Total de visualizações de página

Joel está preocupado com demora na recuperação de Somália

Atleta ainda não faz todos exercícios com o grupo por conta de lesão na coxa

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Somália fez apenas academia nesta quarta
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Somália e Antônio Carlos não tiveram direito a folga durante a parada para a Copa do Mundo. Os dois jogadores se recuperavam de lesões na coxa e, por isso, tiveram que ir todos os dias a General Severiano para fazer tratamento. Em relação ao zagueiro, tudo certo. O jogador tem treinado com o restante do time e não aparenta sentir qualquer desconforto. Mas o mesmo não acontece com o lateral.

Desde que a delegação chegou à Granja Comary, Somália não participou de nenhum coletivo e continua treinando à parte. O problema começa a incomodar o técnico Joel Santana.

- Essa lesão do Somália está virando uma novela. Estou preocupado com isso, sim. Pelo tempo que foi, já era para estar curado. Ele fez um exame e estou esperando o resultado. Acho que em alguns dias ele já deve treinar normalmente – afirma.

Na manhã desta quarta-feira, Somália fez exercícios físicos ao lado de Maicosuel. Não há um prazo para que o jogador volte a treinar com bola.

Alessandro, colega de quarto do Mago, diz que meia está muito feliz

Lateral conta que ainda não teve muito tempo para conversar com Maicosuel, mas afirma que o jogador está empolgado com retorno ao Botafogo

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Alessandro diz que Maicosuel está muito feliz
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Maicosuel ainda não foi contratado oficialmente pelo Botafogo e, por isso, não pode dar entrevistas. Mas Alessandro, colega de quarto do meia na concentração, pode. E o lateral contou as primeiras impressões que teve ao conversar com o seu mais novo companheiro de equipe.

- Ele está bastante feliz e muito motivado para voltar a jogar pelo Botafogo. Não deu tempo para a gente conversar muito ainda, mas deu para perceber isso – garante.

Maicosuel se juntou ao elenco alvinegro na Granja Comary, centro de treinamento da seleção brasileira, situado em Teresópolis, onde as temperaturas são muito baixas para o padrão carioca. Mas o meia nem sente isso. Pelo contrário. Para ele, o clima é quase de verão.

- Ele passou muito frio na Alemanha. Chegou a pegar 20 graus abaixo de zero. Para ele, Teresópolis é quente. Até dentro do quarto, onde faz mais frio, anda sem camisa. Mas ele conta que mesmo com todo esse frio, a experiência lá fora foi ótima – diz Alessandro.

Maicosuel começou um trabalho de fortalecimento muscular nesta quarta-feira. O jogador seguirá entregue à preparação física ainda por um tempo, antes de iniciar os treinamentos com bola.

Depois do Mago e de Jobson, Joel diz que prioridade é ‘do meio para trás’

Volante Léo, do Santa Cruz, está muito próximo do clube. Contratação de um zagueiro ‘apenas se for igual ou melhor aos que estão no grupo’

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Joel anda sorridente durante treinos em Teresópolis
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

As chegadas de Jobson e Maicosuel deram a Joel Santana mais opções para armar o setor ofensivo do Botafogo. Junto com Herrera, Loco Abreu, Caio e Lucio Flavio, os jogadores prometem uma boa dor de cabeça para o treinador escalar o time. Por isso, é muito improvável que chegue mais algum atleta para esse setor. O mesmo não se pode dizer no que diz respeito à defesa.

Para a contenção do meio-campo, o volante Léo, do Santa Cruz, é um nome quase certo. O clube já fez uma proposta oficial ao Tricolor, que aguarda a recuperação do jogador (Léo teve uma inflamação no púbis) para fazer os últimos exames médicos e, estando tudo certo, fechar a venda para o Glorioso.

Na defesa, contudo, não há um alvo claro. Lugano, que defende a seleção do Uruguai, foi um dos nomes cogitados por conta de sua proximidade com Loco Abreu e com o Brasil. Porém, a negociação seria complicada e o atleta tem mercado na Europa, principalmente depois da boa campanha celeste no Mundial. Para Joel Santana, só vale a pena trazer um jogador para o setor se for alguém de alto nível.

- No nosso planejamento, procuramos manter o grupo que ganhou o Campeonato Carioca e pedimos alguns reforços pontuais à diretoria e eles estão chegando devagarinho. Agora, estamos procurando alguns reforços do meio para trás. Para a defesa, só chegará alguém se for igual ou melhor aos que estão no grupo. Senão, a gente usa um garoto da base.

Maicosuel diz a Alessandro que já se sente jogador do Botafogo

Jogadores são companheiros de quarto na Granja Comary

Maicosuel e Alessandro conversam durante o treino na Granja Comary (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

O lateral Alessandro foi o jogador que teve mais oportunidades de conversar com Maicosuel, que treina com o Botafogo na Granja Comary. Além de já se conhecerem da época em que o apoiador atuava pelo Alvinegro, hoje são companheiros de quarto em Teresópolis. Pelo pouco que conversaram, o Mago falou a Alessandro que já se sente como jogador do Glorioso.

- Pelo que conversei, ele já se considera do Botafogo. Sabemos que faltam algumas coisas a se acertarem. Nós nos sentimos felizes por isso. Agora é só esperar ter tudo resolvido. Ele é um jogador diferenciado e tenho certeza que vai nos ajudar. Todos estão felizes com seu retorno - disse o lateral.

Alessandro disse ainda que o meia relatou sua experiência de jogar na Alemanha e da dificuldade de se acostumar com o frio. Por isso, o Mago se sente feliz em estar de volta ao Brasil e principalmente ao Botafogo.

- Ele está feliz por ter retornado ao Brasil e ao Botafogo. Só está esperando que sua situação se resolva o mais rápido possível - falou Alessandro.

Joel Santana terá problema para escalar time do Botafogo.

Técnico deverá dar um jeito para escalar Maicosuel e Lucio Flavio no mesmo time

LANCEPRESS!

Com a chegada de Maicosuel, o técnico Joel Santana terá um grande problema na armação do time titular do Botafogo. Ele vai ter que dar um jeito de escalar o Mago e Lucio Flavio para atuarem juntos, sendo que ambos desempenham a mesma função.

- O Lucio está na melhor fase desde que eu cheguei ao Botafogo. Vou quebrar a cabeça para botar os dois no mesmo time - disse o treinador.

No entanto, um problema desse tipo não é dos piores. Todos os técnicos gostariam de ter essa preocupação. Por isso, Joel se diz contente com o desafio.

- No futebol pode tudo desde que o time queira. Tem que ter jogadores doutrinados a fazer o que se pretende. Acho que os dois podem jogar juntos sem qualquer tipo de problema. Jogador bom não fica no banco. Jogador bom tem que entrar em campo e jogar - concluiu Joel.

Caso Joel escale os dois jogadores, provavelmente Lucio Flavio jogaria mais recuado e Maicosuel mais adiantado, perto da área. Porém, o Mago só poderá jogar em agosto, quando abrirá a janela de transferências. Até lá, Joel não vai precisar esquentar sua cabeça.

Botafogo perto de fechar parceria com a Ambev

DE PRIMA

Lancepress

O Botafogo está perto de fechar parceria com a Ambev. O acordo prevê a exploração do escudo do clube em produtos da marca, como refrigerantes e cervejas. A negociação não envolve venda exclusiva de bebidas no Engenhão. No Rio, a Ambev já tem parceria com Flamengo e Fluminense.

Com a chegada do Mago, Lucio Flavio não se importa de jogar mais recuado

Maicosuel e Lucio devem atuar juntos na armação de jogadas do Botafogo

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Lucio Flavio diz não se importar com posição onde
joga (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

A chegada de Maicosuel mudará a forma do Botafogo jogar. Caso Joel o escale ao lado de Lucio Flavio, o time terá dois armadores, com um dos volantes perdendo a vaga de titular. Contudo, nessa formação, Lucio teria que jogar mais recuado, para que o Mago atue mais próximo aos atacantes. Nada que incomode o meia.

- Já joguei mais recuado até aqui no Botafogo. Quando o Carlos Alberto jogou aqui, por exemplo, eu atuava mais atrás. Isso não tem problema. A equipe tem é que ter competência para cumprir o que for determinado – disse o meia.

Para Lucio, a chegada de Maicosuel e Jobson dão a oportunidade ao time de jogar com várias formações diferentes. Entre elas, com ele atuando ao lado do Mago.

- Na realidade, são alternativas que o Joel está testando e ainda vai testar. Às vezes, jogamos com três defensores e cinco no meio, às vezes com três atacantes. Não importa o esquema. O jogador tem é que estar ligado no que tem que fazer – ressalta.

Maicosuel faz musculação em seu primeiro treino após retorno ao Bota

Meia mostra boa disposição na atividade realizada de manhã na Granja
Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Maicosuel faz exercícios físicos
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

De férias até ser liberado para treinar com o Botafogo, Maicosuel voltou a se exercitar na manhã desta quarta-feira. Na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, o jogador deu início à sua preparação física ao lado do auxiliar Marlos Almeida. O atleta fez exercícios na academia, acompanhado de Somália, que ainda se recupera de lesão na coxa.

Apesar do frio que sempre faz de manhã na cidade serrana do Rio de Janeiro, o meia se mostrou bem disposto e sorridente. O objetivo do jogador é estar em boas condições físicas e técnicas no dia em que for liberado para atuar.

Titulares goleiam reservas em coletivo

Enquanto Maicosuel estava na academia, o resto do grupo fazia um coletivo no campo. Escalados com a mesma formação dos últimos dias (Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Fahel, Leandro Guerreiro, Sandro Silva e Lucio Flavio; Caio e Herrera), os titulares golearam os reservas por 4 a 1. Jobson, que entrou na equipe durante a atividade, Herrera e Caio (dois) marcaram para a time principal. Edno descontou.

A movimentação dos jogadores agradou ao técnico Joel Santana, que deixou a atividade durar mais do que estava programado.

- Tínhamos pensado em fazer a atividade por cerca de trinta minutos e acabou que ficamos uma hora e cinco minutos. Os jogadores estavam tão bem que eu decidi deixar o treino seguir. Eu gosto de treinar. Se estiver bom, é difícil para mim parar - disse.

'Contratação de Maicosuel representa um resgate ao que o Bota sempre foi’

Maurício Assumpção, presidente do clube, não esconde a felicidade pelo retorno cada vez mais próximo do meia

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Maurício Assumpção ao lado de Maicosuel na Granja
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

 Maurício Assumpção não podia anunciar oficialmente Maicosuel como jogador do Botafogo, já que alguns detalhes da negociação ainda estão sendo resolvidos. Mas o presidente do clube mal conseguia esconder a alegria por ter o Mago de volta. Mais do que um grande jogador, o dirigente realiza um desejo pessoal de voltar a fazer do clube uma marca forte.

- A contratação de Maicosuel representa um resgate ao que o Botafogo sempre foi. Antigamente, o clube conseguia um Didi no mercado, por exemplo. O time tinha força para isso. Esse é o nosso objetivo: mostrar que o Botafogo voltou a ocupar seu posto – disse.

Ao contrário do habitual, o clube não foi atrás de grandes investidores para garantir o dinheiro e depois buscar um jogador. Na negociação de Maicosuel, a diretoria contratará o meia e espera ter o retorno.

- Confio muito na força da nossa torcida. Precisamos muito dela agora. Se os torcedores abraçarem o time, nós vamos longe. Esperamos que ela “caia para dentro” no Brasileiro para ajudar a equipe.

Jogadores não devem ser vendidos

 Uma questão pairou no ar após as chegadas de Maicosuel e Jobson: o clube irá vender alguém para compensar os investimentos? Segundo o presidente, não há necessidade disso.

- Não posso dizer que o clube está totalmente sanado, que suas finanças estão ótimas. Mas, como falei, confio na nossa torcida. Os jogadores que podem despertar interesse no mercado têm multas muito altas. E não vamos vender por menos. Então, acho difícil alguém sair agora.

Detalhe técnico adia anúncio oficial de Maicosuel

 Empresário do apoiador já dá o negócio como certo

LANCEPRESS!


Se Maicosuel já até vestiu a camisa com o símbolo do Botafogo, qual é o motivo para a diretoria alvinegra não anunciar logo o apoiador? Apesar de público, o negócio ainda não está completamente definido. Para que o Mago seja oficialmente atleta do Botafogo, o clube precisa encerrar com sucesso a transferência de contrato com o Hoffenheim (ALE).

As questões burocráticas envolvem valores relativos à parcela restante do pagamento e à tradução do contrato para português, para que ele seja completamente entendido e devolvido em inglês. Apesar do otimismo, o presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, espera pelo desfecho para festejar o reforço.

– Faltam resolver questões burocráticas e por isso ele ainda não é do Bota. Mas quando um clube libera o jogador para treinar, tem tudo para o negócio dar certo – disse.

Já para o empresário do apoiador, Lê, a torcida pode comemorar:

– Está por pouco, mas é do Botafogo.

Lucio Flavio diz que está com saudade de jogar

Meia quer aproveitar os jogos-treino do Botafogo para matar um pouco a vontade de atuar em partidas oficiais

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Lucio Flavio diz que está com saudades de jogar
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

A pausa para a Copa do Mundo permitiu que os jogadores ganhassem umas folgas e um pouco mais de tempo para treinar. Mas a ausência de partidas oficiais começa a dar saudade nos atletas. Que o diga o meia Lucio Flavio que revela estar ansioso pela volta do Campeonato Brasileiro.

- Começa a dar saudade, sim. Até porque, com a Copa do Mundo, a gente fica assistindo aos jogos e tem vontade de atuar também. Temos que aproveitar esses jogos-treino antes da volta do Brasileirão para matar um pouco essa vontade – diz.

Por falar em Copa do Mundo, o jogador conta que, agora que está concentrado com o time,

tem tentado assistir ao maior número possível de partidas.

- Na primeira semana, não assisti muita coisa porque a gente estava de folga e me preocupei em dar atenção à minha família. Agora, estou vendo mais. Acho que os jogos da segunda fase estão bons – avalia.

Vão ter que nos aturar! ahahahahha Que lindo! Salve, Mago!

Maicosuel chega à Granja Comary e agita a torcida: ‘O Mago voltou’

Jogador causa grande alvoroço no pequeno grupo de torcedores que acompanhava o treino do Botafogo

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Maicosuel não perdeu tempo. Liberado pelo Hoffenheim (Alemanha) para treinar junto com o Botafogo, o jogador se apresentou ao técnico Joel Santana na Granja Comary na tarde desta terça-feira. Como a contratação ainda não está 100% concluída, o meia não pôde dar entrevistas.

Joel brinca com Maicosuel e arranca gargalhada do meia (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

A alegria do meia era evidente. Recepcionado com festa pelos cerca de vinte torcedores que acompanhavam o treino do Botafogo, o meia foi solícito e distribuiu autógrafos aos fãs. “O Mago voltou”, gritavam. Em seguida, foi conversar com seus antigos colegas de clube.

Maicosuel chegou ao lado do presidente Maurício

Assumpção (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Por último, Maicosuel foi levado pelo presidente Maurício Assumpção até o técnico Joel Santana. E de cara conheceu o estilo brincalhão do comandante alvinegro.

- Então você que é o nosso salvador da pátria? – disparou Joel, arrancando uma risada do meia, que se apressou a negar.

Visivelmente feliz, Maurício Assumpção falou sobre as dificuldades da contratação do meia.

- A gente sabia que seria uma negociação demorada e ainda temos questões burocráticas para resolver antes de poder dizer que ele é jogador do Botafogo. Mas se o Hoffenheim liberou ele para treinar no clube, é porque as coisas estão muito bem encaminhadas – disse.

Nesta quarta, Maicosuel já participará dos treinos do clube na Granja Comary. Os últimos detalhes de sua negociação ainda estão sendo acertados e, quando isso acontecer, o jogador será oficialmente apresentado.

Maicosuel fala com a torcida (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Blatter diz que Fifa vai reabrir debate sobre tecnologia no futebol


AP


OHANNESBURGO - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, se desculpou com Inglaterra e México pelos erros que ajudaram a eliminar as duas seleções da Copa do Mundo e disse que a entidade máxima do futebol vai reabrir o debate sobre uso de tecnologia de vídeo no jogo. Nesta terça-feira, Blatter disse que pediu desculpas aos representantes das duas seleções e que seu pedido foi aceito. (Leia mais: Howard Webb diz que árbitros estão prontos para o uso da tecnologia )

- Naturalmente nós lamentamos quando vemos a evidência dos erros dos árbitros - afirmou.

Blatter garantiu que a Fifa vai "reabrir o caso" do vídeo numa reunião do comitê de regras da entidade no País de Gales em julho. Ele acrescentou que seria "sem sentido" não considerar mudanças. A Fifa também pretende atualizar seu programa de treinamento de árbitros.

O presidente da Fifa disse que até outubro ou novembro será criado um novo conceito para aprimorar o controle das partidas pelos árbitros e assistentes "em competições de alto nível".

A posição de Baltter é diferente da expressada pelo porta-voz da Fifa na segunda-feira. Em entrevista coletiva, Nicolas Maingot rejeitou a introdução de novas tecnologias no futebol e criticou a exibiçã de replays de lances polêmicos em telões nos estádios .

Botafogo aguarda resposta do Estado por Marechal Hermes

Sérgio Cabral prometeu marcar uma reunião com os dirigentes do Botafogo

LANCEPRESS!

A diretoria do Botafogo aguarda uma reunião como Governo do Rio de Janeiro para discutir a concessão do terreno em Marechal Hermes para poder iniciar as obras do CT da base do Alvinegro.

Em maio, após o título estadual, o governador Sérgio Cabral prometeu marcar uma reunião com os dirigentes do clube para definir o assunto.       

Maicosuel se junta ao elenco do Bota, mas anúncio oficial segue sem data

Diretoria ainda acerta últimos detalhes da negociação para dar fim à novela, mas clube alemão libera o jogador para treinar no clube

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Maicosuel ao lado do vice de futebol, André Silva, em seu casamento. Bom relacionamento ajuda na negociação (Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

O Botafogo anunciou, nesta terça-feira, que Maicosuel se juntará ao time para treinar. Apesar de salientar que ainda negocia com o Hoffenheim (Alemanha), a diretoria alvinegra tem um documento dos alemães liberando o jogador para se juntar ao elenco enquanto os últimos detalhes são fechados.

Como noticiou o GLOBOESPORTE.COM, um desses detalhes é a melhor data para apresentação do meia, já que, durante a Copa do Mundo, as atenções estão voltadas para o evento. Com isso, a chegada do meia perderia espaço na mídia e não causaria o impacto esperado.

O Botafogo vai adquirir 80% do passe do meia. Os outros 20% seguem pertencendo ao Hoffenheim que, com isso, terá direito a uma parcela do valor de uma possível transferência. O meia assinará um contrato de duas temporadas com a equipe alvinegra.

A negociação com o clube alemão é bastante complicada. Apesar do desejo do jogador de voltar ao Botafogo, o Hoffenheim exigia o pagamento da multa rescisória (cerca de R$ 11 milhões) para liberar o atleta. Após algumas conversas, a diretoria alvinegra conseguiu diminuir esse valor para cerca de R$ 9 milhões e passou a correr atrás de patrocinadores.

Maicosuel será usado em projetos de marketing para captar recursos para o clube. Os mais importantes giram em torno da mística da camisa 7 - usada por outros ídolos, como Garrincha e Túlio Maravilha - e do projeto sócio-torcedor do Glorioso.

O meia voltará ao Botafogo um ano após deixar o clube. Em 2009, o meia foi campeão da Taça Guanabara e vice da Taça Rio, sendo o artilheiro, o melhor meia-esquerda e craque do Campeonato Carioca (assista aos gols do meia no vídeo ao lado).

Nota Oficial - Maicosuel

 Hoffenheim libera jogador para treinamentos a partir desta terça-feira

Site Oficial do Botafogo


O Botafogo de Futebol e Regatas comunica que recebeu um fax do Hoffenheim liberando para treinamentos o atleta Maicosuel Reginaldo de Matos a partir desta terça-feira, dia 29 de junho de 2010. O jogador se juntará à delegação em Teresópolis e treinará na Granja Comary na parte da tarde.

As negociações entre Botafogo e Hoffenheim continuam. Como os clubes acertam questões contratuais, o jogador ainda não poderá ser apresentado oficialmente nem conceder entrevistas.


Assessoria de Imprensa

Aos usuários do Canal Botafogo

Calma, galera!

O Canal vai voltar.

Segurem a ansiedade lendo o Blog-Clipping.


*Esses adesivos estão à disposição dos Botafoguenses, comigo.

Chuva deixa mais de 157 mil pessoas fora de casa no Nordeste

Diretoria pode esperar Copa acabar para anunciar Maicosuel

Fonte: Globoesporte.com;FogãoNet

O Botafogo fecha alguns detalhes para acertar definitivamente com Maicosuel. E um desses detalhes não tem ligação direta com a negociação do meia. A diretoria do clube estuda a melhor data para anunciar a chegada do Mago já que, durante a Copa do Mundo, as atenções estão voltadas para o evento. Com isso, a contração do jogador perderia espaço na mídia e não causaria o impacto esperado.

O esforço da diretoria alvinegra na negociação de Maicosuel é grande. O meia será uma das mais importantes contratações do futebol brasileiro nos últimos anos - pelo menos no que diz respeito ao valor da negociação - e o Botafogo espera ter retorno com isso dentro e fora de campo. Dessa forma, não quer desperdiçar a chance de ganhar destaque com a chegada do Mago. A expectativa é que o clube escolha um dia em que, pelo menos, o Brasil não esteja em campo.

A diretoria depende de algumas questões burocráticas para firmar com o jogador, depois que o Hoffenheim, da Alemanha, aceitou a proposta de cerca de R$ 9 milhões. A próxima semana pode apresentar novidades, possivelmente com a chegada do jogador ao Rio de Janeiro e sua integração ao elenco, mesmo que ainda sem ser apresentado oficialmente. Maicosuel permanece em São Paulo aguardando o desfecho das negociações. Ele, inclusive, não compareceu ao casamento do vice de futebol alvinegro André Silva, no último sábado, cerimônia da qual seria um dos padrinhos. A decisão partiu dos representantes do meia, que decidiram preservá-lo.

Maicosuel será usado em projetos de marketing para captar recursos para o clube. Os mais importantes giram em torno da mítica da camisa 7 e do projeto sócio-torcedor do Glorioso.

Maicosuel não vai a casamento do vice de futebol André Silva

Fonte: Lance!


Para preservar a imagem do meia, Maicosuel não compareceu ao casamento do vice de futebol, André Silva, no último sábado. O jogador, que era padrinho do dirigente, deve ser anunciado pelo clube ainda nesta semana. A diretoria alvinegra já teria acertado todos os detalhes da negociação e estaria apenas estudando um melhor dia para apresentá-lo oficialmente à torcida.

Joel Santana aprova atuação de Jobson: 'Ele superou expectativas'

Lancepress


Após o acerto com Jobson, ficou a dúvida para saber se o jogador voltaria aos gramados apresentando o mesmo futebol que encantou os torcedores alvinegros no fim do ano passado. Quando a bola começou a rolar na Granja Comary, o atacante provou que não só está bem como irá buscar uma vaga no time titular.

Durante a semana, Jobson recebeu várias oportunidades entre os titulares quando Joel testava formações ofensivas. Ontem, o atacante entrou no jogo-treino contra o Macaé no segundo tempo e criou as principais jogadas da equipe.

Apesar das observações, o técnico do Botafogo admite que Jobson está ganhando seu espaço com ele.

– Ele está fazendo tudo certo, mas ainda erra na última bola. Isso é normal porque não joga hámuito tempo. É um jogador que pega na bola e o objetivo dele é o gol. Ele vai ser muito importante para nós.

Acho que, para um jogador que ficou parado como ele, foi uma semana boa de treinamentos. Para um primeiro jogo, ele superou as expectativas – admitiu Joel.

Botafogo comemora adesão ao sócio-torcedor

DE PRIMA
Lancepress

O Botafogo comemora a adesão ao seu novo programa de sócio-torcedor. Com quatro meses de lançamento, o clube registra quase 7 mil novos sócios, muito perto da meta estipulada para um ano, de 10 mil. Segundo o marketing do clube, a arrecadação aumentou 30,47% no mês passado, o terceiro em vigência do 'Sou Botafogo'.

Edno espera por mais chances no Botafogo

Atacante atuou como titular nos coletivos da semana passada


Edno treinou de titular na semana passada e ainda marcou um gol (Créditos: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

Apesar da chegada de Jobson, o atacante Edno ainda recebe de Joel Santana algumas oportunidades no Botafogo. Durante a semana passada, ele teve a chance de atuar como titular no coletivo e ainda marcou um gol na atividade.

– Não estou na melhor forma, mas estou pegando confiança. Antes já vinha jogando bem e ajudando a equipe – afirmou o atacante.

O primeiro desafio do Botafogo na volta do Campeonato Brasileiro será o clássico contra o Flamengo, no dia 14 de julho, no Maracanã.

Ferj encaminha ofício para CBF para usar dois árbitros a mais

No Estadual de 2010, a Federação utilizou dois assistentes atrás do gol


A atuação de Jorge Larrionda na partida entre Inglaterra e Alemanha, gerou polêmicas (Crédito: EFE)

Guilherme Martins
RIO DE JANEIRO (RJ)

A Ferj encaminhou na última sexta-feira um ofício à CBF, que será enviado para a International Board, para liberar a utilização de dois árbitros atrás dos gols em todas as partidas do Campeonato Carioca em 2011.

O presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro, Jorge Rabello, afirmou que essa medida, além de mais barata, vai ajudar muito a diminuir os erros.

- A Fifa liberou em maio a utilização de dois árbitros atrás do gol. O que acaba saindo mais barato e ajuda a diminuir os erros. Já encaminhamos um ofício para CBF que deve mandar para International Board e em 2011 utilizaremos em todos os jogos os dois árbitros no Campeonato Carioca. O que na minha opinião tem maior custo-benefício do que a tecnologia que a Fifa já aboliu. - garantiu.

No Campeonato Carioca deste ano, a Ferj já utilizou dois assistentes atrás de cada gol, só que apenas nas partidas decisivas. Mesmo assim, esses auxiliares não tinham poder de interferir na partida, apenas em lances capitais dentro da área.

Rabello também destacou que o quarto árbitro terá voz ativa nas partidas, o que para ele é um avanço no futebol.

- O quarto árbitro também poderá participar da partida.Através de um ponto eletrônico, ele poderá se comunicar com o principal árbitro da partida. Sem dúvidas, teremos menos erros - contou.

Em maio, a Fifa liberou a utilização experimental de dois árbitros, um atrás de cada gol. Eles, assim como o quarto árbitro, terão poder de interferir na partida, através de um ponto eletrônico. O secretário geral, Jerome Valcke, afirmou que será estudada a possibilidade de utilizar esses árbitros auxiliares em jogos oficiais organizadas pela entidade máxima do futebol.

Desta forma, a Fifa elimina de vez a utilização de outros tipos de tecnologia, que acabam tendo custo maior. A orgão máximo do futebol também já deixou claro que não é à favor da tecnologia em jogos.

Destaque nos treinos, Túlio Souza avisa: ‘Se precisar, pode colocar’

Volante ainda se recupera de lesão no ombro, mas realiza as atividades normalmente com o resto do time

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Túlio Souza após o treino do Botafogo
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Túlio Souza vem trabalhando em duas frentes na intertemporada do Botafogo. Dentro de campo, busca se destacar para tentar ter uma chance na equipe principal. Fora dele, faz tratamento para se recuperar de uma lesão no ombro esquerdo. O esforço vem chamando a atenção de quem assiste aos treinos do clube na Granja Comary já que o jogador vem tendo boas atuações nos coletivos.

- Você tem que estar sempre disponível. Tem que estar sempre treinando bem. Nunca fiquei de cabeça baixa. Se precisar de mim, pode colocar. Eu me dedico bastante e tento saber levar isso para estar sempre bem – disse o volante.

O técnico Joel Santana concorda que o jogador vem se destacando. Mas ressalta que outros atletas também estão bem nesse início de trabalho.

- Ele é um bom jogador e contamos com ele. Realmente, vem treinando bem, assim como o Renato Cajá. O problema do Túlio é que ele se lesiona muito. Espero que isso não aconteça mais – afirmou.

Fahel espera que Bota não pare igual seu ônibus e tenha força no Brasileiro

Volante faz uma comparação do time com o incidente que aconteceu nesta segunda-feira durante o trajeto entre o Rio de Janeiro e Teresópolis

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Fahel quer o Botafogo subindo sempre
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

O ônibus do Botafogo perdeu força na subida da serra e parou, fazendo o time esperar o reboque para chegar a Teresópolis. Falando sobre isso, o volante Fahel fez uma comparação entre o veículo e o time alvinegro. Ao contrário do que aconteceu com o ônibus, o jogador quer que a equipe “esbanje força” para subir na tabela do Campeonato Brasileiro.

- Espero que isso não contagie o time. Temos uma caminhada grande pela frente no Brasileiro e precisamos estar sempre com força máxima para chegar lá em cima – disse o jogador.

Para ter essa força toda, o time alvinegro faz fortes treinos na intertemporada. Até sexta-feira, a equipe vai fazer atividades em dois períodos na Granja Comary, centro de treinamento da seleção brasileira.

Ônibus quebra, delegação atrasa, mas treino é realizado sem problemas

Jogadores alvinegros fazem atividades físicas pela manhã sob o comando do preparador Eduardo Fontes

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Delegação chega à Granja Comary atrasada
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

O Botafogo teve um pequeno contratempo em seu retorno a Teresópolis, cidade serrana do Rio, onde realiza sua intertemporada. O ônibus da delegação alvinegra teve problemas no caminho para a Granja Comary e precisou ser rebocado até o seu hotel.

Apesar do pequeno problema, o treino da manhã não sofreu alterações e os jogadores fizeram suas atividades físicas normalmente. O treino estava originalmente marcado para a tarde, mas por conta do jogo entre Brasil e Chile, foi antecipado para de manhã.

Os jogadores, junto com a comissão técnica, passarão a tarde no hotel em que estão instalados assistindo ao duelo da Copa do Mundo. Nos próximos dias, a equipe realizará atividades em dois períodos. O time retorna ao Rio na sexta-feira e no sábado viaja para Corumbá, onde disputa um amistoso no domingo.

Joel exalta sua comissão técnica: ‘Treinador não ganha nada sozinho’

Comandante alvinegro diz que tem profissionais de confiança em cada área

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Joel sorridente durante treinos em Teresópolis
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

O Botafogo faz um trabalho intenso na intertemporada antes da volta do Campeonato Brasileiro para ter os seus jogadores no auge já no primeiro duelo após a Copa do Mundo, no dia 14 de julho, contra o Flamengo. “Maestro” de todos os profissionais que trabalham sob seu comando, Joel Santana faz questão de elogiar a sua comissão técnica.

- Eu tenho profissionais de confiança comigo. Eu sou o técnico, mas cada um dentro da sua área tem autonomia e responsabilidade. Treinador não ganha nada sozinho. Eu obedeço 100% ao que eles determinam dentro de suas áreas - afirma.

Conhecido pelo seu bom-humor, Joel diz que tenta levar esse seu jeito para o dia a dia do clube, principalmente durante os dias de intertemporada, quando todos ficam bastante tempo juntos.

- A gente tem que levar as coisas na boa. Em Teresópolis, foram cinquenta pessoas trabalhando. Tem que ter um bom ambiente entre todos para as coisas funcionarem. Estamos treinando duro, mas isso não quer dizer que não podemos ter um bom ambiente. Na hora de brincar, a gente brinca, e na hora de trabalhar, a gente leva a sério – explica.

E é nessa linha de brincadeiras e trabalho nas horas certas que o técnico explica a função de Maurício Albuquerque, seu auxiliar.

- Ele é meu braço direito, resolve quase tudo que eu preciso. Mas fala muito. Agora, está com uma de ficar falando de receita de bolo. Mas não acerta uma – brinca.

Na briga por uma vaga de titular, Caio sabe a receita para sair na frente: gols

Atacante sabe que disputa está ainda mais acirrada com chegada de Jobson

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ


Sorridente, Caio dá entrevista na Granja Comary
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Na ausência de Loco Abreu, que está na África do Sul disputando a Copa do Mundo pelo Uruguai, Caio vem sendo escalado por Joel Santana no ataque do time titular durante os treinos. No primeiro coletivo, inclusive, o atacante teve um bom desempenho e balançou as redes três vezes. E é com esse tipo de atuação que o jogador espera convencer o treinador de que pode ser escalado na equipe principal.

- O grupo é forte. No ataque tem o Abreu, o Herrera, o Jobson e o Alex. Vai ser uma disputa dura, mas sadia. Tenho que voltar a ter boas atuações e, principalmente, voltar a fazer gols – disse.

A chegada de Jobson, com quem Caio tem excelente relacionamento, acirrou ainda mais a disputa pela titularidade. Nada que abale a amizade entre eles.

- Quem sabe a gente não pode até jogar junto? Fico feliz que o torcedor goste de nós dois. Não vejo isso como um problema.

Botafogo aguarda melhor data para anunciar Maicosuel

Diretoria não que dividir atenções entre a chegada do meia e o Mundial

Por Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


                                 Maicosuel está muito perto de voltar (Foto: Globo)

O Botafogo fecha alguns detalhes para acertar definitivamente com Maicosuel. E um desses detalhes não tem ligação direta com a negociação do meia. A diretoria do clube estuda a melhor data para anunciar a chegada do Mago já que, durante a Copa do Mundo, as atenções estão voltadas para o evento. Com isso, a contração do jogador perderia espaço na mídia e não causaria o impacto esperado.

O esforço da diretoria alvinegra na negociação de Maicosuel é grande. O meia será uma das mais importantes contratações do futebol brasileiro nos últimos anos - pelo menos no que diz respeito ao valor da negociação - e o Botafogo espera ter retorno com isso dentro e fora de campo. Dessa forma, não quer desperdiçar a chance de ganhar destaque com a chegada do Mago. A expectativa é que o clube escolha um dia em que, pelo menos, o Brasil não esteja em campo.

A diretoria depende de algumas questões burocráticas para firmar com o jogador, depois que o Hoffenheim, da Alemanha, aceitou a proposta de cerca de R$ 9 milhões. A próxima semana pode apresentar novidades, possivelmente com a chegada do jogador ao Rio de Janeiro e sua integração ao elenco, mesmo que ainda sem ser apresentado oficialmente. Maicosuel permanece em São Paulo aguardando o desfecho das negociações. Ele, inclusive, não compareceu ao casamento do vice de futebol alvinegro André Silva, no último sábado, cerimônia da qual seria um dos padrinhos. A decisão partiu dos representantes do meia, que decidiram preservá-lo.

Maicosuel será usado em projetos de marketing para captar recursos para o clube. Os mais importantes giram em torno da mítica da camisa 7 e do projeto sócio-torcedor do Glorioso.

Joel aprova movimentação do Botafogo em jogo-treino

Treinador ressalta dificuldades que o time enfrentou por ter feito uma semana de treinos pesados no frio de Teresópolis

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


Em seu primeiro jogo-treino da intertemporada, o Botafogo empatou com o Macaé por 1 a 1, no Engenhão, neste sábado. Contudo, para o técnico Joel Santana o resultado da partida não foi o mais importante. Para ele, a partida servia para testar a movimentação do time e dar ritmo aos jogadores.

- Gostei da movimentação. O jogo-treino foi bom para avaliar o grupo que temos. E esta análise foi positiva, pois tivemos uma semana puxada, de muitos treinos físicos no frio. Durante o jogo, no Rio, estava muito calor. Perdemos muitos gols, mas, de modo geral, foi bom – disse Joel ao site oficial do clube.

Nesta segunda, o Botafogo retorna aos treinos na Granja Comary, em Teresópolis-RJ. O clube fica na cidade serrana até sexta-feira, quando volta ao Rio de Janeiro.

Herrera esbanja vontade até em jogo-treino do Botafogo

Atacante argentino tem empenho premiado com um gol na atividade contra o Macaé, no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


O atacante Herrera não quis nem saber se era jogo-treino ou não. Neste sábado, o argentino foi o jogador que mostrou mais vontade no empate entre Botafogo e Macaé, no Engenhão. Seu empenho acabou premiado com um gol de calcanhar, que deixou os titulares com a vitória por 1 a 0 após 45 minutos. No segundo tempo, o técnico Joel Santana lançou apenas os reservas, que sofreram o gol de empate.

- Para mim, o pensamento é de que temos que ganhar. Jogo sempre com esse objetivo. O gol foi bonito, me deu moral, mas o mais importante é que ajudou o time a vencer - disse Herrera ao site oficial do clube.

O argentino reconheceu que o Botafogo ainda precisa melhorar, mas está confiante que o time estará bem para o reinício do Campeonato Brasileiro, em 14 de julho, no clássico contra o Flamengo.

- Se fizermos tudo certo na preparação, poderemos conseguir o que queremos - afirmou.

A equipe continua sua intertemporada na Granja Comary, em Teresópolis, nesta semana.

Botafogo empata com o Macaé em jogo-treino no Engenhão

Time titular vence o primeiro tempo e reservas sofrem o empate na etapa final

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

O Botafogo não saiu do empate com o Macaé, neste sábado, no Engenhão. Em jogo-treino, as equipes terminaram com o 1 a 1 no placar. Os titulares venceram o primeiro tempo por 1 a 0, com gol de Herrera, de calcanhar. Na segunda etapa os reservas sofreram o empate. Bruno Luís marcou para o Macaé. E o técnico Joel Santana aprovou a atuação do time.

- Gostei da movimentação. O jogo-treino foi bom para avaliar o grupo que temos. E esta análise foi positiva, pois tivemos uma semana puxada, de muitos treinos físicos no frio, aqui estava muito calor. Perdemos muitos gols, mas, de modo geral, foi bom - disse Joel Santana ao site oficial do Botafogo.

O time titular foi: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Herrera.

No segundo tempo, entraram os reservas com o seguinte time: Renan, Felipe Lima, Danny Morais (Alex Lopes) e Wellington; Jancarlos, Bruno Thiago (Alex), Túlio Souza (Bruno Thiago), Renato e Araruama; Jobson e Edno.

Sério em campo, Jefferson diz que é mais brincalhão fora das quatro linhas

Goleiro conta que, por conta de seu excessiva atenção nos jogos, já ignorou os gritos de sua esposa e filha durante uma partida

Por Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


Jefferson diz que se contra muito quando está de uniforme (Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Quem acompanha o dia a dia do Botafogo percebe que o bom-humor está sempre presente. Após as atividades, os jogadores brincam entre si e se provocam. Porém, um atleta normalmente foge desse perfil: Jefferson. Mais calado, o goleiro não costuma participar das brincadeiras. Mas diz que isso só acontece quando veste o uniforme.

- Eu sou um pouco mais reservado mesmo. Mas tem o tempo que eu gosto de brincar também. Nos treinos que eu fico muito concentrado e acabo passando essa imagem. Fora de campo, eu sou mais brincalhão.

A concentração é tanta, que o goleiro conta que já chegou a não perceber a presença de sua esposa e sua filha em uma partida do Botafogo.

- Em um jogo contra o São Paulo, minha esposa foi com a minha filha sem eu saber. Durante a partida, elas ficaram me chamando e eu nem percebi. Só soube que elas foram depois do jogo acabar.

Cordeiro conta que provocou Abreu pela internet: ‘Primeira fase é mole’

Lateral revela que ele, Herrera e Danny Morais conversaram com o atacante nos últimos dias

Por Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


Apesar da brincadeira, Marcelo Cordeiro torce por Abreu (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

Loco Abreu está na África do Sul e sabe que, por sua causa, o Uruguai ganhou uma torcida maior durante a Copa. Afinal, os botafoguenses torcem pelo sucesso de seu atacante. No time alvinegro, os jogadores também torcem pelo amigo, mas não deixam de o provocar.

- Eu, Herrera e Danny conversamos com ele pela internet. Falei para ele que passar da primeira fase é mole. Quero ver daqui para a frente se ele vai fazer alguma coisa. Marcar gol em Copa do Mundo é difícil – disse Marcelo Cordeiro.

O lateral conta que a conversa foi bastante rápida e nem deu para saber muita coisa sobre o que estava acontecendo do outro lado do oceano.

- Conversamos pouco, nem ficamos sabendo de muitos detalhes. É que o computador dele é muito ruim. Ele quis economizar e deu nisso – brinca.

O Uruguai volta a campo neste sábado, quando encara a Coréia do Sul nas oitavas de final da competição. Com certeza, Marcelo e os outros jogadores do Botafogo estarão torcendo pelo colega. E preparando novas brincadeiras também, claro.

Bota faz jogo-treino com o Macaé para dar ritmo aos jogadores

Time alvinegro fará seu primeiro amistoso após a volta aos treinamentos

Por Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


Joel quer dar ritmo aos jogadores
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

O Botafogo entra em campo neste sábado, no Engenhão, para encarar o Macaé em seu primeiro jogo-treino após a volta aos treinamentos. A partida não será aberta ao público e apenas as delegações e a imprensa estão autorizados a entrar. O duelo tem início às 10h30m (horário de Brasília).

A partida servirá para os jogadores do Botafogo ganharem ritmo de jogo antes da volta do Campeonato Brasileiro, no dia 14 de julho (o primeiro duelo após a Copa do Mundo será contra o Flamengo). Por isso, o técnico Joel Santana quer colocar o maior número possível de atletas em campo.

- Quero dar ritmo aos jogadores. Vamos tentar colocar quase todos eles durante o jogo. Aproveito para agradecer ao Macaé por ter aceitado o convite para disputar esse jogo.

Jefferson sem medo da ‘bruxa solta’ em torno dos goleiros do Botafogo

Luis Guilherme lesionou dedo no pé e Milton sentiu fisgada na coxa em treinos do clube na Granja Comary

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Jefferson concede entrevista após treino
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Embora as lesões não sejam de muita gravidade, a bruxa parece estar rondando os goleiros do Botafogo. Primeiro, o goleiro Luis Guilherme fraturou o dedo mindinho do pé. Depois, foi a vez de Milton sentir uma fisgada na coxa. Apesar desses dois episódios, o arqueiro titular, Jefferson, não teme ser a “próxima vítima”.

- Isso é uma infelicidade que aconteceu. O Luis pulou e caiu de mau jeito e o Milton deu um pique mais forte. Quando a gente faz um período de treinos e começa a puxar mais pelo corpo, é normal isso acontecer. Mas a gente está se precavendo para não correr o risco de ficar fora dos próximos jogos – disse o goleiro.

Jefferson elogiou os treinos feitos pela equipe na intertemporada em Teresópolis. Para o goleiro, o time está acertando os últimos detalhes para voltar bem no Campeonato Brasileiro.

- Os treinos têm sido bons. Estamos aprimorando as coisas para voltar em alto nível – disse.

Assista à coletiva dos jogadores após a vitória, direto de Joanesburgo

GLOBOESPORTE.COM mostra a repercussão da classificação da seleção

Por GLOBOESPORTE.COM
Direto de Joanesburgo, África do Sul

A Transmissão ao vivo
clique   aqui

Brasil 1, 2, 3 ... O Chile continua freguês!


Seleção despacha o Chile por 3 a 0 e enfrenta os holandeses na próxima sexta às 11h

Goleiro Bruno é afastado de atividades do Flamengo

Goleiro Bruno é afastado de atividades do Flamengo

Ana Claudia Costa - O Globo

Lancepress


A presidente do Flamengo na coletiva em que anunciou o afastamento do goleiro Bruno. Foto de Gabriel de Paiva


RIO - A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, disse que o goleiro Bruno está afastado provisioriamente das atividades do clube. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, em entrevista coletiva. O goleiro, que é suspeito de ser o responsável pelo desaparecimento da mãe de um suposto filho dele, não viajará com o time nesta terça para São Paulo. Hoje na Gávea, Bruno não treinou, mas continuará treinando no Ninho do Urubu. A pessoas próximas, ele disse que está tranquilo e que ainda vai rir muito desse fato.

O goleiro é suspeito de ter assassinado a estudante Eliza Silva Samudio, de 25 anos. A jovem está desaparecida há 20 dias e pode estar morta. Investigações da Delegacia de Homicídios de Contagem apontam que ela teria sido espancada pelo jogador e outras duas pessoas. A DHC recebeu uma denúncia, anônima, de que o corpo da jovem teria sido jogado do lado de fora do Condomínio Residencial Turmalina, onde o atleta tem uma propriedade.

A situação de Bruno pode se complicar ainda mais após o depoimento da testemunha chave na investigação, esta segunda-feira, em São Paulo. Como mora fora da cidade do Rio, a testemunha teve de explicar pelo telefone o último contato com a amiga, Eliza. Segundo ela, a vítima ligou de outro número, contou que estava com o filho no sítio e que fora até lá porque o goleiro a convidara para uma festa.

As afirmações da testemunha serão anexadas ao inquérito da Delegacia de Homicídios de Contagem, em Minas Gerais, via carta precatória. Ele deverá contar na delegacia sobre a ligações que recebeu de um homem.

Neste domingo, policiais estiveram na propriedade do goleiro, mas, sem mandado da Justiça, eles não conseguiram entrar. A polícia espera conseguir agora um pedido para vasculhar o sítio do jogador.

E agora, dona Fifa? E agora, senhor Blatter?

Renato Maurício Prado

Os retrógrados do futebol, aqueles que são contra o uso da tecnologia no auxílio à arbitragem, insistindo na esdrúxula tese de que uma das maiores graças do futebol está na polêmica causada por erros de arbitragem, devem estar dando saltos de alegria. Afinal, um equívoco escandaloso manchou aquele que foi, disparado, o jogo mais espetacular da Copa da África do Sul, até agora.

Uma bola chutada por Lampard bateu no travessão e quicou mais de 30 centímetros dentro da baliza! Àquela altura, em duelo disputado num ritmo alucinante, a Alemanha vencia por 2 a 1 (depois de ter feito 2 a 0), e a Inglaterra crescia na partida. Acabara de marcar um gol e, no minuto seguinte, houve o lance absurdo — o empate teria incendiado de vez o confronto.

O erro crasso da arbitragem obrigou os ingleses a voltarem para o segundo tempo buscando, desordenadamente, a igualdade negada pelo equívoco do juiz e seu auxiliar. O resultado? Deu os espaços que o jovem e talentoso time alemão precisava para contra-atacar de forma rápida e mortal.

O placar final de 4 a 1 soa incontestável, mas é impossível negar que o desenrolar da partida poderia ter sido outro se o chute de Lampard tivesse levado o placar a 2 a 2, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Quarenta e quatro anos depois, os ingleses experimentaram do próprio veneno. A diferença é que a bola que lhes garantiu a vitória e o título, diante da Alemanha, na Copa de 66, até hoje ninguém pode dizer, com absoluta certeza, se entrou ou não. Bem ao contrário desta...

--------------------------------------------------

Outro erro grosseiro favorece Argentina

México e Argentina faziam um jogo parelho até que mais um erro grosseiro de arbitragem mudou o panorama: após grande lance de Messi, Tevez, em completo impedimento, marcou de cabeça. Em seguida, numa bobeada da zaga mexicana, Higuaín fez o segundo. Após o intervalo, o time de Messi e Maradona administrou a partida. Venceu por 3 a 1, confirmando a condição de forte candidato ao título e deixando no ar a certeza de grande duelo contra a Alemanha, nas quartas de final.

--------------------------------------------------

Contra a retranca, o drible. De quem?

Irônico, como sempre, Dunga disse ontem que “quando enfrenta adversários retrancados, todo mundo tem dificuldade.” Ainda segundo ele, a saída é “partir pra individualidade, pro drible.” Mas, no elenco atual, somente Robinho, Kaká e Luís Fabiano têm capacidade para isso. Ninguém mais.

Menos mal que o jogo de hoje não deve ser retrancado. Não creio que o Chile dirigido por Marcelo Loco Bielsa parta com tudo à frente. Mas, retrancado, também não ficará. É jogo bom pro Brasil.

----------------------------------------------

AINDA O COLETE. O ex-jogador de basquete e médico ortopedista Raimundo Grossi entrou na polêmica sobre o tal colete usado pelo goleiro Júlio César. Por e-mail, ele me garante: “O que o Júlio César usa chama-se cinta lombar e não colete toraco-lombar de Putii. Ele só atinge a coluna lombar. Eu mesmo o uso nas minhas peladas de basquete, agora depois de velho, por ter lombalgia crônica. Parabéns ao Dr. Runco.”

REMATADA BOBAGEM. Questionado sobre o erro grosseiro do juiz no jogo Alemanha e Inglaterra, Dunga disparou, com convicção: “Se o futebol não tiver discussão, nem polêmica, vocês (jornalistas) não estariam aí, nem eu aqui. Vai acabar o trabalho pra todos nós.” Quero ver o que ele vai dizer se o erro for contra o Brasil...

PRESSÃO. Em italiano, o técnico do Brasil fez mais um desabafo: “Temos que vencer sempre. Mas quando vencemos, temos também que dar espetáculo, e quando damos espetáculo dizem que o adversário é fraco. Não há saída. A pressão é sempre gigantesca.” Então, tá...

LEMBRANÇA FUNESTA. Ao assistir, revoltado, ao absurdo erro de arbitragem (claramente denunciado pelas imagens da TV) macular um jogão como Alemanha e Inglaterra fiquei pensando no presidente da Fifa, Joseph Blatter, e acabei divagando sobre a politicagem que move a Fifa e a Copa atual. Honduras, Nova Zelândia, Coreias, Japão etc não lembram Americano, Friburguense, Serrano, Rezende e que tais? E o Blatter me levou a recordar o (nada saudoso) Caixa D’Água? Pois é...

--------------------------------------------------

FRASES

“Se de onde eu estava deu pra ver

claramente que a bola do Gerrard entrou,

como o auxiliar não viu? O erro grosseiro

mudou completamente o rumo da

partida. Lamentável!”


FÁBIO CAPELLO, TÉCNICO DA INGLATERRA, APÓS O JOGO

“Özil, o jovem canhotinho alemão não se

parece com o Hensi Muller, mas sim com

cracaço Overath. E lembra também o

Paulo Henrique Ganso. Será que o Ganso

alemão será campeão?”


PEDRO PINTO DE OLIVEIRA, POR E-MAIL

Fifa silencia em relação a erros de árbitros na Copa do Mundo e quer limitar telões em estádios

O Globo, com agências internacionais

JOHANNESBURGO - A Fifa se recusou a comentar os erros de arbitragem na Copa do Mundo que contribuíram com a eliminação de Inglaterra e México no domingo . A entidade que governa o futebol, no entanto, pretende reprimir o uso de telões em estádios de futebol, depois que as imagens do replay do primeiro gol argentino contra o México geraram muitas discussões no campo. ( Fifa deveria adotar o tira-teima da TV? )

Os jogadores mexicanos protestaram com o bandeirinha e o juiz após confirmar nos telões do estádio Soccer City que Tevez estava impedido quando marcou o primeiro gol na vitória de 3 a 1, no domingo. O porta-voz da Fifa, Nicolas Maingot, disse que a repetição desse tipo de lance nas telas "não deveria acontecer" e que a instituição pretende manter um controle mais rígido nas próximas partidas.

- Replays podem ser mostrados, mas não quando acontecem lances controversos - sentenciou.
Maingot enfrentou questionamentos hostis durante uma coletiva nesta segunda, mas alegou não ter competência para discutir decisões de árbitros ou mudanças de regras pela International Football Association Board (IFAB), que rejeita a introdução de tecnologias de vídeo para ajudar a impedir erros dos juízes.

- É claro que não vamos abrir nenhum debate - disse Maingot - Esse obviamente não é o lugar para isso.

Os árbitros da Copa do Mundo se encontrarão com a imprensa na terça-feira, em sua base de treinamento em Pretória, mas são proibidos de comentar suas decisões ou de colegas. Em coletivas anteriores, juízes que tomaram decisões polêmicas - como Koman Coulibaly, de Mali, e o francês Stephane Lannoy - não apareceram.

Replays de TV rapidamente mostraram que o chute de Lampard que garantiria o empate inglês contra a Alemanha havia cruzado a linha do gol. Mas o juiz uruguaio Jorge Larrionda não confirmou o lance, ocorrido aos 38 minutos do primeiro tempo. A partida terminou em 4 a 1 para a Alemanha.

Mais tarde, ainda no domingo, o primeiro gol argentino foi marcado por Tevez em clara posição de impedimento, mas o lance foi confirmado pelo juiz italiano Roberto Rosetti, que consultou o bandeirinha. Jogadores mexicanos reclamaram muito após ver reprises da jogada nos telões do estádio.

O craque holandês Johan Cruyff, de 63 anos, engrossou o debate nesta segunda, pedindo tecnologia que ajude os árbitros: "Câmeras nos gols seriam uma boa ideia. Mas se isso incluir também impedimentos, ficaria complicado", escreveu ele no jornal De Telegraaf.

O atacante espanhol Fernando Torres, 26 anos, pediu em uma entrevista de rádio que medidas sejam tomadas para evitar erros que alterem as partidas.

- Estamos cansados de pedir por ajuda tecnológica para esse tipo de situação pois eles podem determinar se você é eliminado de uma Copa do Mundo.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, de 74 anos, que esteve nos jogos no domingo, se opõe fortemente ao uso da tecnologia no jogo.

- Deixem como está e vamos manter o futebol com os erros - disse ele quando testes com vídeo foram cancelados em março de 2008, após uma reunião da International Board - Outros esportes mudam as regras para reagir aos avanços da tecnologia. Nós não, e isso garante a fascinação e popularidade do futebol.

A estrutura de votação da IFAB, que inclui a Fifa e as quatro federações nacional da Grã-Bretanha, garante à Fifa o poder de vetar qualquer proposta. Em 2008, a entidade rejeitou o sistema "Olho de Falcão", usado no tênis para julgar bolas que caem na linha. A versão do futebol utilizaria 12 câmeras ao redor do estádio para determinar a posição da bola e enviar uma mensagem ao árbitro. O tema foi novamente debatido e rejeitado em março passado.

Blatter disse então que a tecnologia de vídeo era cara demais para ser aplicada em todo o mundo, quebraria o ritmo dos jogos e nem sempre é conclusiva.

- Não importa qual tecnologia seja aplicada, no fim a decisão deverá ser tomada por um ser humano - argumenta.

Mais uma vez, chilenos fazem chacota da seleção brasileira


por Fernanda Baldioti

"Respeitem a melhor seleção do mundo". Esse foi o recado que Robinho deixou no vestiário para a imprensa chilena após a goleada por 3 a 0 em 2008, em Santiago, pelas eliminatórias. Ao lado da frase do meia brasileiro estava a capa do jornal "La Cuarta" cuja manchete era "La Roja les va a enseñar a bailar el Koala" (A Roja – como é conhecida a seleção chilena - vai ensiná-los a dançar o Koala - ritmo musical local). Na época, outras manchetes atiçavam os torcedores: "Brasil chega fazendo gestos e esnobando", publicou o "El Mercúrio". "Brasil chega com soberba ao Chile", dizia a manchete do "La Tercera". A resposta da seleção foi dada em campo, dentro das quatro linhas. E é exatamente isso que esperamos para a partida desta segunda-feira. Tomara que os cartazes provocativos que estão circulando em correntes de e-mail no Chile (confira abaixo) cheguem às caixas postais de Dunga e Cia. Se alguém tiver o e-mail do Robinho, então, não hesite em enviar uma cópia.


Aliás, apesar das brincadeiras, os chilenos estão mesmo confiantes. Para eles, o retrospecto negativo (desde que Dunga assumiu a seleção, o Brasil venceu as cinco partidas disputadas, com vinte gols marcados e apenas três sofridos) é coisa do passado. Os chilenos só pensam em exorcizar esse fantasma e conseguir a classificação para as quartas de final. O que não falta é fé por parte do torcedor: em uma enquete realizada pelo site do jornal chileno “La Nacion”, até as 8h desta segunda, 41,3% dos participantes disseram que o país vai ganhar com justiça e 7,5% acredita até em goleada em cima do Brasil




Não tem preço

seg, 28/06/10 por Lédio Carmona


Há coisas na vida que não tem preço. São situações nas quais você sente um prazer incomensurável e se auto-questiona: “Poxa, há quanto tempo eu esperava por isso.”. Ou então você diz: “Esse momento é sempre maravilhoso. Quanto mais eu vejo, mais me divirto e me realizo”. Ontem, na mega-rodada dominical da Copa do Mundo, eu não tive esse prazer. Foi um dia espetacular. Estava no estádio comentando o melhor jogo do Mundial – Alemanha 4 x 1 Inglaterra. Falei com a minha família e Pequeno Bob disse, aos berros, que me ama. Tudo lindo. Só não tive a realização de olhar para o rosto simpático de Joseph Blatter no momento em que o uruguaio Jorge Larrionda e seu assistente não deram o já famoso gol de Frank Lampard quando a bola ultrapassou em 33cms a linha do gol. E no exato momento em que Carlitos Tevez, numa banheira sem-vergonha, abriu o caminho da ótima seleção argentina para derrotar os bons mexicanos. O que teria dito Sepp Blatter e seus seguidores do conservadorismo anacrônico, com cheiro de hipocrisia e pouco caso, sobre os equívocos históricos dessas oitavas-de-final.

Sou capaz de advinhar que será mais ou menos assim… “O erro de arbitragem faz parte do futebol. Não temos como anulá-lo totalmente. De toda maneira, estamos analisando (há vários anos, diga-se de passagem) a proposta do chip na bola. Quanto à arbitragem, nossa comissão especializada vai cuidar do assunto”.

Não sei se ele dirá exatamente isso, mas já me acostumei ouvir Blatter e outros cartolas do planeta saírem sempre com esse discursinho sem imagem, muito menos ação. Não vai acontecer nada. Absolutamente nada. Foi assim em 1966. Foi assim em 2002. Foi assim em 2006. Foi e será ainda mais assim em 2010. Os homens do futebol desenvolveram o esporte, multiplicaram os lucros, abriram as receitas, ganharam a televisão, transformaram o futebol num evento premiun mundial, mas esqueceram do básico: modernizar, aperfeiçoar e aprimorar as regras do campo.


Com um simples ON no sistema de computador, os erros de Larrionda, Rossetti e dos seus assistentes estariam reparados. E estaríamos aqui falando de Tevez, Thomas Muller, Schweinsteiger, Lampard, Messi e Javier Hernandez. Mas não: tecnologia, não. “Vai tirar a graça do futebol”, dizem os senhores da lei e bom senso. Eles preferem consultar o livro de bolso, procurar a regra tal, ler a mesma em voz cerimonial e compactuar com a falha eterna.

No fim, quem paga somos nós. Que amamos o jogo e sofremos quando a história ganha um borrão nunca mais apagado. E quem são castigados são os árbitros, falíveis, e que a essa altura do campeonato já devem ter recebido a passagem de volta. Enquanto isso, “os donos do espetáculo”, todos de paletós bem cortados e gravatas caríssimas, seguirão até o fim, sorvendo o incompreensível sabor do erro (e da desgraça) alheia.

Final com a Argentina e com gol de Pelé!

Um comercial legal, pra gente curtir, numa Copa em que a final pode ser contra a Argentina...

Renato Maurício Prado

Goleiro Bruno vai depor sobre desaparecimento de mulher

O Globo

RIO - Bruno, goleiro do Flamengo, vai ser chamado para depor nas investigações sobre o desaparecimento da estudante Eliza Samúdio, de 25 anos, que teria um filho de quatro meses com ele. Segundo informações publicadas na edição deste sábado do jornal "O Dia", Eliza está desaparecida há três semanas e a polícia de Contagem (MG) acredita que ela esteja morta. Bruno será chamado para depor porque a investigação começou após uma denúncia de que a estudante teria sido violentamente espancada dentro de um sítio que pertence ao goleiro.

- Ela teria sido violentamente agredida, morrendo em razão disso. O corpo teria sido ocultado, e o Bruno teria queimado as roupas dela no sítio - disse a delegada Alessandra Wilke, titular da Delegacia de Homicídios de Contagem.

O advogado Michel Assef Filho, que defende os interesses de Bruno, deve se encontrar ainda neste sábado com o atleta. Segundo Assef, um representante seu volta ainda esta noite de Contagem, Minas Gerais, onde esteve com a delegada. Só após se inteirar do processo e conversar com o jogador o advogado emitirá um pronunciamento oficial sobre o caso.

Enquanto isso, o goleiro treinou normalmente na manhã deste sábado em Vargem Grande. Diretor executivo do Flamengo, Zico também não quis comentar o assunto após o treino. Procurado pelo GLOBO, o goleiro não foi encontrado em seu apartamento no Recreio dos Bandeirantes. Vizinhos disseram não ter visto o jogador no condomínio durante todo o dia.

Para piorar a situação de Bruno, nesta sexta-feira a ex-esposa do goleiro, Dayane Souza, foi presa em flagrante com o filho que seria de Bruno e Eliza no apartamento de uma amiga na cidade mineira. Dayane conseguiu liberdade provisória na Justiça e o bebê foi levado para o conselho tutelar da cidade mineira.

Botafogo comemora adesão ao sócio-torcedor

DE PRIMA


O Botafogo comemora a adesão ao seu novo programa de sócio-torcedor. Com quatro meses de lançamento, o clube registra quase 7 mil novos sócios, muito perto da meta estipulada para um ano, de 10 mil. Segundo o marketing do clube, a arrecadação aumentou 30,47% no mês passado, o terceiro em vigência do 'Sou Botafogo'.

Caio diz que está bem e deve participar do jogo-treino deste sábado

Atacante se recuperou de um pisão que sofreu no pé no treino de quarta

Por Thiago Fernandes

Teresópolis, RJ

Caio está bem-humorado no clube
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Caio se recuperou do pisão no pé que sofreu no treino da última quarta-feira e deve estar em campo no jogo-treino deste sábado, contra o Macaé. O jogador diz que o incômodo já passou e que está à disposição do técnico Joel Santana.

- Levei um pisão no pé na quarta, mas estou bem e pronto para jogar. Vou esperar a decisão do professor para ver se eu entro no jogo. Mas, por mim, não tem problema. Quero estar em campo.

Para o jogador, os treinos da intertemporada têm sido muito bons para o time readquirir sua melhor forma física e se acostumar com as novas táticas que Joel tem adotado.

- O pessoal voltou bem das férias e nem perdemos tanto o entrosamento assim. Mas está todo mundo melhorando na parte física e se adaptando aos esquemas que estamos treinando.

Com 'ar superior', Herrera está na mira das brincadeiras de Joel Santana

'A gente está doido para a Argentina perder para pegar no pé dele', afirma o técnico alvinegro, para quem os hermanos e o Brasil são favoritos

Por Thiago Fernandes
Teresópolis, RJ

Joel está doido para pegar no pé de Herrera
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

Apesar de conformado, Herrera lamenta não poder assistir aos jogos da Argentina na Copa do Mundo, já que os treinos do Botafogo são marcados para o horário das partidas. Mesmo assim, os resultados dos hermanos no Mundial têm mexido com o atacante. Quem garante é o técnico Joel Santana.

- Ele não está assistindo, mas sabe que a situação está boa. Sabe como é argentino. Ele está com um ar superior. Mas a gente está doido para a Argentina perder para pegar no pé dele – brinca o técnico alvinegro.

Apesar do ‘desejo’ de Joel, o treinador alvinegro não acredita que a Argentina irá tropeçar tão cedo. Para ele, a equipe azul e branca é uma das melhores do torneio.

- Até agora, a Argentina e o Brasil estão se apresentando melhor. São os favoritos. Mas essa Copa está estranha, com muitas zebras. Não dá para prever nada.