Total de visualizações de página

Rivais íntimos, Botafogo e Flamengo fazem primeiro jogo da decisão

Equipes repetem final dos dois anos anteriores, com Rubro-Negro buscando mais um tri e Alvinegro na luta pela redenção

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro





O confronto já deixou de ser novidade. Pelo terceiro ano consecutivo, Botafogo e Flamengo decidem o Campeonato Carioca. Mas o que poderia significar monotonia ganha emoção a cada jogo. Com a rivalidade em alta (a rivalidade sadia, diga-se), as duas equipes fazem neste domingo iniciam mais uma decisão, no Maracanã. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 16h (de Brasília).

Vencedor das duas últimas edições do Estadual contra o mesmo o Botafogo, o Flamengo busca mais um tri, depois de conquistar a Taça Rio no último domingo fazendo 1 a 0 no Alvinegro, que garantiu a vaga na decisão por ter vencido a Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca. A segunda partida da decisão acontece no dia 3 de maio, também no Maracanã.

Botafogo tem semana marcada por treinos fechados

Agência/O Globo
Gabriel será novidade no time titular do Botafogo O fato de enfrentar um inimigo íntimo fez com que o Botafogo se resguardasse do maior número de cuidados para surpreender o Flamengo. Por isso, o técnico Ney Franco decidiu fechar à imprensa grande parte dos treinamentos da semana.

É possível que haja alguma surpresa na escalação, mas o técnico diz que seu principal objetivo foi trabalhar jogadas e dar aos atletas um momento de maior privacidade para conversar sobre o que deu errado na decisão da Taça Rio, quando o Alvinegro atuou de forma apática em alguns momentos e perdeu.

Na Gávea, o clima não é tanto de mistério. Ninguém esconde que a motivação é fazer parte da história de um clube que em quatro oportunidades chegou ao tricampeonato carioca. Além disso, seria a consagração de um grupo que tem como maiores expoentes o goleiro Bruno e os laterais Leonardo Moura e Juan, que conquistaram os títulos de 2007 e 2008.

- Estamos prontos, bem trabalhados em todos os sentidos. Não se pensa em outra coisa aqui que não seja o título. Temos confiança em fazer uma grande partida - afirma Cuca, que foi técnico do Botafogo nas duas decisões anteriores.

Welinton e Everton Silva são candidatos à vaga de Aírton


Agência/O Globo
Após perder duas decisões do Estadual pelo Botafogo, Cuca está do outro lado O time de Ney Franco, campeão carioca em 2007 comandando o Flamengo, começou a semana cabisbaixo por causa da derrota e da má atuação na final da Taça Rio. Mas com uma grande dose de alertas de dirigentes e muito bate-papo entre os próprios jogadores, o grupo se diz motivado para acabar com a hegemonia rubro-negra no confronto.

- O Flamengo vai entrar em campo com mais moral porque venceu a Taça Rio, mas o Botafogo não está morto. Está mais vivo do que nunca - avisou o atacante Reinaldo.

Em relação aos times que entram em campo, há dois desfalques certos. No Flamengo, o volante Aírton, machucado, pode dar lugar ao zagueiro Welinton ou ao lateral-direito Everton Silva. No lado alvinegro, Thiaguinho cumpre suspensão e deverá ser substituído pelo lateral-esquerdo Gabriel. Maicosuel, que era dúvida, treinou normalmente neste sábado e vai para o jogo. No entanto, Ney Franco pode reservar surpresas para o meio-campo ou para o ataque.

Ficha do jogo:

BOTAFOGO FLAMENGO
Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Gabriel; Reinaldo e Victor Simões. Bruno, Welinton (Everton Silva), Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Kleberson, Ibson e Juan; Zé Roberto e Emerson.

Técnico: Ney Franco.
Técnico: Cuca.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: 26/04/2009.
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá. A
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Pereira Joia.

Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 16h (de Brasília).