Total de visualizações de página

Botafogo recebe laudo e já espera ficar sem o Engenhão até 2014

Há 40 dias interditado, estádio não tem previsão de reabertura. Relatório, escrito em inglês, ainda está em fase inicial de leitura

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

estádio Engenhão vazio (Foto: Fred Huber) 
Gramado bem cuidado do Engenhão deixa
Oswaldo resignado (Foto: Fred Huber)
 
 
O Botafogo recebeu, na noite de sexta-feira, o laudo encomendado pela prefeitura para a empresa alemã Schlaich Bergerman und Partner (SBP) sobre a cobertura do Engenhão. São dois extensos volumes escritos em inglês (a versão traduzida chegará em duas semanas). Uma fonte do clube com acesso ao relatório disse que ainda está na fase inicial de leitura - e que o laudo não deve determinar nada.  Mas revelou também que a tendência hoje é que o estádio siga interditado até 2014 para que sejam feitos os reparos necessários.  A prefeitura aproveitaria o período para erguer as arquibancadas temporárias para as Olimpíadas de 2016 - que elevarão a capacidade do equipamento para 60 mil pessoas.

A final da Taça Rio será disputada domingo, entre Botafogo e Fluminense, no Estádio Raulino de Oliveira, que tem capacidade oficial para apenas 20 mil pessoas. Neste sábado, um dia antes da decisão, o Engenhão completa 40 dias de interdição. O Botafogo esperava desde 26 de março pelo laudo que chegou na noite de sexta-feira.

No momento, há um teste em processo no Canadá antes da apresentação para a Prefeitura. 

Consultada, a Prefeitura do Rio não se manifesta sobre o assunto e evita qualquer comentário. O Consórcio Engenhão diz que também aguarda o novo laudo e não tem responsabilidade sobre esse documento. Há comissões na Câmara de Deputados e na de Vereadores para acompanhar o caso.
Por mim, botava capacete em todo mundo e jogava aqui no Engenhão. O gramado está lindo. Dá até pena, é um desperdício"
Oswaldo de Oliveira
 
O Botafogo sequer tem conseguido contato com o prefeito Eduardo Paes. A situação se agravou com a licença do presidente Maurício Assumpção, por causa do problema de saúde de seu pai. O time ainda utiliza o campo anexo do estádio para treinamentos e o técnico Oswaldo de Oliveira mostrou todo o seu lamento.

- Por mim, botava capacete em todo mundo e jogava aqui no Engenhão. O gramado está lindo. Dá até pena, é um desperdício - afirmou Oswaldo.

Nesse período, apesar da declaração do ex-presidente Carlos Augusto Montenegro de que o clube pararia de pagar as contas, o Botafogo segue cumprindo seus contratos vigentes no estádio. A diretoria disse ter recebido respaldo dos patrocinadores com relação à situação vivida pelo Engenhão e, por enquanto, não há sinal de cobrança do prejuízo pela interdição.

O último jogo no Engenhão foi o empate em 0 a 0 entre Boavista e Flamengo, no dia 23 de março, pela segunda rodada da Taça Rio. Inicialmente, o Botafogo imaginava a reabertura do estádio para a disputa do Campeonato Brasileiro, que começa dia 25.

Além do Engenhão, também há a expectativa com relação ao Maracanã, que teve seu primeiro teste no dia 27 de abril, em um confronto entre amigos de Ronaldo e Bebeto. A previsão é de que o próximo seja no dia 15 de maio, desta vez um jogo oficial.

INFO_ENGENHAO_02 (Foto: Infoesporte)