Sempre forte em casa, Atlético-PR recebe o Botafogo, que tenta primeira vitória fora
Furacão conta com bom histórico na Arena para se recuperar, enquanto Alvinegro chega a Curitba motivado pelo bom momento
GLOBOESPORTE.COM Curitiba
Roberto Fernandes tenta outra vítória com o Furacão na Arena da Baixada
O que pode prevalecer: A empolgação de uma equipe em boa fase que busca a primeira vitória fora de casa ou a força de um time que coleciona bons resultados em seu estádio, mas não vive um bom momento? A resposta será dada neste domingo às 18h10m, quando Atlético-PR e Botafogo se enfrentam em Curitiba, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O SporTV (para o Rio de Janeiro e para a cidade de Santos) e o Premiere (para todo o país) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real a partir das 18h.
Atlético-PR e Botafogo vivem situações distintas na tabela. O Furacão é tradicionalmente forte na Arena da Baixada. A equipe está invicta no Brasileirão jogando em casa. Foram oito partidas, com três vitórias e cinco empates. No entanto, ocupa apenas a 16ª posição, com 17 pontos, e não vive um bom momento, depois de perder por 2 a 1 de virada para o Vitória na última rodada.
O time carioca tem um péssimo aproveitamento atuando fora do Engenhão. São três empates e cinco derrotas. Por isso, a obsessão é conquistar a primeira vitória na casa do adversário, e a empolgação pelo bom momento desde a chegada do técnico Ney Franco faz com que o grupo sonhe surpreender o Atlético em seu alçapão.
Objetivo do Alvinegro: seis pontos no Sul Após a vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na última quarta-feira, levou o Botafogo para a nona posição, com 22 pontos. A motivação é tanta que o objetivo é deixar o Sul do país com seis pontos, já que enfrenta o Figueirense na próxima quinta-feira, Florianópolis. Para o meia Zé Carlos, o bom momento da equipe é o combustível para o Alvinegro sonhar alto.
- No Brasileiro é importante vencer sempre. Nosso time está confiante, e acho que esse é um bom momento para sairmos de casa. São dois jogos fundamentais, e se vencermos as duas partidas vamos subir muito na tabela - ressalta.
Apesar de ainda não ter conseguido ter levado o Botafogo à vitória fora do Engenhão desde que assumiu, Ney Franco diz ter ficado satisfeito com o desempenho da equipe contra Santos, São Paulo e Flamengo. Por isso, garante que o comportamento da equipe não mudará diante do Atlético-PR. O objetivo é ter mais precisão nas conclusões a gol e redobrar o cuidado na defesa. - É sempre muito difícil jogar na casa do Atlético, mas nossa intenção é para cima do adversário e vencer - diz o treinador.
Alexandre Cassiano/AGÊNCIA O GLOBO
Ney Franco volta à Arena da Baixada, agora no comando do Botafogo
Ney sabe bem o que diz. Esta será a primeira vez que ele volta à Arena da Baixada após trabalhar como treinador do Atlético-PR. No entanto, ele não acredita que isso representará uma vantagem para o Botafogo. Desvantagem, sim, serão os desfalques do Alvinegro para a partida. Suspensos, Triguinho, Carlos Alberto e Wellington Paulista não jogam. Castillo e Alessandro, machucados, também ficam fora. Renan, Thiaguinho e Gil estão confirmados como titulares. Mas ainda está aberta uma vaga na zaga ou na lateral. Eduardo e Leandro Guerreiro disputam a posição.
Furacão chega pressionado para o duelo em casa
O técnico do Furacão, Roberto Fernandes, ganhou dois reforços nesta sexta-feira. O volante Fernando e o atacante Rafael Moura foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e serão titulares. Além dos dois, Fernandes poderá contar com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o meia-atacante Ferreira, que cumpriram suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
Após a derrota para o Vitória na última quarta-feira, a equipe chega pressionada para a partida. É o sentimento do lateral Nei, que se resigna com a posição da equipe na tabela de classificação. - Não tem explicação para o que aconteceu contra o Vitória. A torcida atleticana já perdeu a paciência com a gente há muito tempo. Domingo vai ser complicado mais uma vez jogar na Arena contra o Botafogo. A pressão dos torcedores pela vitória será grande. Vamos viver uma situação chata de novo, mas temos que trabalhar. Temos que tirar o time desta situação - disse o jogador atleticano.
Ficha técnica:
ATLÉTICO-PR
BOTAFOGO
Galatto, Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Nei, Alan Bahia, Fernando, Julio dos Santos e Márcio Azevedo; Ferreira e Rafael Moura.
Renan, Renato Silva, Andre Luis e Eduardo (Leandro Guerreiro); Thiaguinho, Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Gil.
Técnico: Roberto Fernandes.
Técnico: Ney Franco.
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Data: 03/08/2008. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA). Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo para o estado Rio de Janeiro e para a cidade de Santos (SP).
O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h10m (de Brasília).