Figueirense x Botafogo: disputa direta e tabu em jogo
Na luta para chegar próximo do G-4, Alvinegro carioca busca primeiro triunfo em oito jogos no estádio
GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
Rodada após rodada, o Botafogo vem conseguindo vencer etapas no Campeonato Brasileiro. Depois da chegada de Ney Franco, a equipe se acertou em campo. Em seguida, estabilizou a defesa. Os próximos passos foram dados no último domingo, quando pela primeira vez conquistou duas vitórias seguidas na competição e um triunfo fora de casa. Nesta quinta-feira, a missão alvinegra é derrotar o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, feito que o Alvinegro carioca jamais conseguiu em sete oportunidades (quatro derrotas e três empates).
O SporTV (para Rio de Janeiro e São Paulo) e o Premiere transmitem a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 20h30m. Mas o Figueirense tem bons motivos para entrar em campo com a confiança de que sua invencibilidade para o rival não terminará em 2008. Depois da goleada por 7 a 1 sofrida para o Grêmio no Orlando Scarpelli, o time de Paulo César Gusmão disputou três partidas, com dois empates e uma vitória. Ela aconteceu na última rodada, quando a equipe fez 2 a 1 no Náutico em Recife.
Na 11ª posição no Brasileiro, a equipe catarinense chega com moral. A situação do Botafogo não é diferente. No último domingo o time fez 3 a 0 no Atlético-PR em plena Arena da Baixada, mesmo com cinco desfalques. O ambiente no clube, que já era bom, melhorou muito, crescendo a confiança de que a marca será quebrada nesta quinta-feira. O resultado levou o Botafogo ao oitavo lugar, mas a apenas um ponto do Figueirense.
Por isso, o confronto em Florianópolis será direto. - Uma vitória nos fará subir muito na tabela e nos deixará bem próximos do objetivo de terminar o primeiro turno bem próximos do G-4. Nosso resultado na Arena da Baixada foi importante, e, contra o Figueirense, vamos tentar manter o nível dessa atuação. Fecharia muito bem a nossa passagem pelo Sul e nos deixaria com muita moral para enfrentar o Palmeiras, no próximo domingo - avalia o técnico Ney Franco.
Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Wellington Paulista tem volta confirmada ao ataque do Botafogo nesta quinta
O jogo marcará o reencontro do Botafogo com Paulo César Gusmão. O técnico, que trabalhou no clube em 2005, era o principal nome da diretoria para substituir Geninho. No entanto, ele preferiu permanecer no Figueirense, abrindo espaço para Ney Franco.
Um dos destaques do Botafogo na temporada, o volante Diguinho lembra que qualquer partida no Orlando Scarpelli significa marcação e correria redobrada. Por isso, espera que o Botafogo siga esses passos para conquistar sua primeira vitória no estádio. - Sabemos como é jogar no campo do Figueirense. É sempre muita pegada e atenção total. Qualquer descuido pode resultar na derrota. Vamos lutar muito para não cometer erros que decidem uma partida. Ney Franco tem problemas para escalar a equipe. Mas apenas bons problemas.
Com apenas o goleiro Castillo e o lateral-direito Alessandro como desfalques, o técnico comemora o fato de ter muitas opções para antes e durante o jogo desta quinta. Renan e Thiaguinho continuam entre os titulares, como aconteceu no último domingo. Triguinho, Carlos Alberto e Wellington Paulista, que cumpriram suspensão, têm volta confirmada. Com isso, saem Zé Carlos, Leandro Guerreiro e Gil. Os zagueiros Renato Silva e André Luis, que foram dúvida durante a semana por causa de problemas musculares, estarão entre os 11. Prata-da-casa em alta no Figueirense
Divulgação/Site Oficial do Figueirense
Depois de recusar volta ao Botafogo, PC Gusmão enfrenta o ex-clube
Os catarinenses apostam na boa fase do atacante Rafael Coelho. Revelado nas divisões de base do clube, o jogador de 20 anos está apresentando um bom futebol.
Na vitória por 2 a 1 sobre do Náutico, nos Aflitos, o atacante marcou os dois gols dos Alvinegro catarinense.Outro destaque é o goleiro Wilson, que completa 100 jogos com a camisa do clube nesta quinta-feira.
Um dos jogadores preferidos da torcida, ele deve receber uma placa comemorativa como homenagem da diretoria.O Figueira terá a volta de atletas importantes. Após cumprirem suspensão, Magal e Marquinho estão à disposição do técnico Paulo César Gusmão. O retorno do volante é certo.
Já o segundo deve ficar no banco, pois Rodrigo Fabri teve uma boa atuação quando substituiu o meia. Expulso contra o Náutico, o zagueiro Bruno Aguiar fica fora da partida contra o Botafogo. Outro que também não vai atuar é o volante Jackson, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Timbu. O Figueira não tem nenhum jogador machucado.
Ficha do jogo:
FIGUEIRENSE
BOTAFOGO
Wilson; Anderson Luís, Bruno Perone, Asprilla e Leandro Soares; Leandro Carvalho, Magal, Rodrigo Fabri (Marquinho) e Cleiton Xavier; Rafael Coelho e Tadeu.
Renan, Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: PC Gusmão.
Técnico: Ney Franco.
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC). Data: 07/08/2008. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Auxiliares: Rodrigo Otávio Baeta (MG) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo para os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 20h30m (de Brasília).