Total de visualizações de página

Bem com a torcida, Oswaldo lembra: 'Se não ganhar, sei o que acontecerá'

Alvinegros já chegaram a pedir a demissão do treinador e estenderam faixa no Engenhão. 'Só peço sempre a Deus que me ajude a passar por isso', diz

 

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ


Oswaldo de Oliveira Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Oswaldo comemora o título do Campeonato Carioca (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
A conquista do Campeonato Carioca não serviu apenas para cobrir uma lacuna no currículo do técnico Oswaldo de Oliveira. O treinador do Botafogo agora vive dias cada vez mais tranquilos com a torcida alvinegra. A vitória dos seus comandados por 1 a 0 sobre o Fluminense, neste domingo, no Raulino de Oliveira, garantiu a Taça Rio e o 20º Estadual do clube, além de selar a paz entre as partes.

Porém, de outubro a dezembro do ano passado, o técnico precisou conviver com a faixa "Fora Oswaldo" pendurada em uma varanda de um prédio vizinho ao Engenhão. Do campo anexo, era possível observá-la. No mesmo local, uma bandeira do Botafogo agora repousa tranquila. O termômetro para avaliar o trabalho do treinador no comando do time.

- Se não ganhar o próximo jogo, já sei o que acontecerá. Estou preparado e tenho vivência no futebol, história, sei o que me cabe. Só peço sempre a Deus que me ajude a passar por isso com autoridade e humildade, que compreenda tudo que acontece. Estou feliz, pois acho que o título do Botafogo é justo acima de tudo - comentou Oswaldo.

A relação do técnico Oswaldo de Oliveira com o Campeonato Carioca vem de mais de 50 anos. Nascido e criado em Realengo, fã de samba e do sorriso, ele conquistou pela primeira vez em sua carreira a competição na qual aprendeu sobre o futebol, indo ao Maracanã para ver nomes consagrados do país e se apaixonar pelo esporte mais popular do mundo.

Depois de passar por Flamengo, Fluminense e Vasco, Oswaldo chegou ao Botafogo para iniciar a temporada de 2012, quando ostentou uma invencibilidade de 23 jogos até ser derrotado duas vezes pelo Fluminense nos jogos finais do Campeonato Carioca.

- Tenho orgulho de dizer que sou campeão carioca - disse Oswaldo.

Se não ganhar o próximo jogo, já sei o que acontecerá. Estou preparado e tenho vivência no futebol, história, sei o que me cabe. Só peço sempre a Deus que me ajude a passar por isso com autoridade e humildade, que compreenda tudo que acontece. Estou feliz, pois acho que o título do Botafogo é justo acima de tudo"
Oswaldo de Oliveira
 
Quis o destino que Oswaldo tivesse mais uma chance, justamente contra o Fluminense. Na final da Taça Rio, depois de ter vencido a Taça Guanabara, reencontrou o rival e, desta vez, não perdeu a oportunidade de ver seu time levantar o troféu que cobiçava desde menino.

Oswaldo não foge da briga. Nunca pensou em pedir demissão, resistiu mesmo depois de ser acusado como responsável pela saída de Loco Abreu, não desistiu de Rafael Marques, enfrentou a torcida para defender seus jogadores e apostou na juventude, sem se importar com nomes e pompas para escolher seus titulares.

Com um entrosamento que dá gosto de ver, o Botafogo de Oswaldo se transformou em bicho-papão no Rio, definição de Abel Braga, técnico do Fluminense. Isso depois de sofrer mais de um ano com ofensas da torcida e pedidos para que fosse demitido. Sua permanência sempre foi encarada como uma afronta pelos torcedores. Mas o jogo virou para Oswaldo.