Total de visualizações de página

Cinco etapas em uma: Fogão chega ao G-4


Botafogo bate o Sport e chega ao G-4

Alvinegro conquista o quinto triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro e chega à quarta posição na tabela

Jorge Henrique e Wellington Paulista gol Botafogo

O Botafogo mostrou que não está mais em ascensão, mas que se consolidou na disputa por uma vaga na Libertadores de 2009. O Alvinegro foi à Ilha do Retiro neste domingo e venceu por 1 a 0 o Sport, alcançando a meta de chegar ao G-4. Com o resultado, a equipe passou a somar 34 pontos, ocupando a quarta posição na tabela do Brasileirão.
O Sport, que permanece com 27 pontos, caiu para o décimo lugar. O Botafogo chegou à quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e à sexta seguida contando a Copa Sul-Americana. No total, são oito partidas de invencibilidade. Desde o apito inicial a parida foi muito equilibrada. No entanto, o primeiro tempo foi marcado pelo baixo nível técnica e pelas raras chances de gol criadas pelas duas equipes. Tanto Sport como Botafogo pecavam principalmente no último passe, o que fez com que os goleiros Magrão e Renan fossem pouco incomodados.
O Botafogo entrou em campo disposto a segurar a tradicional pressão do Sport na Ilha do Retiro. Conseguiu, mas não soube aproveitar os espaços deixados pelo adversário, que usava a velocidade como principal recurso para atacar o Alvinegro. Os laterais Sidny e Dutra eram as melhores opções dos pernambucanos, mas não conseguiam criar muitas jogadas de perigo. Logo aos 16 minutos de partida o time da casa perdeu Luciano Henrique, machucado, substituído por Juninho. Do outro lado, o Botafogo sentia a falta de Diguinho, suspenso.
Sem o volante, a equipe perdeu qualidade na saída de bola, algo que o substituto Zé Carlos não conseguia fazer com o mesmo nível. O meia até que tentava os chutes de longa distância, mas faltava pontaria. No ataque, Wellington Paulista era facilmente envolvido pela marcação, e Jorge Henrique e Carlos Alberto não conseguiam armar os lances de velocidade. Lucio Flavio, mais recuado, pouco ajudava na criação.
Gol contra de Moacir no segundo tempo dá vitória ao Botafogo O gramado ruim da Ilha do Retiro dificultava o toque de bola. Então, o Sport usou a bola aérea para criar a única jogada de perigo do primeiro tempo. Aos 43 minutos Dutra cruzou pelo lado esquerdo, e o baixinho Carlinhos Bala subiu mais do que Triguinho para cabecear. O goleiro Renan, que não saiu do gol, apenas assistiu à bola ir para fora.
O Sport começou o segundo tempo tomando a iniciativa do ataque e chegou a preocupar a zaga do Botafogo. Mas foi a equipe visitante quem criou as melhoras chances. Aos cinco minutos, Wellington Paulista arriscou de fora da área e Magrão espalmou. Mas aos 11 minutos não teve jeito. O atacante avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Jorge Henrique. Moacir, que vinha na marcação, escorou para o gol e marcou contra, fazendo 1 a 0 para o Alvinegro.
A desvantagem fez o Sport acordar e partir para cima do Botafogo. O técnico Nelsinho Baptista substituiu o meia Francisco Alex pelo atacante Roger, o que contribuiu para que o Alvinegro fosse pressionado. Mas o técnico Ney Franco não se intimidou, e colocou em campo o atacante Gil no lugar de Zé Carlos. O objetivo era usar a velocidade para aproveitar os espaços deixados pelo Rubro-Negro. A equipe da casa continuava a atacar, mas de forma desorganizada. Assim, eram poucas as vezes que Renan era incomodado. A maior parte dos chutes era de fora da área.
O Botafogo passou a atuar mais fechado, esperando o desespero do Spor para sair em velocidade. Mas apenas com a entrada de Eduardo no lugar de Carlos Alberto o Alvinegro melhorou sua marcação. Aos 39 minutos do segundo tempo o Sport teve uma ótima chance de empatar, mas Moacir, dentro da grande área perdeu após chutar rasteiro. Renan defendeu com os pés, salvando o Botafogo. Recuado, o Alvinegro passou sufoco até o apito final.