Total de visualizações de página

Flamengo e Botafogo começam a decidir pelo terceiro ano seguido o Campeonato Estadual


O Globo; Lancepress

RIO - Protagonistas das duas últimas decisões do Campeonato Estadual, Flamengo e Botafogo começam a escrever neste domingo, a partir das 16h, no Maracanã, mais um capítulo na rivalidade que só vem aumentando desde que os times passaram a centralizar a disputa regional.


O primeiro jogo da final do Estadual pode representar o primeiro passo para o Flamengo assumir de vez a hegemonia do futebol carioca, status que divide com o Fluminense, que também soma 30 títulos, e conquistar o quinto tricampeonato de sua história, ou a vingança do Botafogo após duas derrotas consecutivas para o rival em 2007 e 2008. O Alvinegro, aliás, disputa a sua quarta final seguida. Em 2006, o time foi campeão derrotando o Madureira na final.


Animado para a decisão, apesar da derrota para o Rubro-negro na final da Taça Rio na semana passada, o técnico Ney Franco diz que sua equipe está pronta.


- Vamos fortes e mais preparados para a decisão.

Duas vezes vice-campeão com o Botafogo nos últimos anos, o técnico Cuca, agora do outro lado, também demonstra muita confiança no seu Flamengo.

- Sinto que o Flamengo está pronto para o jogo e isso nos dá confiança. Respeitamos o adversário, mas vamos fortes para essa decisão - afirma Cuca.


Desfalques e confirmações nas duas equipes

No último treino antes do clássico, os técnicos praticamente confirmaram seus times. Na Gávea, o volante Aírton, que sofrera uma torção no tornozelo direito, não treinou e vai desfalcar o Rubro-negro no primeiro jogo da decisão. Por outro lado, Zé Roberto, que não havia treinado na última sexta por causa de problemas gastro-intestinais, participou do recreativo e está confirmado.


Cuca não confirmou quem entra no lugar do cabeça-de-área, mas o lateral-direito Leonardo Moura analisou como seria a equipe com Everton Silva ou Wellinton em campo.

- Já joguei com os dois e não tem muita dúvida. Com o Everton Silva o time ganha mais saída de bola pela direita, com o Wellinton ganha na marcação - comentou.

Caso Everton Silva seja o escolhido, Léo Moura pode ser deslocado para o meio-campo. O jogador fez questão de afirmar que prefere atuar em sua posição de origem, pois acredita que assim tem chance de voltar a defender a seleção.

- Naquela época eu joguei como meia para ajudar o Fla e o treinador. Mas todos sabem que minha preferência é continuar na lateral, até por objetivos pessoais, quero voltar à seleção - disse.

No Engenhão, onde o Botafogo também treinou pela manhã, o técnico Ney Franco garantiu que Maicosuel joga. O artilheiro do Estadual com 12 gols participou normalmente do treinamento, mostrando que está recuperado de uma lesão na panturrilha, e teve a sua escalação confirmada após uma conversa com o técnico alvinegro.

- Conversei com o departamento médico, com a comissão técnica e com o Maicosuel. Ele fez um treino de finalizações. Como não sentiu nada, não terá problemas para jogar - disse.

O esquema da equipe está mantido com três zagueiros com Juninho, Emerson e Fahel formando a linha defensiva. O desfalque no Alvinegro é o lateral-esquerdo Thiaguinho, suspenso. Gabriel entra no seu lugar.