Total de visualizações de página

Ferj tenta convencer governo do Rio a liberar Maracanã para jogos oficiais

Fifa e COL dizem não se opor à possibilidade, que beneficiaria grandes cariocas, mas Suderj e Emop não trabalham com esse cenário

 

Por Marcelo Baltar* Rio de Janeiro

Após pouco menos de três anos fechado para reforma para a Copa do Mundo, o Maracanã será reaberto no próximo sábado. Um amistoso reunirá amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto e será fechado ao público comum - somente os operários e seus familiares vão prestigiar a partida. Será o primeiro de três eventos-testes até a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. A princípio, somente o terceiro - o duelo entre Brasil e Inglaterra - terá venda de ingressos e capacidade máxima.

Isso pode mudar dependendo do segundo jogo-teste, que ainda é uma incógnita. Em março, o secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, afirmou que ele seria disputado em 8 de maio, com 50% da capacidade da arena. Hoje, já se trabalha com o dia 15 de maio - mas mantida a carga de ingressos.

Com a interdição do Engenhão, no entanto, os clubes e a Federação do Rio (Ferj) querem jogos no Maracanã e pressionam. O Botafogo, caso avance, se anima com a possibilidade de disputar a final da Taça Rio; o Fluminense pensa no jogo de volta contra o Emelec, pela Libertadores; e o Flamengo quer mandar lá a segunda partida contra o Campinense - caso seja necessária - pela Copa do Brasil.

Traves do Maracanã com a rede (Foto: Divulgação/Governo do RJ) 
Traves do Maracanã com a rede (Foto: Divulgação/Governo do RJ)
 
- Temos a intenção de que os jogos do Fluminense, pela Libertadores, e os do Flamengo, pela Copa do Brasil, sejam no Maracanã. A final da Taça Rio e se houver as finais (do estadual), também. Estamos aguardando uma posição do secretário (de Esportes e Lazer, André Lazaroni) - disse o presidente da Ferj, Rubens Lopes, em entrevista à Rádio Brasil. - Entendo que haja uma grande preocupação antes da estreia do Brasil na competição oficial, que haja algum dano às instalações e que isso possa causar algum transtorno. Mas penso que, se bem discutido e conversado, possa haver medidas para evitar isso.

De acordo com o dirigente, segunda-feira seria o último dia para se tomar uma decisão sobre o uso do Maracanã na final da Taça Rio, que será no próximo dia 5.

Data Jogo Setores que serão usados
Sábado Amigos de Bebeto x Amigos de Ronaldo Leste e parte do setor Sul
15/05 Não definido Oeste, Norte e a parte do Sul não usada no sábado
02/06 Brasil x Inglaterra Todos os setores

Um funcionário da Suderj (Superintendia de Desporto do Rio de Janeiro) ouvido pelo GLOBOESPORTE.COM e que optou por não ser identificado revelou que não se cogita atualmente receber jogos de clubes antes da Copa das Confederações. A mesma informação é passada pelo Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro): não é a vontade do governo no Rio de Janeiro ceder o Maracanã para um jogo oficial até junho. Somente uma interferência do governador Sérgio Cabral poderia mudar o panorama.

O Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e a Fifa não se opõem à realização de jogos fora do período de uso exclusivo, desde que o estádio seja entregue em condições ideias no dia 24 de maio - quando a entidade assume o Maracanã.

Outro problema que pode impedir jogos oficiais antes da Copa das Confederações são as obras no entorno do estádio. Se o Maracanã está praticamente concluído internamente, o lado de fora ainda é um canteiro de obras. A responsabilidade pelos trabalhos na região é da Prefeitura do Rio de Janeiro. No momento, 80% da reforma foi concluída, e a previsão do órgão é que tudo esteja pronto no dia 27 de maio. Além disso, até a semana passada, as novas catracas não haviam sido instaladas.

maracanã obras 17/04/2013 (Foto: Marcelo Baltar) 
Entorno do Maracanã ainda não tem as obras concluídas (Foto: Marcelo Baltar)