Total de visualizações de página

Alerta é vermelho no Botafogo após goleada no Engenhão

Projeção e sinceridade do técnico mostram que rebaixamento já preocupa

LANCEPRESS!

Ney Franco já dá sinais de que não está mais tão seguro no cargo (Crédito: Lancepress!)


– Nós chegamos ao fundo do poço. A partir de agora, é apoiar o pé no fundo dele e dar impulso para cima, todos juntos.

A frase de Ney Franco, dita logo após o vexame contra o Goiás, dá a perfeição dimensão da agonia que tomou conta de General Severiano. Segundo projeção feita pela comissão técnica , para ser o primeiro fora da zona de rebaixamento, ao fim da competição, um clube precisaria ter nove pontos, após a oitava rodada. O Botafogo tem apenas seis.

Além de ser o pior começo de Brasileiro do século e de ter um início de campeonato abaixo do de 2002, quando desceu à Série B e somou dez pontos nas primeiras oito rodadas, o Alvinegro, até agora, tem desempenho superior a apenas dois dos rebaixados de 2003 para cá, quando o Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos. Com 25% de aproveitamento, supera apenas Santa Cruz e América-RN, que caíram com 24,5% e 13,5% de rendimento, respectivamente.

Além da frase de Ney Franco, a imagem de André Silva, vice-presidente de futebol, após o jogo de sábado, também traduzia bem o atual momento do Botafogo. No estacionamento do Engenhão às escuras, cercado de amigos, dizia não entender porque o rendimento da equipe caiu tanto.

Ney Franco, sempre muito sereno, já dá demonstrações de que os sucessivos fiascos da equipe tem tirado sua tranquilidade, embora garanta só deixar o clube quando a diretoria quiser. Mas os dirigentes reiteram que não pretendem demitir o treinador alvinegro.

– É a quarta vez que sento aqui (na sala de coletivas do Engenhão), nesta competição, e a terceira que vocês me perguntam se eu continuo. Ninguém gosta disso, mas é o meu trabalho. Sei que a semana será ainda mais turbulenta. Vamos cobrar o máximo dos jogadores e tomar as atitudes que acharmos válidas.D e repente, o jogo contra o Atlético Mineiro será o início desta recuperação e, em breve, eu possa sentar aqui para falar sobre coisas positivas – imagina Ney Franco.

Independentemente da aparente tranquilidade do treinador, o sinal vermelho está aceso e a fervura atingiu a temperatura máxima. Rendimento de 25% supera somente o dos rebaixados Santa Cruz (2006) e América (2007).

Histórico da projeção

O COMEÇO

A pedido da comissão técnica, Márcio Touson, coordenador de futebol preparou uma tabela com a projeção de pontos necessários para fugir do rebaixamento, para conquistar uma vaga na SulAmericana ou na Libertadores e também para conquistar o título. O trabalho foi divulgado aos jogadores na estréia do Botafogo no Brasileiro. A projeção é feita de quatro em quatro rodadas

A REALIDADE
Números do Alvinegro são tão inexpressivos que se vencer os próximos quatro jogos (Atlético Mineiro e Avaí, fora Cruzeiro, Engenhão, e Flamengo, Maraca), o Botafogo conseguirá, no máximo alcançar a zona da SulAmericana. Somente a partir daí, segundo Ney Franco, é que o Glorioso poderá pensar em voos mais altos neste Campeonato Brasileiro.