Total de visualizações de página



Botafogo perde para o Santos por 2 a 0 e é rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro
Com atuação apática, time carioca amarga segunda queda de sua história


por O Globo






Gabriel deixa o campo chorando após a derrota que sacramentou o rebaixamento do Botafogo - Michel Filho / Agência O Globo



RIO - O Botafogo vai jogar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2015. Com uma atuação apática em que só o goleiro Jéfferson se salvou, o time alvinegro foi derrotado pelo Santos por 2 a 0, neste domingo, na Vila Belmiro, sacramentando o segundo rebaixamento de sua história 12 anos depois da primeira queda para a Série B. Os dois gols do jogo foram marcados pelo centroavante Leandro Damião.

O volante Gabriel deixou o campo chorando. Ele foi um dos que mais sentiram o rebaixamento alvinegro.

- A gente que está um tempo no clube, sente mais que alguns. É normal. Quem está desde o começo do ano sabe que a gente não queria deixar o Botafogo cair. Falta mais um jogo. Vamos terminar o ano como homens - disse.

O jogador cobrou que os problemas enfrentados pelo clube no ano sejam corrigidos.

- Tem que ver o que fez de errado nesse ano e corrigir os problemas. O Santos jogou dentro de casa, não tinha mais nada para fazer (no campeonato), mas demoramos a reagir. Não fizemos gols, eles fizeram - lamentou.

O clube lamentou o rebaixamento em posts publicados em sua conta oficial no Twitter: "Em 2015, vamos juntos, clube, torcida, diretoria, com o retorno do nosso estádio. Vamos fazer essa estrela voltar a brilhar. #SouBotafogo".

A situação do Botafogo era muito difícil. O time precisava vencer os dois jogos restantes e torcer por tropeços de Vitória e Palmeiras nas rodadas finais. No sábado, o time pôde comemorar as derrotas dos dois times para Flamengo e Internacional, respectivamente, mas neste domingo o Botafogo não conseguiu fazer a sua parte.

O time pareceu entrar em campo já conformado com o rebaixamento, embora ainda tivesse chances matemáticas de permanecer na elite. Mas a atuação do time da equipe de Vágner Mancini acabou sendo um retrato do ano alvinegro, em que o time colecionou fracassos e jogos ruins, perdeu jogadores importantes e teve problemas políticos e com atrasos de salário. Enquanto isso, via o seu capitão, o goleiro Jéfferson, ser o único a se salvar com bons jogos e convocações para a seleção brasileira.

Agora a diretoria eleita do Botafogo terá o trabalho de reconstruir o time e levá-lo de volta para a elite em 2015.

Na última rodada, o Botafogo se despedirá da elite enfrentando o Atlético-MG no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
SANTOS DOMINOU O JOGO
Embora precisasse desesperadamente da vitória, o Botafogo começou o jogo devagar e completamente dominado pelo Santos. O time de Vágner Mancini levou mais de 20 minutos para dar o primeiro chute a gol enquanto viu a equipe paulista mandar no jogo.

O Santos poderia ter inaugurado o placar aos 9 minutos quando Gabriel recebeu um passe de Thiago Ribeiro na área e tocou para David Braz. O zagueiro perdeu um gol incrível da pequena área, isolando a bola.

A partir daí, o Botafogo contou com a sorte e com as defesas de Jéfferson para evitar o gol. Aos 28, o capitão defendeu um chute cara a cara com Robinho. Cinco minutos depois, Thiago Ribeiro arriscou da entrada da área e tirou tinta da trave direita de Jéfferson. Aos 34, Renato cabeceou e Jéfferson evitou o gol caindo no canto esquerdo.


Aos 41, Jéfferson teve sorte. Após o levantamento da bola na área, Gabriel cabeceou e acertou a trave. O goleiro não escondeu sua irritação com a atuação apática da equipe.


- A gente está meio perdido no jogo. Treinamentos para não deixar os caras jogarem no nosso campo, mas estão jogando fácil. Temos que voltar com outra atitude. Está parecendo que o Santos está brigando pela Libertadores e o título. E não é. Nós é que estamos brigando contra o rebaixamento - desabafou o capitão.

De fato, o Botafogo não conseguia impedir o Santos de jogar no seu campo. E em ritmo de treino. Foi com extrema tranquilidade que o time paulista abriu o placar aos 3 minutos do segundo tempo. No seu primeiro toque na bola, Leandro Damião, que havia entrado no intervalo no lugar de Robinho, recebeu na área, deixou Dankler no chão com um drible desconcertante e tocou no canto esquerdo de Jéfferson, que dessa vez não conseguiu evitar o gol.


Sem conseguir fazer um gol há cinco jogos, o Botafogo partiu para o tudo ou nada. Logo após o gol, Vágner Mancini colocou Murilo e Gegê em campo. Com um atacante a mais em campo, o técnico esperava que o time fosse mais agressivo, mas foi o Santos que quase fez o segundo com Lucas Lima. Mais uma vez Jéfferson evitou o gol. Aos 30, o goleiro evitou o segundo com uma grande defesa em cabeçada de Renato.

O Santos continuou jogando em ritmo de treino e sacramentou o rebaixamento do Botafogo ao marcar o segundo gol aos 44 minutos. Após bela jogada de Daniel Guedes na lateral, ele cruzou para Leandro Damião. O centroavante precisou de duas tentativas diante da defesa alvinegra para marcar o segundo fechando a partida e mandando o Botafogo para a Série B.

SANTOS 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Cartões amarelos: Júnior César (Botafogo) Caju (Santos)


Gols: Leandro Damião aos 3 e aos 44 minutos do segundo tempo para o Santos
Santos: Aranha, Diego Guedes, Edu Dracena, David Braz e Caju; Alison, Renato e Lucas Lima; Gabriel (Serginho), Thiago Ribeiro (Diego Cardoso) e Robinho (Leandro Damião). Técnico: Enderson Moreira.

Botafogo: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Júnio César; Airton, Gabriel e Andreazzi (Murilo); Ronny (Gegê), Yuri Mamute e Bruno Corrêa (Maikon). Técnico: Vágner Mancini.