Total de visualizações de página


Sérgio Corrêa: orientações são de instrutor da Fifa, não da CBF

Presidente da Comissão de Arbitragem diz que árbitros receberam novas diretrizes sobre "mão na bola" em curso com Jorge Larrionda, ligado à Fifa

Por Rio de Janeiro

Ver Vídeo

O número de pênaltis por rodada do Campeonato Brasileiro quase dobrou desde que os árbitros receberam uma orientação da CBF em relação ao conceito bola na mão e mão na bola, o que vem causando polêmica. As mudanças teriam sido aplicadas depois de um curso com instrutores da Fifa. No entanto, o chefe do departamento de arbitragem da entidade internacional, Massimo Busacca, afirmou nesta quarta-feira que "nada mudou". Questionado sobre a declaração, o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva, garantiu ao SporTV que os árbitros receberam uma nova orientação e frisou que ela partiu da Fifa e reflete na interpretação, sem qualquer interferência à regra (assista ao vídeo).
- A CBF não deu nenhuma orientação diferente. A CBF apenas reproduziu, através de um instrutor da Fifa, o Jorge Larrionda, árbitros de três Copas do mundo e membro da comissão de arbitragem da Fifa. Em recente curso aqui no Brasil, ele deu orientações no sentido da bola na mão e mão na bola. O que nós temos e ouvimos que há essa diretriz. Ela foi ampliada, não é uma mudança na regra do jogo, a lei que trata do assunto continua com o mesmo texto, os mesmos termos. Não é que alterou, agregaram-se informações para que o árbitro pudesse interpretar se foi bola na mão ou mão na bola. Foi isso que aconteceu. A CBF não dá instrução - afirmou, em entrevista ao "Tá na Área".

Sérgio Corrêa da Silva lembrou que um curso realizado com Larrionda, entre o final de agosto e o início de setembro, deu uma atenção especial ao tema "bola da mão e mão na bola", com a análise de diferentes situações. O site da CBF publicou uma diretriz tratando da questão, mas o presidente da Comissão Nacional faz questão de afirmar que toda e qualquer orientação leva em consideração as instruções da Fifa e faz questão de destacar a ligação dos instrutores com a entidade.
- No Brasil não tem a ordem, orientação, não somos legisladores no sentido de dizer que toda bola que bate na mão é penal. Já pedimos à Fifa a liberação dos vídeos para que possamos mostrar todas as situações em que a Fifa entende como penal (...) Toda as situações foram passadas com vídeo. Com as instruções que eles receberam da Fifa e dos videos que observaram, eles estão afinando a interpretação no sentido de em breve termos as decisões mais próximas dos acertos do que dos equívocos.

Guerrero bola na mão gol Corinthians Chapecoense (Foto: Reprodução SporTV) 
Lances de bola na mão e mão na bola têm causado polêmica no Brasileiro (Foto: Reprodução SporTV)