Botafogo e Palmeiras: consolidação e caça ao G-4
Alvinegro busca vitória em confronto direto para chegar à elite, enquanto Verdão tenta chegar mais perto do líder
Gustavo Rotstein e Luiz Ademar Rio de Janeiro e São Paulo
Ney Franco e Luxemburgo fazem duelo à beira do campo na partida deste domingo
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chega ao fim com uma partida que reúne duas equipes com tudo para brigar ponto a ponto durante toda a segunda metade da competição.
O Botafogo recebe o Palmeiras, neste domingo, no Engenhão, de olho no G-4, zona em que o time paulista mostra estar consolidado.
A Rede Globo (para São Paulo) e o Premiere transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 16h. Depois de um longo tempo de desconfiança, a torcida do Botafogo parece disposta a encher o Engenhão pela primeira vez no Campeonato Brasileiro.
A boa procura por ingressos nos últimos dias se deve à empolgação dos alvinegros após as duas vitórias consecutivas fora de casa (3 a 0 sobre o Atlético-PR e 2 a 1 sobre o Figueirense), que colocaram a equipe definitivamente na briga pelas primeiras posições. O Botafogo está muito perto de alcançar o objetivo do técnico Ney Franco, que é terminar o primeiro turno colado ao G-4. Atualmente a equipe ocupa a oitava posição na tabela, mas a apenas dois pontos do São Paulo, quarto colocado.
Apesar de não poder alcançar o Grêmio, que tem quatro pontos a mais, e terminar o primeiro turno na liderança, o Palmeiras tem outro objetivo na última rodada: vencer o Botafogo fora de casa e roubar o segundo lugar do Cruzeiro, que, na avaliação de jogadores e comissão técnica do Verdão, deve ter muita dificuldade na partida contra a desesperada Portuguesa, no Canindé. - Não é possível alcançar o Grêmio ainda neste primeiro turno. Portanto, a meta do Palmeiras é terminar na vice-liderança. Assim, no segundo turno, a equipe entra embalada para assumir a primeira colocação o mais rápido possível - afirma o artilheiro Alex Mineiro.
Mas o Botafogo está tão motivado quanto o rival. Embora não queira chamar muito a atenção, bem ao estilo mineiro, Ney Franco vê a equipe com tudo para sonhar um lugar nas primeiras posições. E por isso, a partida contra o Palmeiras torna-se fundamental. - O Palmeiras é uma grande equipe, mas temos que primeiro pensar na nossa forma de jogar.
Vencer no domingo seria muito importante, até para mostrar para nós mesmos que podemos chegar à Libertadores e, quem sabe, ao título. Exatamente por causa desse clima de decisão, o treinador se reserva ao direito de divulgar a escalação da equipe apenas momentos antes da partida.
O certo é que não poderá contar com Carlos Alberto, que cumpre suspensão automática. Castillo está recuperado de uma lesão muscular, mas ainda é dúvida, e Alessandro permanece no departamento médico por causa de um problema no ombro. Wellington Paulista, com dores na coxa esquerda, tem poucas chances de jogar.
Gustavo substitui Gladstone, suspenso, na zaga do Palmeiras
Em busca da segunda posição, o Palmeiras contará com um reforço em seu ataque, o melhor do Campeonato Brasileiro, com 32 gols. Kléber, após cumprir suspensão automática, retorna para fazer parceria com o artilheiro Alex Mineiro.
Valdivia, que atuou no setor diante do Vitória, volta para o meio-campo, e Evandro vai para o banco de reservas. Na defesa, Luxemburgo terá um desfalque. Gladstone recebeu o terceiro cartão amarelo na última quinta-feira e cumprirá suspensão automática. Gustavo, recuperado da cirurgia no joelho direito, reassume a vaga no time titular. Jeci será o seu parceiro de zaga.
Formações à parte, Ney Franco acredita que a partida entre Botafogo e Palmeiras será o confronto entre duas equipes de filosofias bem parecidas, o que só faz aumentar a expectativa por um grande jogo de futebol. - Acho que será um jogo muito aberto por causa dessa semelhança. Por exemplo, as duas equipes têm volantes que chegam muito ao ataque. Mas se a partida estiver muito equilibrada, o que vai decidir será a qualidade individual dos atletas - observa o treinador alvinegro.
Preocupado com o desgaste físico do elenco após a maratona de dois jogos por semana nas últimas rodadas do Brasileiro, e com ao gramado encharcado do Palestra Itália durante a partida contra o Vitória, Luxemburgo decidiu levar o grupo para a concentração nesta sexta-feira. A ordem para os atletas é repouso absoluto, alimentação adequada e concentração total na partida diante do Botafogo.
Pensando no descanso do elenco, Luxemburgo também optou para permanecer com a delegação no Rio de Janeiro após a partida diante do Botafogo. Na próxima quarta-feira, o Palmeiras estréia na Copa Sul-Americana, no duelo contra o Vasco, em São Januário, e os jogadores treinarão até terça-feira no Rio de Janeiro. O local ainda não foi definido.
Ficha do jogo:
BOTAFOGO
PALMEIRAS
Renan (Castillo), Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Gil).
Marcos, Elder Granja, Gustavo, Jeci e Leandro; Sandro Silva, Jumar, Diego Souza e Valdivia; Alex Mineiro e Kléber.
Técnico: Ney Franco.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 08/08/2008. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS). Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Julio César Rodrigues Santos (RS).
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o estado de São Paulo. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).