Total de visualizações de página

Botafogo aposta na continuidade do garimpo que revelou Vitinho e Gabriel

Clube repete fórmula e, apenas este ano, contrata quatro jogadores já com18 anos de idade ou mais para atuar ainda no time de juniores

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Vitinho gol Botafogo Friburguense (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Vitinho tem entrado regularmente durante os jogos
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
No rastro do sucesso de jogadores como Gabriel e Vitinho, o  Botafogo segue com sua política de garimpar jogadores já em fase final de formação. Só este ano, o clube trouxe quatro nessas condições: Matheus, de 20 anos, e Pablo, de 18, ex-Grêmio, Daniel, de 19, ex-Cruzeiro, e Guga, de 18, ex-Gama. Todos meias, que já fizeram suas estreias, e com contratos até 31 de dezembro de 2014.

A prática deu certo nos últimos anos. Em 2011, o clube contratou para os juniores Vitinho, que estava no Audax, Gabriel, ex-Paulínia, e Jeferson, ex-São Paulo. De lá para cá, subiram para os profissionais Vitinho, de 19 anos, que se transformou em xodó, e Gabriel, de 20, que virou titular. Jeferson, de 21, ainda busca espaço.

- Já fazemos isso desde 2009. O Caio (atacante, hoje no Inter) e o Alex foram os primeiros nesse processo. Alguns dão certo, outros não, mas são todos nesse perfil. A gente monitora quem se destaca, está insatisfeito no clube de origem, como foi o caso do Jeferson, ou com contrato perto do fim, conversa com o empresário ou o próprio atleta - explicou gerente técnico do futebol profissional, Sidnei Loureiro.

Daniel, Matheus Carioca e Pablo se encaixam no perfil de jogadores em fim de contrato. Já Guga veio negociado com o Gama em um caso parecido com o de Vitinho e Gabriel, onde o clube de origem ainda continua com um percentual relativo do jogador (40%).

O Botafogo enfrentou o Gama este ano na Copa São Paulo de Futebol Júnior e venceu por 2 a 1. O time sofreu um gol justamente de Guga, que acabou chamando a atenção, como Gabriel na edição da competição em 2011.

Não temos uma rede montada, essa estrutura, pos não tem alojamento para todo mundo. Temos um projeto maior de captação, mas para o ano que vem, quando Marechal Hermes estiver pronto, com condição de receber os garotos"
Sidnei Loureiro
 
- O Guga se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Em 2011, jogamos em Paulínia e trouxemos o Gabriel - comentou Sidnei.

Alguns jogadores jovens também são contratados para o futebol profissional diretamente, casos de Lima, de 21, e Bruno Mendes, de 18. Sidnei trata esses casos como exceções e considera importante a passagem ainda pela categoria de juniores do clube para facilitar a adaptação.

- É importante que ele entenda a filosofia do clube. Acho que ele pode ter mais sucesso fazendo isso, com mais tempo de formação - comentou o dirigente.

A tendência para o futuro é haver um equilíbrio na forma de produzir talentos. O garimpo vai continuar, até mais intensamente. Além disso, o clube também vai lapidar jogadores desde o mirim e o infantil, como aconteceu com Dória, Cidinho e Sassá, por exemplo.

- Não temos uma rede montada, essa estrutura, pois não tem alojamento para todo mundo. Temos um projeto maior de captação, mas para o ano que vem, quando Marechal Hermes estiver pronto, com condição de receber os garotos. A gente tenta selecionar e não errar. Acho que o aproveitamento com o pouco espaço e força financeira vem sendo bom. Temos que sair na frente, antecipar as ações dos demais clubes e ao mesmo tempo definir qual o alvo - explicou Sidnei.

As obras no centro de treinamento de Marechal Hermes, que tinha previsão para ficar pronto no fim do ano, estão paralisadas. Segundo Sidnei, a documentação que faltava para colocar o projeto em prática está resolvida, mas ainda não há prazo para o início da demolição.

- Conseguimos legalizar essa situação da demolição há pouco tempo e não dá para precisar se vai começar em 20 dias, um mês. Mas quando estiver pronto teremos alojamentos para 72 jogadores a partir de 14 anos. Hoje, podemos ter 26 concentrados, a partir dos 16. Eles estão em Caio Martins, por enquanto - disse Sidnei.