Total de visualizações de página

Terno, gravata e alegria: Perivaldo volta ao Brasil em grande estilo

Ex-jogador do Botafogo, que morou nas ruas de Portugal, volta ao Rio após 23 anos, vibra com recomeço e brinca: 'Emoção é tão grande que até a calça fica pequena'

 

Por Rio de Janeiro

Perivaldo (Foto: Raphael Bozeo)Perivaldo com o filho (Foto: Raphael Bózeo)
 
O terno, a gravata, o sapato engraxado e os óculos escuros fizeram o ex-lateral Perivaldo, que atuou no Botafogo, Palmeiras, Bahia, Bangu e na Seleção, voltar ao Brasil em grande estilo. Ele chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, sem jeito nenhum de jogador, mas também não parecia aquele homem que até pouco tempo vivia nas ruas de Lisboa, em Portugal, onde vendia utensílios antigos na Feira da Ladra. Um recomeço alegre, estampado no sorriso de Peri da Pituba, apelido que ganhou carinhosamente nos clubes por onde atuou no futebol brasileiro.

- A emoção de voltar é tão grande que até a calça fica pequena (risos). Agora vou descansar para ver o meu Rio de Janeiro. Pode contar que o Peri vai bater forte aí. A primeira coisa que vou fazer é tomar um banho (risos)- brincou.

Após 23 anos fora do país, ele encontrou dificuldades e até morou na rua. Nas últimas semanas recebeu ajuda da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), através do técnico Alfredo Sampaio, quem foi até a capital portuguesa acompanhado do filho do ex-jogador, o Marcelo, para resgatar Perivaldo da dura vida que levava.

- Esta é a realidade. Temos muitos outros casos assim aqui no Brasil. Nós estamos fazendo isso por outros jogadores, só que não divulgamos. O caso dele é especial, porque é um ex-atleta que estava no exterior e morava na rua. Não podíamos virar as costas para ele. Vai trabalhar conosco a partir do ano que vem, para ter uma vida mais digna - disse o técnico Alfredo Sampaio. 

Perivaldo (Foto: Raphael Bozeo) 
Perivaldo chegou com um terço na mão e só o beijou várias vezes na chegada ao Rio (Foto: Raphael Bózeo)


Ainda no Aeroporto do Rio, Perivaldo sentiu novamente o carinho de fãs. Tirou fotos com alguns torcedores que o reconheceram e brincou como uma criança. Com um deles, pegou até o cartão com o telefone do rapaz. O tempo que viveu na rua tirou um pouco da serenidade de Peri, mas certamente a alegria ele não perdeu.

A estada no Brasil já tem cronograma. Nesta semana ele vai conhecer o Novo Maracanã e voltar a alguns pontos turísticos da cidade. Ele ficará hospedado em um hotel na Barra da Tijuca até sexta, quando embarca para a Bahia, na cidade de Itabúna, para rever alguns parentes. Depois, vai até Fortaleza conhecer os dois netos e a família do filho Marcelo, que também foi jogador de futebol e conhecido com Pery por causa do pai. Após matar a saudade, ele ficará por dois meses em uma casa alugada pela Fenapaf, em Itabúna, para se readaptar ao Brasil e principalmente à nova vida.

Perivaldo (Foto: Raphael Bozeo)Perivaldo (Foto: Raphael Bozeo)
História vai virar documentário

A vida de Perivaldo será contada em um documentário que será exibido na SIC, canal da televisão portuguesa, em janeiro. Uma equipe está acompanhando o ex-lateral há três semanas e até o ajudou nos primeiros passos da retomada com roupas e estadia. Os jornalistas chegaram ao Brasil ao lado de Peri e os acompanharão nas próximas semanas.

- A situação dele era muito complicada. Não tinha moradia e estava na rua. O procuramos e estamos filmando com ele há tres semanas. Os brasileiros conhecem o Perivaldo, mas os portugueses não sabem da importância dele para o futebol. Não sabiam que ele jogou no Botafogo, Bangu, Palmeiras, Bahia e na seleção. Quando ele contava que jogou na seleção brasileira, ninguém acreditava nele. Achavam que era mentira - explicou o jornalista Nuno Pereira.
(*) Por Raphael Bózeo, estagiário.