Total de visualizações de página

Em rodada emocionante, San Lorenzo é campeão e pode pegar o Botafogo

Time do Papa Francisco fica no 0 a 0 com Vélez, mas garante título argentino com 2 a 2 entre Lanús e Newell's. Resultados deixam o River Plate fora da Libertadores

 

Por Buenos Aires

Time do coração do Papa Francisco, o San Lorenzo conquistou neste domingo o título do Torneio Inicial do Campeonato Argentino. Para garantir a taça, a equipe empatou em 0 a 0 com o Vélez no Estádio José Amalfitani e contou com o 2 a 2 entre Newell's e Lanús, em Rosário. A combinação de resultados acabou com as chances do River Plate disputar a Libertadores de 2014.

O empate no campo do Vélez deixou o San Lorenzo com 33 pontos, dois a mais que Lanús, Vélez e Newell's. Se duas equipes terminassem empatadas na ponta da tabela, o campeonato teria um jogo extra, na próxima quarta, para definir o campeão. Se Lanús, Vélez ou Newell's ficassem com a taça, o River Plate entraria na Libertadores.

Comemoração San Lorenzo (Foto: Reuters) 
Jogadores do San Lorenzo fazem a festa no campo do Vélez após a conquista do Torneio Inicial (Foto: Reuters)

Com a classificação final, o San Lorenzo assume a vaga "Argentina 3" da tabela da Libertadores, entrando assim no Grupo 2, que já conta com o Unión Española (Chile), o Independiente José Terán (Equador) e o vencedor do duelo entre Botafogo e Deportivo Quito (Equador), pela pré-Libertadores. O Lanús, como campeão da Sul-Americana, assume o lugar "Argentina 5" na pré-Libertadores contra o Caracas (Venezuela) - quem vencer vai para o Grupo 3, com Cerro Porteño (Paraguai), O'Higgins (Chile) e Deportivo Cali (Colômbia).
Para conquistar o título nacional que não conquistava desde 2007, o San Lorenzo teve que sofrer até os minutos finais. Aos 44 do segundo tempo, o goleiro Torrico fez uma defesa incrível após chute forte de Allione na pequena área. Quase um milagre abençoado pelo Papa Francisco.
Além do sufoco no José Amalfitani, o San Lorenzo dependia do resultado no Estádio Marcelo Bielsa. E o jogo em Rosário foi emocioante, com quatro gols no segundo tempo - e cada um mudando a história do campeonato. O Newell's abriu o placar com Perez, aos oito. Dois minutos depois, Goltz empatou para o Lanús. Os donos da casa voltaram a ficar na frente aos 23, com gol contra de Izquierdoz. Mas Pereyra fez 2 a 2, aos 29.

grupos libertadores - 3 (Foto: arte esporte)