho Cerezo (51,9%), quando o Rubro-Negro foi semifinalista do Brasileiro, em 1999.

Ainda falando de treinadores, Oswaldo de Oliveira completou dois campeonatos inteiros pelo Botafogo e chegou a 76 jogos pelo clube no Brasileirão, sendo assim o recordista no assunto. Curiosamente, apesar da aparente longevidade em General Severiano, Oswaldo teve a sua saída confirmada e vai dirigir o Santos em 2014. No Corinthians, Tite ampliou a sua vantagem e chegou a 161 partidas à frente do clube na competição. Ainda assim, a sua passagem pelo Parque São Jorge foi encerrada nesta semana.

Náutico x Cruzeiro (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press) 
Náutico fez campanha melancólica (Foto: Aldo
Carneiro / Pernambuco Press)
 
Dois primeiros times que tiveram o rebaixamento para a Série B decretado, Náutico e Ponte Preta colecionaram recordes negativos. Na mesma campanha, o Timbu conseguiu a proeza de ter os piores ataque e defesa de toda a sua trajetória na primeira divisão nacional. Além disso, o Alvirrubro ficou 14 partidas sem vencer e ainda acumulou 12 derrotas consecutivas. A Macaca repetiu a série de sete insucessos de 2005, fato decisivo para o seu descenso neste ano.

Sexto colocado, o Goiás igualou nesta temporada a sequência de seis triunfos que havia conquistado em 2003 e 2009. Um recorde expressivo obtido neste Brasileiro se restringe à era de pontos corridos. O meia Paulo Baier chegou a 102 gols na competição de 2003 para cá. O veterano de 39 anos é seguido de longe por Borges (91) e Fred (86), segundo e terceiro colocados na lista, respectivamente.

Veja os recordes alcançados ou ampliados no Brasileirão de 2013:

Tabela Recordes Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)