Total de visualizações de página

Ex-judoca, remadora do Bota desarma rapaz em assalto, mas acaba agredida

Bianca Miarka rendeu um dos homens na moto, mas sofreu agressões de seu comparsa, foi hospitalizada e não pôde competir. Segundo dirigente, ela passa bem

Por Rio de Janeiro,
O Botafogo conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro de Remo, em São Paulo, vencendo oito das vinte provas disputadas, seguido pelo Grêmio Náutico União de Porto Alegre e pelo Flamengo. Mas o fim de semana não foi só de alegrias para os alvinegros. Especialista no skiff single e inscrita no four skiff sênior, a remadora Bianca Miarka passou por uma situação um tanto quanto desagradável e não pôde competir em nenhuma das categorias. Ela sofreu um assalto perto da entrada da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e até conseguiu desarmar um dos assaltantes graças aos conhecimentos de artes marciais, mas teve pertences levados e foi agredida.

A loira de 31 anos foi judoca profissional, tendo integrado a equipe olímpica de 2004, em Atenas, como reserva. Ao ser abordada por dois homens em uma moto, um deles com uma arma de fogo, Bianca reagiu. Ela conseguiu tirar o revólver das mãos do rapaz, mas acabou sendo agredida pelo outro. Na confusão, eles fugiram, mas levaram alguns pertences da esportista e a deixaram bastante machucada. A remadora foi levada para o hospital e, segundo o diretor técnico do Glorioso, Marcelo Murad, passa bem no momento.

- A família dela reside em São Paulo e, por isso, a Bianca não ficou com a gente no hotel, ficou na casa dela, de onde ia para a raia. Ontem ela ia competir em duas provas. Ao descer do ônibus na entrada da raia olímpica, ela foi abordada por dois motoqueiros que, com uma arma, tentaram assaltá-la. Ela é ex-judoca, faixa preta, então, em um impulso, ela desarmou o homem. O outro, que estava por trás, a agrediu. Depois, eles fugiram. Ela se machucou muito, foi atendida no hospital. No momento, ela está bem. Ficou com uma contratura nas costas e não conseguiu remar. Tínhamos a Bianca inscrita no single skiff feminino sênior, que é a especialidade dela, e acabamos sem participar porque não pode haver substituição nessa prova. Ela estava inscrita também no four skiff feminino sênior. Tivemos que substituir a guarnição, colocamos duas outras meninas que se superaram e, mesmo sem treino, ganharam - explicou o dirigente.
Bianca Miarka, remadora e judoca (Foto: André Durão)Bianca Miarka é remadora, mas já foi judoca profissional (Foto: André Durão)

A própria Bianca fez uma postagem em sua conta em uma rede social após o ocorrido. Ela reclamou da falta de segurança no entorno da USP. No dia 20 de setembro, o jovem Victor Hugo Santos desapareceu em uma festa dos 111 anos do Grêmio Politécnico no Velódromo da instituição. O corpo foi encontrado apenas na manhã de terça-feira, dia 23. Ele foi enterrado um dia depois, e a polícia ainda investiga para saber se houve crime ou morte acidental (saiba mais sobre o caso no G1).

- Até quando precisaremos de um mártir social para melhorar a segurança e o policiamento nas regiões ao redor da USP e na própria Cidade Universitária? Quantos corpos terão que ser encontrados? Eu tive sorte de ter praticado 25 anos de esportes de combates, o que serviu para minha auto-defesa para desarmar o bandido e mesmo assim estou com diversas lesões. Quantos jovens e mulheres a mais precisarão ser encontrados mortos ou espancados no futuro por falta de segurança ou policiamento naquela região? - desabafou a atleta.

Bianca faz doutorado na Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Sua carreira acadêmica gira em torno do judô profissional. Ela é pesquisadora em táticas da modalidade e autora de um software para esportes de combate, o FRAMI, que faz a análise técnica e tática de lutas e que já está sendo usado por vários treinadores de judô no mundo, em países como Espanha, Itália, México, Chile e no Leste Europeu. Por isso, mesmo competindo no remo, ela é uma referência internacional na modalidade.

Confira a postagem de Bianca abaixo:
Bianca Miarka desabafa após assalto em SP (Foto: Reprodução)Bianca Miarka desabafa após assalto em SP (Foto: Reprodução)