Total de visualizações de página

Em eleição apertada, Carlos Eduardo Pereira vence e é o novo presidente do Botafogo

Gazeta Press
Carlos Eduardo Pereira foi eleito o novo presidente do Botafogo
Carlos Eduardo Pereira foi eleito o novo presidente do Botafogo

Em uma eleição apertada, Carlos Eduardo Pereira venceu a disputa, nesta terça-feira, e é o novo presidente do Botafogo para o triênio 2015, 2016, 2017. O administrador de 56 anos, que já tinha concorrido à presidência em 2011, vai substituir o criticado Maurício Assumpção, assume o cargo já nesta quarta e tem a missão de recuperar o Botafogo, que atravessa grave crise financeira e está quase rebaixado para a Série B do Brasileiro.

Em General Severiano, no Rio de Janeiro, foi decidido apenas na última das quatro urnas: Carlos Eduardo, da chapa ouro "Oposição Unida", teve 442 votos, contra 347 de Thiago Cesário Alvim, 234 de Marcelo Gumarães e 200 de Vinícius Assumpção, além de um voto nulo, em resultado divulgado já no início da madrugada de quarta-feira. A chapa vencedora ainda terá o vice-presidente, que será Nelson Mufarrej, e vai indicar 126 nomes para o Conselho Deliberativo. Enquanto o grupo que ficou em segundo lugar, de Thiago Alvim, tem direito a 14 lugares no Conselho.

"Essas eleições passaram uma mensagem muito importante, que nós precisamos unir o clube. Todos os botafoguenses têm que ter consciência de que 2015 vai ser um ano muito difícil e por isso precisamos do apoio de todos. Estamos cientes que temos uma responsabilidade muito grande, e vamos lutar para não causar nenhum tipo de decepção", disse Carlos Eduardo, logo após a definição da vitória.

Na comemoração de sócios que estavam na entrada do Salão Nobre da sede do clube, houve xingamentos a Maurício Assumpção, gritos de incentivo ao novo presidente, cantoria do hino botafoguense e um clima de união entre as chapas concorrentes na eleição. Torcedores presentes também mandaram um aviso: "se roubar vai apanhar" e "o roubo acabou", gritaram.

Tiago Leme/ESPN
Amarildo e Carlos Alberto Torres votaram nesta terça na sede alvinegra

Amarildo e C. A. Torres apoiaram Carlos Eduardo
Administrador com especialização em marketing, Carlos Eduardo Pereira se dizia o candidato de maior oposição à gestão de Assumpção, por quem foi derrotado na eleição de 2011. O novo presidente foi vice do clube entre 1994 e 1996, quando Carlos Augusto Montenegro estava no poder. Ele tem o ex-jogador Carlos Alberto Torres, ídolo alvinegro, como aliado e nome que deve fazer parte importante do departamento de futebol.

Durante a sua campanha eleitoral, Carlos Eduardo Pereira fez duras críticas à administração de Maurício Assumpção. Entre suas principais propostas, ele falou em fazer o clube voltar ao Ato Trabalhista para se livrar das penhoras e ter receitas.

O clima na eleição desta terça-feira foi de tranquilidade e cordialidade em General Severiano durante todo o dia enquanto os sócios votavam. Com a presença de ídolos alvinegros, como Carlos Alberto Torres, Jairzinho e Amarildo, os candidatos e dirigentes falavam em união de todos os lados para tentar recuperar o clube.

A tranquilidade só foi interrompida por um breve momento, quando uma bomba estourou bem em frente da sede, mas sem causar maiores problemas. A Polícia Militar revistou algumas pessoas e dois torcedores foram detidos com artefatos explosivos na mochila.