Total de visualizações de página

Evento de lançamento apresenta novos uniformes


O Botafogo lançará em evento para a imprensa, profissionais e alguns convidados, sua linha de uniformes esportivos para temporada 2009.

Pela primeia vez, além do uniforme do futebol, o desfile apresentará também os unifomes dos esportes olímpicos do clube: Volei, Basquete, Natação e Polo.

A cantora Isabela Taviani cantará durante o evento e o presidente Maurício Assumpção, apresentará as principais novidades relacionadas ao Engenhão para 2009.

É o Botafogo a nos causar orgulho a cada dia!


Juan liberado para final

Lateral não leva suspensão preventiva

Pedido de suspensão preventiva é indeferido e lateral poderá encarar o Botafogo no domingo

Diego Marrul e Nathan de Lima


O lateral-esquerdo Juan está liberado para atuar na grande decisão do Campeonato Carioca, no próximo domingo, dia 3 de maio, contra o Botafogo, no Maracanã.


O pedido de suspensão preventiva do jogador, feito pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), foi indeferido pelo presidente do TJD/RJ, Antônio Vanderler de Lima, na tarde desta quinta-feira, dia 30 de abril.

Em linhas gerais, o despacho de Vanderler levou em consideração a proximidade da final do campeonato, e que suspender o jogador seria uma medida extrema. "O despacho está muito bem fundamentado pelo Dr. Antônio Vanderler", disse o advogado do Rubro-negro, Michel Asseff Filho, elogiando a decisão.

"A Nação rubro-negra pode ficar tranquila, pois o Juan vai jogar no domingo", completou.

Preocupado com a possibilidade de perder o lateral na finalíssima do campeonato, o departamento jurídico do Flamengo chegou a cogitar a entrada de um mandado de garantia junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O advogado do clube havia classificado o pedido de suspensão preventiva como absurdo.

Juan teve o seu julgamento marcado para o dia 5 de maio, a partir das 16h. Ele foi denunciado nos artigos 258 (Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador.) e 278 (Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou, gestos ou por qualquer outro meio, causar-lhe mal injusto ou grave).

O primeiro prevê a suspensão de uma a dez partidas. Já o segundo prevê a pena de 30 a 120 dias de gancho.

A denúncia foi feita com base nas imagens da primeira partida das finais do Estadual, na qual o jogador intimidou o meia Maicosuel após cometer falta dura na lateral do seu campo de defesa.

Atleta alvinegro foi intimado pela Procuradoria do TJD/RJ a comparecer ao julgamento como testemunha de acusação.Você acompanha as notícias do futebol carioca no
Justicadesportiva.com.br.

Victor Simões tem responsabilidade de compensar ausência de Maicosuel no Botafogo

Marcio Braga crava: 'Flamengo será campeão'

Presidente do Rubro-Negro está cheio de confiança no título carioca

Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO

Márcio Braga disse estar muito confiante no título (Crédito: Lancepress!)

O presidente Marcio Braga ainda está de licença médica e afastado da Gávea. Mas nem por isso ele tem deixado de acompanhar as notícias do clube, ainda mais às vésperas da final contra o Botafogo. Para o dirigente, o Flamengo será campeão e conquistará o quinto tricampeonato da história.

- Vamos ser campeões. Estou muito confiante - disse nesta quinta-feira Marcio Braga ao LANCENET!, para arriscar um palpite em seguida:

- O Flamengo vai ganhar por 2 a 1. Acho que os gols serão de Josiel e Kleberson - opinou o presidente licenciado, que vem sendo substituido pelo vice-geral, Delair Dumbrosck.

Você concorda com Marcio Braga? Vote na enquete aqui!

Marcio Braga passou por uma cirurgia no coração e só deve retornar à Gávea no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, ele já voltou às suas atividades no cartório. Nesta quarta, esteva em Brasília resolvendo assuntos pessoais.

- O médico me deu 120 dias de licença do Flamengo. Só cumpri 70, mas venho conversando sempre com Delair (Dumbrosck (presidente interino), que está muito bem - informou Marcio.

Ney encara com bom humor a 'invasão' de seu treino secreto

Treinador festeja decisão de ter ido para Saquarema fazer a preparação

Danilo Santos
ENVIADO ESPECIAL A SAQUAREMA Entre em contato



Cortez, Ney Franco não pareceu incomodado com a 'invasão' (Crédito: Paulo Sérgio)

Nem mesmo as descobertas feitas pelos jornalistas e fotógrafos no treinamento do Botafogo, que tinha a intenção de ser secreto, abalou a tranquilidade e o bom humor de Ney Franco. Com as armas expostas, o treinador brincou com a situação de ter espiões em lages e bares ao redor do estádio do Boavista.

- Não há problema, não mudei nada por conta dos olhos da imprensa. Só fiquei preocupado de alguém cair de um pé-de-manga, se machucar e culpar o treinador - brincou, arrancando gargalhadas.


Em seguida, já falando sério, Ney tornou a comentar a respeito dos benefícios da medida.

- É importante, sim, fazer treinos fechados não só para armar a equipe, mas para criar um bom ambiente de trabalho para os jogadores poderem se cobrar. Essa é a essência. De qualquer forma, acho que estamos passando informações suficientes para o torcedor alvinegro, que merece - disse, mostrando uma espécie de preocupação.

- Mesmo assim, jogador tem de saber lidar com treinos com ou sem a imprensa - alertava o técnico, que aproveitou para destacar a qualidade com que o trabalho tem sido desenvolvido em Saquarema.

- Comprovo que foi muito acertada a vinda para cá. Estamos tendo a oportunidade de trabalhar bem, ter mais contato com os jogadores nas refeições, fazer conversas mais individuais e cobrar postura - contou.

A confirança, segundo Ney Franco, tem sido um dos principais combustíveis para a sequência das atividades no Litoral.

- Está um ambiente muito bom, todos sabem que temos a possibilidade real de jogar muito bem novamente e levar o título - concluiu.

Em Saquarema, Botafogo ganha entrosamento fora de campo

Ney Franco que período de treinos fora do Rio reforça bom ambiente do grupo antes da final
Gustavo Rotstein
Direto de Saquarema, RJ

O Botafogo buscou em Saquarema o isolamento necessário para se preparar tecnicamente para a final do Campeonato Carioca. Mas o período de treinamentos na cidade da Região dos Lagos vem sendo a oportunidade para que o grupo ganhe entrosamento também fora de campo e esteja mais forte na segunda partida da decisão contra o Flamengo, neste domingo.

- A viagem para Saquarema foi muito acertada. Além dos treinamentos, tem sido muito bom o contato com os jogadores durante as refeições, por exemplo, com a possibilidade de uma conversa particular sobre qual postura se deve ter em campo. O ambiente é muito bom, e nosso momento é favorável - avaliou o técnico Ney Franco.

Nesta quinta-feira, o Botafogo teve o período da manhã livre, mas o grupo permaneceu no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei. Alguns jogadores preferiram dormir até mais tarde e permanecer em seus quartos assistindo televisão ou jogando videogame.

Na finalíssima, Eduardo espera não ser ‘surpresa ao contrário’

Espirituoso, jogador de 20 anos mostra habilidade com as palavras até para responder críticas de presidente da Comissão de Arbitragem

Gustavo Rotstein Direto de Saquarema, RJ


Eduardo foi a surpresa da escalação do Botafogo na primeira partida da final do Campeonato Carioca, e a boa atuação o deixou ansioso por ganhar uma nova oportunidade no confronto decisivo contra o Flamengo, neste domingo, possivelmente substituindo Maicosuel, machucado. E se mostrar em campo a mesma inspiração que teve com as palavras na entrevista coletiva desta quinta-feira, em Saquarema, o Rubro-Negro terá trabalho mais uma vez.

- Estou confiante em poder jogar de novo. Só espero que agora eu não seja uma surpresa ao contrário - brincou. O jogador de 20 anos, que pelo Botafogo já atuou em diversas posições, lembra que sua preferência é pelo meio-campo, embora tenha sido escalado como lateral-esquerdo no primeiro jogo da decisão. Eduardo ainda fez graça quando perguntado como seria substituir Maicosuel, que vem sendo o principal jogador da equipe no Carioca.

- O Maicosuel é mais rápido e eu sou mais objetivo. Só não pode ser como aquele filme, “Missão impossível”. Na final da Taça Rio, fui ao Maracanã para torcer e estava muito nervoso, com as mãos suando e louco para roubar o material de alguém e entrar em campo. Agora, essa vontade dobrou.

Eduardo teve uma frase de efeito até para comentar a declaração de Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Após o primeiro jogo da decisão do Carioca, o jogador disse que pediu substituição porque havia sido ameaçado de expulsão pelo árbitro.

O dirigente retrucou, dizendo que Eduardo estava, na verdade, cansado porque vive na noite.

- Quem está na noite são a lua e as estrelas - disse Eduardo.

Ney Franco vê Emerson recuperado fisica e psicologicamente

Treinador elogia rendimento do zagueiro e diz que gols contra foram infelicidade
Gustavo Rotstein

Direto de Saquarema,


A grande expectativa da torcida do Botafogo para a final do Campeonato Carioca está na possível recuperação de Reinaldo, que torceu o tornozelo direito e ainda é dúvida contra o Flamengo. No entanto, o coletivo desta quinta-feira apresentou a volta de Emerson, que ficou fora do treinamento de quarta por causa de dor na coxa direita.

Mas a grande preocupação do Alvinegro em relação ao zagueiro não é a questão física. Emerson marcou o gol contra que deu o título da Taça Rio ao Flamengo. Na primeira partida da decisão do Estadual, no último domingo, o gol de empate do adversário surgiu em um chute de Willians que desviou no zagueiro. No entanto, o técnico Ney Franco fez questão de reafirmar sua confiança no jogador.

- Ele só entraria em campo se estivesse bem física e emocionalmente. E o Emerson teve boa atuação no treino de hoje. Vejo que ele está preparado para jogar no domingo. O que aconteceu na última partida foi uma infelicidade - observou.

O zagueiro vem sendo poupado de entrevistas, e caso seja também preservado pela comissão técnica, Wellington poderia ganhar mais uma chance como titular da zaga alvinegra.

Ainda à espera de Reinaldo, Ney confirma escalação do Bota para final de domingo

Com bom humor, técnico diz que observação da imprensa em treino fechado não mudou sua programação da preparação do time alvinegro
Gustavo Rotstein

Já que não era mais possível esconder a escalação, depois que a imprensa conseguiu observar o treinamento fechado, Ney Franco afirmou que o time que enfrenta o Flamengo terá poucas mudanças em relação à que treinou nesta quinta-feira.

Thiaguinho, que foi absolvido em julgamento, entra no lugar de Gabriel, e ainda existe a expectativa de poder contar com Reinaldo, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo direito.

- Reinaldo está dando uma boa resposta ao trabalho de recuperação e já mostrou que consegue colocar a chuteira. A expectativa é que ele treine conosco nesta sexta, mas, se não for possível, vamos segurar para que ele participe do trabalho de sábado - explicou o técnico.

Mesmo empenhado em comandar treinamentos fechados, Ney Franco não se abalou com o fato de a imprensa ter conseguido observar parte da atividade. O treinador garantiu que este fato não alterou o que havia programado para surpreender o Flamengo na final do Campeonato Carioca, neste domingo.

- Isso não mudou em nada o nosso treinamento. Não deixei de fazer qualquer coisa por conta da observação da imprensa. Só fiquei preocupado de alguém cair do pé-de-manga e dizer que a culpa é do treinador - brincou.

O treinador não se preocupa com o fato de, possivelmente, ser acusado de escalar um time defensivo, caso confirme o esquema 3-6-1. - Se ganhar, é nó tático; se perder, é porque o time ficou muito atrás. Gostei da postura da equipe no treinamento. O grupo mostrou velocidade e marcação forte.

Thiaguinho poderá jogar na decisão

Lateral do Botafogo foi punido com apenas um jogo pelo TJD

GLOBOESPORTE.COM

Thiaguinho poderá jogar pelo Botafogo na final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, neste domingo no Maracanã. No julgamento desta quinta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva ele foi punido com apenas um jogo de suspensão, já cumprido automaticamente. A informação é do site Justiça Desportiva.

A decisão, na qual a infração do jogador - denunciado por prática de jogada violenta - foi desclassificada de forma unânime, se deu em sessão da Quarta Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ).

O lateral alvinegro foi denunciado por jogada violenta – artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – por falta em Juan, na decisão da Taça Rio. Caso seja punido, o jogador poderá pegar de duas a seis partidas.

Com ágio e venda casada, ingressos da final ainda podem ser encontrados

Hostels, agências de turismo e sedes de torcidas organizadas são os "pontos alternativos". Ministério Público diz que prática é crime

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



Os 67.809 ingressos para a final do Campeonato Carioca terminaram oficialmente na terça-feira nas bilheterias. Mas entradas para o Flamengo x Botafogo de domingo ainda são encontradas, com ágio e prática de venda casada, em hostels - albergues descolados -, agências de turismo e em sedes de torcidas uniformizadas, que lucram com o negócio e dão prejuízo aos clubes.

O preço chega a custar quase três vezes mais que o oficial. Ingressos de arquibancada, vendidos originalmente a R$ 40, oscilam entre R$ 75 e R$ 115. Não é raro que os tíquetes sejam de meia-entrada (R$ 20) e os “fornecedores alternativos” alegarem que o ingresso foi adquirido ao preço original de inteira.

Nos hostels e agências de turismo o valor inclui guia e transporte de ida e volta entre o estabelecimento e o Maracanã, o que pode configurar venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Não há prioridade para hóspedes e turistas.

Se o torcedor do Rio chegar primeiro leva. As torcidas organizadas também têm ingressos para vender e aproveitam para ganhar dinheiro. Uma do Botafogo vende a R$ 40 um ingresso de arquibancada “apenas para sócios”. Mas oferece aos não-sócios a possibilidade de fazer uma carteirinha na hora pagando R$ 10.

Confira o áudio da conversa com a torcida organizada do Botafogo

Se não há alternativa, pode ser caracterizada venda casada, que é crime contra o consumidor."


- Está errado. No caso dos hostels, o consumidor tem que ter o direito de escolha sobre os serviços apresentados. Se não há alternativa, pode ser caracterizada venda casada, que é crime contra o consumidor. No caso das organizadas, a associação tem que ser livre e espontânea. E também pode ser considerada venda casada – diz Rodrigo Terra, promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM ligou para alguns hostels. Boa parte deles, como o Che Lagarto, em Copacabana, terceiriza o serviço deixando a cargo de empresas turísticas que espalham pessoas nas filas das bilheterias para adquirirem o maior número possível de ingressos.

O Crab Hostel, em Ipanema, afirma que um funcionário consegue ingressos através de um contato direto na Suderj. Fato que foi desmentido pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro.

- Não temos nada a ver com a venda de ingressos. Quem cuida disso é a BWA, que tem uma sala no Maracanã e que confecciona os ingressos dentro de uma das bilheterias do estádio – diz Sérgio Du Bocage, assessor de imprensa da Suderj. Fúlvio Nascimento, gerente da BWA, foi procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, mas estava indisponível para contato.


Clubes ignoram problema. Presidente do Fla assume apoio às torcidas

Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM

Delair Dumbrosck: privilégio às organizadas

Mesmo sendo objeto de lucro de outros, os clubes parecem não se preocupar muito com os problemas. Delair Dumbrosck, presidente do Flamengo, assume que dá prioridade às organizadas na hora de vender os ingressos. - Não posso negar que eles (organizadas) são clientes preferenciais. Eles estão sempre com a gente, em jogos contra o Macaé ou o Figueirense.

Não posso deixar de privilegiá-los para vender ingressos para quem só vai à final – argumenta. O mandatário rubro-negro explica como os ingressos são repassados às torcidas.

- No início da semana, as organizadas pedem uma carga. Chegam no clube com dinheiro vivo e compram ingressos só de inteira, nunca de meia-entrada, com o preço correto. Depois eles repassam aos seus associados – diz. Sobre os hostels, Delair diz que a venda por um preço muito maior que o da bilheteria é uma prova de que o valor dos ingressos deveria ser maior nos jogos finais.


Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Maurício Assumpção nega repasse


- Se uma pessoa compra ingresso a R$ 40 e revende a R$ 100 oferecendo alguma coisa a mais, eu não posso fazer nada. Também gostaria de vender ingressos por um preço mais caro, mas não posso. Por mim, a cadeira especial em final deveria ser R$ 500.

O presidente alvinegro Maurício Assumpção, diz que os próprios torcedores do Botafogo se organizam nas filas nos postos de venda para comprar ingressos e nega qualquer participação do clube em repasses.

- O Botafogo nem tem caixa para comprar ingressos e, se fosse o caso, revendê-los a preços mais baratos para as organizadas. Pelo que vejo, são eles que se organizam nas filas para comprar bilhetes, seja de meia-entrada ou inteira.


Inquérito deve propor novas formas de venda de ingressos

O promotor Rodrigo Terra sabe que os problemas com vendas de ingresso são antigos e lembra que o Ministério Público está tentando resolver o problema.

- Um inquérito civil está em andamento no Ministério Público para resolver essa questão de ingressos para as organizadas, pois elas alimentam cambistas, principalmente com repasse de bilhetes de meia-entrada, aumentando o lucro.

O MP está concluindo as investigações e vai tomar das instituições um termo de ajuste de conduta para extinguir esse tipo de situação e garantir ao torcedor a distribuição correta de ingressos.

Com problemas, Ney Franco arma equipe no 3-6-1 em treino secreto

Jornalistas conseguem acompanhar a atividade no estádio do Boavista em cima de uma casa em construção

Gustavo Rotstein


Apesar de todo o cuidado da comissão técnica de tentar manter o treino coletivo do Botafogo desta quinta-feira em sigilo, o técnico Ney Franco não conseguiu esconder a equipe que testou. Sem Maicosuel, vetado por causa de um estiramento na coxa esquerda, o comandante alvinegro armou o time no esquema 3-6-1, somente com Victor Simões no ataque. Reinaldo, que ainda é dúvida para a decisão por causa de uma entorse no tornozelo direito, fez apenas fisioterapia.

A equipe que iniciou o coletivo: Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Emerson; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza, Eduardo e Gabriel; Victor Simões.

Os jornalistas só poderiam observar a atividade, que teve início às 16h, às 17h30m, mas do alto de uma casa em construção a imprensa conseguiu ter uma visão parcial do campo. Seguranças e membros da comissão técnica ficaram circulando nas dependências do estádio do Boavista, mas não impediram que os "segredos" de Ney fossem revelados. Os jogadores notaram que estavam sendo observados, e chegaram a acenar para as câmeras.

O lateral Thiaguinho não participou do treino porque retornou ao Rio de Janeiro, onde será julgado por causa da expulsão na final da Taça Rio, contra o Flamengo. Botafogo e Flamengo fazem a finalíssima do Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, no Maracanã. Na primeira partida, no último domingo, as equipes ficaram no 2 a 2.

Romário assume América, e Unimed deve ser a nova patrocinadora do clube

Baixinho anuncia a Penalty como nova fornecedora de material esportivo; e presidente da empresa de plano de saúde confirma negociação

Marlos Bittencourt


Romário assumiu nesta quinta-feira o comando do futebol profissional do América e já está dando cartadas de um exímio jogador de pôquer. O ex-atacante assinou uma parceria até dezembro deste ano com o clube e apresentou a Penalty como fornecedora de material esportivo.

E foi além: anunciou uma parceria que vai mexer com a estrutura do futebol carioca para alçar o América à primeira Divisão do futebol do Rio de Janeiro.

Segundo ele, a parceria está 99% fechada. Ele não revelou o patrocinador porque o negócio ainda não está fechado, mas o GLOBOESPORTE.COM descobriu se tratar da Unimed, patrocinadora do Fluminense. Em no máximo dez dias o acordo entre América e a empresa de plano de saúde deverá ser anunciado, segundo o presidente da empresa, Celso Barros.

- Conversei com Romário e me interessei pelo projeto. A direção do Fluminense se manifestou favoravelmente, inclusive participando da parceria com o América. Respeito muito Romário pelo que fez pelo futebol do Brasil e por incluir nos seus mil gols alguns marcados pelo Fluminense.

Acho que essa parceria vai dar certo – afirmou Celso Barros. No salão nobre, Romário apresentou a comissão técnica, formada pelo técnico Clóvis de Oliveira, pelo preparador físico Márcio Meira e pelo superintendente de futebol, Ademar Braga. Ele teve a iniciativa por dizer que tem uma dívida com o clube, já que seu pai, Edevair, era torcedor do alvirrubro e, antes de morrer, pedira ao filho para jogar pelo América.

- Acho que faltou jogar pelo América, mas estou concretizando algo que meu pai queria: ajudar o América. Não quero que tenham pena do clube porque o América não é um coitadinho. É um clube grande e voltará ao lugar de onde não deveria ter saído – afirmou Romário.

Visivelmente emocionado, Romário interrompeu várias vezes o discurso por causa da voz embargada. Principalmente quando uma das torcidas organizadas do América desfraldou um bandeirão que será levado para os estádios com o rosto de seu Edevair, pai do atacante.

Além de acertar com a Penalty e negociar uma parceria com a Unimed para o América lutar para subir para a Primeira Divisão do Campeonato Carioca, Romário também estreitar relações com Botafogo e Fluminense, que cederão jogadores para o clube da Rua Campos Sales.

Romário: ‘Fla está em melhor momento para a decisão do Campeonato Carioca’

Ex-atacante e agora dirigente, porém, diz que a final contra o Botafogo no Maracanã vai ser muito disputada

Marlos Bittencourt Rio de Janeiro


Os laços afetivos de Romário com o Flamengo parecem bem estreitos, mesmo tendo deixado a Gávea em 1999. Para a decisão do Campeonato Carioca, entre o Botafogo e o Rubro-Negro, domingo, no Maracanã, o Baixinho não cravou que o seu ex-clube será campeão, mas disse que está em melhor momento do que o adversário.

- É difícil dizer quem será campeão, mas o Flamengo está num momento muito melhor do que o Botafogo. Além disso, a torcida rubro-negra faz a diferença. Mas não me arrisco a dizer quem levará o título – disse Romário pendendo para o ex-clube.

Romário está muito envolvido com o América neste momento, clube com o qual assinou nesta quinta-feira parceria até dezembro para gerir o departamento de futebol profissional. Mas o ex-atacante de Flamengo, Vasco e Fluminense acha que a decisão do Carioca será muito difícil para os finalistas.

- Quando o árbitro apitar o início da partida será complicado para Flamengo e Botafogo. Apontar um campeão agora é quase impossível. Os 11 jogadores de cada lado lutarão até o fim para conquistar o título – esquivou-se Romário.

Taça de campeão será entregue segunda, na premiação dos melhores do Carioca

Vencedor na final de domingo vai dar a volta olímpica com réplica do troféu

GLOBOESPORTE.COM


A taça de campeão carioca de 2009 será entregue na festa de premiação dos melhores do campeonato, na próxima segunda-feira, dia 4 de maio. No domingo, após a decisão das 16 horas entre Flamengo e Botafogo, o time vencedor vai dar a volta olímpica no Maracanã com uma réplica do troféu.

A festa, realizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) em parceria com a Rede Globo, será em um hotel na Barra da Tijuca, onde será conhecida a seleção do Campeonato Carioca de 2009, formada pelos 11 melhores jogadores da competição.

Este ano, serão 14 prêmios no total: goleiro, lateral-direito, zagueiros (os dois melhores), lateral-esquerdo, volantes (os dois melhores), meias (os dois melhores), atacantes (os dois melhores), técnico, atleta revelação, além do melhor árbitro.

O troféu dado aos destaques (Prêmio Rede Globo 2009 – Os Melhores do Campeonato Carioca) será entregue aos três atletas mais votados (ouro, prata e bronze) de cada posição.


Você ainda pode votar. Clique!

Até o dia 3 de maio está aberta a votação para escolha dos destaques do campeonato na página do GLOBOESPORTE.COM. São duas enquetes com nomes relativos a dois setores dos times. No dia 4 de maio, será escolhido o craque da competição.

Advogado de Donizete diz que Fogão perderá, sim, as rendas

Leven Siano revela que corregedor do TRT determinou bloqueio de contas

Carlos Monteiro RIO DE JANEIRO Entre em contato

É possível que o Botafogo volte a sofrer com a penhora de suas próximas rendas, inclusive a da final do Campeonato Carioca, domingo. Segundo o advogado do ex-jogador Donizete, Luiz Roberto Leven Siano, a corregedoria-geral do TRT-RJ, por intermédio de Carlos Alberto Reis de Paula, classificou a decisão outorgada na última sexta-feira, que liberaria o clube de ação imediata, de "fora do razoável".

Ainda pelas palavras do advogado, o corregedor reconheceu o descaso do Botafogo com os credores trabalhistas e exigiu que as decisões anteriores sejam respeitadas. Portanto, o clube passaria a ter suas contas bloqueadas, além de ficar definitivamente fora do ato trabalhista (que considera a instituição inapta a quitar suas dívidas).

Caso a parte da renda de domingo fique nas mãos da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e não seja depositada na conta da Justiça de imediato, a entidade ficará responsável por pagar uma multa de 20% do valor total de R$ 11,5 milhões definido (aproximadamente R$ 1,6 milhão). Se for repassado para o Botafogo, o mesmo está valendo, pois o caso seria considerado um ato atentatório à dignidade da Justiça.

O bloqueio vai até R$ 7,9 milhões, ou seja, poderá levar de General Severiano diversas rendas, até mesmo do Campeonato Brasileiro. É certo, porém, que o clube vai recorrer de tal decisão. Procurado pela reportagem do LANCENET!, o departamento jurídico do Alvinegro não foi encontrado.

Victor Simões mais recuado na final: bom ou ruim?



Pantera pode mudar de posição para ajudar Eduardo na armação. Números, ao menos, estão a favor

Pantera deve atuar em novo habitat (Crédito: Julio César Guimarães)

Danilo Santos ENVIADO ESPECIAL À SAQUAREMA Entre em contato


Além de ter de encontrar um substituto para Maicosuel, vetado pelo departamento médico, Ney Franco já avisou que pode até promover mudanças táticas na equipe para a decisão do Carioca. Uma dessas mexidas pode ser o recuo de Victor Simões para atuar mais próximo de Eduardo, o provável substituto do Mago, no domingo.

Já na primeira partida da final, Reinaldo foi quem fez essa função, atuando mais atrás, ao lado de Maicosuel. Renato, quando entrou no lugar do Mago, foi jogar enfiado, com o Pantera deixando de ser centroavante para atuar mais atrás.

Essa característica, de versatilidade, faz Victor Simões ser apontado, junto a Jorge Henrique, como um dos melhores jogadores com os quais o técnico trabalhou.

– Aprendi que devo correr riscos, se for preciso, para ganhar títulos. Não pode se omitir, é preciso ter criatividade, entender o potencial de cada jogador. Criar novas opções – disse Ney, que a partir desta quinta fará treinos táticos para definir o time.

Se deixou de fazer gols – não marca há cinco jogos –, Victor Simões tem maior importância tática, tanto na marcação quanto assistindo. Uma formade jogar que o agrada, assim como o que diz Ney.

– Fico feliz demais com esses elogios do Ney. Isso mostra que eu estou no caminho certo. Tomara que essa disciplina tática seja coroada com gols e com o título – afirmou Simões, que joga em prol do time.

– Tento fazer o que é pedido. Às vezes, você não obedecer uma ordem tática deixa a equipe com um buraco no meio – completou.

Federação do Rio divulga renda e público para a final de domingo entre Bota e Fla

Por apenas dois ingressos, público pagante não supera o da final da Taça Rio. Arrecadação é recorde: R$ 1.989.415

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

A Federação de Futebol Estadual do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta tarde de quinta a renda e o público da final do Campeonato Carioca de domingo, entre Flamengo e Botafogo.

Segundo a Ferj, foi arrecadado R$ 1.989.415 com a venda antecipada de 67.809 ingressos postos à venda e mais os bilhetes de gratuidade, que também têm custo e contam na renda final da partida.

O público pagante, segundo o borderô divulgado pela Federação, é praticamente o mesmo da final da Taça Rio: 78.393 ingressos vendidos. Como a final do segundo turno do Carioca registrou 78.395 pagantes, por apenas dois ingressos, portanto, não houve recorde também no público para o jogo que vai definir o campeão estadual do Rio de Janeiro em 2009.

Todos os bilhetes foram vendidos em menos de dois dias ou cerca de doze horas de comercialização. As cadeiras azuis – últimos bilhetes que haviam sobrado, já que as arquibancadas e cadeiras especiais se esgotaram no primeiro dia de vendas (segunda) – acabaram no início da tarde de terça.

A maior renda pertencia ao primeiro jogo da final do Carioca entre Botafogo e Flamengo, com R$ 1.462.853 arrecadados. Para as finais, o preço dos ingressos teve acréscimo de 25% a 50%, dependendo do setor.

Advogado do Fla vai entrar com recurso para tentar garantir Juan na final

Michel Assef Filho prepara mandado de garantia para assegurar escalação de lateral flamenguista: ‘Não me recordo de um caso como esse’

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




O advogado do Flamengo Michel Assef Filho vai entrar, ainda nesta quinta-feira, com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar assegurar a presença de Juan na final de domingo contra o Botafogo pela decisão do Campeonato Carioca de 2009.

Segundo o advogado, a medida é uma estratégia para evitar a suspensão preventiva do lateral rubro-negro. Na quarta à noite, antes do empate por 0 a 0 com o Fortaleza, em Volta Redonda, a diretoria rubro-negra foi pega de surpresa com a notícia de que a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), por falta de tempo hábil para julgar o lance com o jogador Maicosuel, do Botafogo, antes de domingo, entrou com o pedido de punição que afastaria Juan da final do Carioca.

- Não me recordo de um caso como esse (pedido de punição preventiva). Eu considero um absurdo – enfatizou o advogado do Flamengo.

Segundo Michel Assef Filho, um dos requisitos que permitiriam a suspensão preventiva no âmbito desportivo seria a possibilidade do não cumprimento da pena pelo jogador:

- O que é impossível, até porque a denúncia está capitulada em um artigo em que a suspensão é por prazo. Ou seja, ele pode cumprir na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro, caso seja punido na semana que vem. Tem que ser respeitado esse processo disciplinar.

Temos que ter o direito de defesa. A procuradoria deveria ter denunciado o Juan na segunda-feira, então teríamos o prazo até hoje (quinta), de três dias, para a defesa do jogador. Não o fez e agora está tentando essa suspensão preventiva, o que é inadmissível – afirmou o advogado rubro-negro, em entrevista para o programa Redação SporTV.

Antes mesmo de entregar o mandado de garantia para evitar a suspensão do lateral do Flamengo, Michel Assef Filho espera que o presidente do TJD, onde foi requerida a punição preventiva, indefira o pedido da procuradoria e anule a possibilidade de desfalque para a equipe rubro-negra.

Jogadores do Botafogo admitem: pensamento no Fla 24 horas por dia

Mesmo isolado em Saquarema, grupo alvinegro confessa que não consegue fugir de conversas sobre adversário da final deste domingo

Gustavo Rotstein



palavra concentração foi poucas vezes tão bem aplicada. Isolados no centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema, os jogadores do Botafogo têm o Flamengo como único pensamento, seja durante as atividades ou nos momentos de descanso durante o retiro na Região dos Lagos.

É difícil esconder a ansiedade pelo segundo confronto da final do Campeonato Carioca, que acontece neste domingo.

- A gente pensa nisso 24 horas por dia. Conversamos sobre o que pode acontecer na partida, combinamos jogadas... O papo é apenas sobre o Flamengo, não tem outra coisa - admite o zagueiro Juninho.

Alessandro também admite que, mesmo nos momentos de lazer, o assunto decisão do Campeonato Carioca acaba aparecendo nas conversas. Mas para o lateral, este é um aspecto positivo.

- Procuramos relaxar, mas não tem como não pensar no Flamengo. Até porque é uma decisão contra o nosso maior rival. Isso é bom, pois nos deixa sempre concentrados e buscando a melhor maneira de vencer.

Juninho testemunha tratamento de choque de Reinaldo

Companheiro de quarto do atacante, capitão diz confiar na recuperação até a final do Campeonato Carioca

Gustavo Rotstein Direto de Saquarema, RJ

Reinaldo ainda não foi visto em público desde que o Botafogo chegou a Saquarema. Por causa de uma lesão no tornozelo direito, o atacante permanece recluso e em tratamento no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei.

Juninho, seu companheiro de quarto na concentração, é testemunha do esforço do companheiro para estar no clássico contra o Flamengo, neste domingo, na decisão do Campeonato Carioca.

Juninho acompanha de perto a rotina muitas vezes dolorida de Reinaldo, que passa a maior parte do dia usando um aparelho que dá espécies de pequenos choques elétricos. É um tratamento fisioterápico que tem como objetivo estimular a recuperação da região afetada.

- No dia que chegamos, ficamos até uma, duas horas da manhã conversando enquanto ele tomava aquele famoso “choquinho” no local da lesão. Na hora do almoço ele aparece com gelo no tornozelo direito. Tenho certeza de que ele vai se recuperar - disse Juninho.

Evento no Engenhão na próxima quarta marcará lançamento da nova camisa

Novo fornecedor vai trazer de volta as meias do time na cor cinza. Uniforme deve ser usado na estreia contra o Santo André

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Divulgação/Divulgação
De roupa nova: Botafogo terá novo uniforme para o Campeonato Brasileiro 2009


O Botafogo vai disputar o Campeonato Brasileiro de roupa nova. O clube lançará oficialmente a nova camisa com um evento a ser realizado no Engenhão, previsto para a próxima quarta-feira.

A diretoria ainda fará o anúncio da festa formalmente, mas a equipe já deverá usar o uniforme remodelado na partida contra o Santo André, dia 10 de maio, pela primeira rodada da competição nacional.

A nova camisa alvinegra terá como fornecedor a Fila, que substituirá a Kappa. No entanto, ambas as marcas pertencem ao mesmo grupo, com o qual o Botafogo tem contrato até 2014.

A grande novidade, porém, está nas meias, que voltarão a ser da cor cinza.

Quanto vale Maicossuel?

Os executivos da Traffic já esfregam as mãos.

Blog do Gilmar Ferreira


É grande a expectativa de que o meia Maicosuel, do Botafogo, repita na primeira fase do Brasileiro o futebol apresentado no Estadual.

Isso, é claro, facilitará a transferência para o mercado externo na janela de agosto _ direito assegurado no contrato com o Botafogo.

O craque do Carioca, de apenas 22 anos, tem os direitos federativos hoje avaliados em 5 milhões de euros.

Não sei se pagarão tudo isso, mas, de qualquer maneira, a transferência para o exterior irá girar em torno deste valor.

Um baita negócio para a empresa de marketing esportivo que detêm 70% dos direitos financeiros.

Direitos, aliás, adquiridos em 2007 em troca do perdão de uma dívida com o Cruzeiro.

Maicosuel começou a carreira no Atlético Sorocaba, em 2005, transferindo-se no mesmo para o Paraná.

Em 2007, foi para o Cruzeiro; no ano passado, foi levado pela Traffic para o Palmeiras.

Este ano, aportou no Botafogo.

Novas Camisas Oficias do Botafogo - FILA











TST dá ganho da causa a Donizete na briga jurídica com o Botafogo

Plantão Márcio Tavares
O Globo

RIO - O Tribunal Superior do Trabalho, através do ministro-corregedor Carlos Alberto Reis de Paula, deu ganho de causa nesta quarta-feira ao atacante Donizete e e reestabeleceu a penhora da renda da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo. A dívida do clube é de R$ 7 milhões.

Punição preventiva pode tirar Juan da final de domingo

Com falta de tempo hábil para julgar o caso do lateral antes da decisão, procuradoria do TJD pede suspensão temporária. Kleber Leite esbraveja

Cahê Mota
Direto de Volta Redonda, RJ



O Flamengo foi pego de surpresa com uma notícia nada agradável em Volta Redonda momento antes da partida contra o Fortaleza, nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil: a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) entrou com um pedido de suspensão preventiva para Juan por conta da bronca dada em Maicosuel no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no último domingo.

Denunciado no início da semana por ato de hostilidade em relação ao adversário, o lateral-esquerdo só será julgado na semana seguinte à decisão, mas há a possibilidade de ser impedido de entrar no campo do Maracanã para a grande final, domingo, às 16h.

- Foi feita a denúncia e vou apreciar este pedido na tarde desta quinta-feira. Existem vários precedentes para este tipo de punição, como prevê o artigo 35 do código (brasileiro de justiça desportiva). Uma pena preventiva é cabível quando se julga ineficaz a pena. Ainda não vi o lance com detalhes, vou observar atentamente antes de uma decisão – explicou o presidente do TJD, Antônio Vanderler, por telefone, acrescentando em seguida que divulgará a decisão sobre o caso na tarde desta quinta.

Segundo ele, caso a punição seja confirmada, um pedido de efeito seria inútil.

- Se eu deferir este pedido, não seria coerente dar logo em seguida o efeito suspensivo.


Dirigente rubro-negro fica irado


O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, ficou muito irritado ao saber da notícia e reagiu imediatamente.


- Existem forças ocultas querendo atrapalhar o Flamengo. Isso está muito estranho. Mas eles precisam saber que o Flamengo é muito grande e que pode muito, tem muita força. Vamos responsabilizar pessoalmente a qualquer um que tente nos prejudicar.


O dirigente rubro-negro também disse que está ansioso pelo julgamento de Thiaguinho, que foi expulso na final da Taça Rio por ter feito falta violenta em Juan.


- O Léo Moura foi suspenso por dois jogos por ter levado o vermelho num lance igual contra o Vasco. Vamos ver o que eles vão decidir agora.

Botafogo decide blindar Emerson até a decisão do Campeonato Carioca

Clube anuncia silêncio do zagueiro que marcou um gol contra e desviou outra bola para a rede em jogos contra o Flamengo
Gustavo Rotstein

Emerson voltou a treinar separadamente na tarde desta quarta-feira, em Saquarema, porque ainda sente dor na coxa direita. No entanto, o Botafogo espera contar com ele para a final do Campeonato Carioca, neste domingo. Por isso, a comissão técnica decidiu blindar o zagueiro, que não dará entrevistas até o dia do clássico contra o Flamengo.

O jogador marcou um gol contra que determinou a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Botafogo, na final da Taça Rio. No último domingo, desviou sem querer um chute de Willians, que enganou Renan e resultou em novo gol rubro-negro no empate em 2 a 2, na primeira partida da decisão do Carioca.

A ideia é deixar Emerson com a cabeça tranquila, e o restante do elenco vem se esforçando para ajudar nesta tarefa.

- O Emerson foi muito bem nos dois jogos. No primeiro, houve uma fatalidade, e no segundo, a bola tocou nele. Em ambos os casos ele não teve responsabilidade. É um cara tranqüilo e está confiante. Quem sabe ele faz o gol do título? - disse o capitão Juninho.

Barrada, torcida improvisa para assistir ao treino alvinegro em Saquarema

Torcedores saúdam jogadores na chegada da delegação ao segundo treino
Gustavo Rotstein

Houve mistério no segundo treino do Botafogo em Saquarema, pois o Estádio Elcyr Rezende de Mendonça esteve fechado para imprensa e torcedores na tarde desta quarta-feira. Mesmo assim, os alvinegros se aglomeraram na porta para receber os jogadores e buscaram uma maneira de ver seus ídolos.

A lanchonete do estádio foi transformada numa espécie de arquibancada, já que o estabelecimento tem uma entrada por fora com uma janela na qual pode-se observar um trecho do gramado.

Os torcedores esperaram os jogadores do lado de fora e celebraram cada um deles. Os mais festejados foram Renan, Juninho, Leandro Guerreiro e Ney Franco.

Alguns se confundiram, chamando o júnior Rodrigo Dantas de Gabriel, e Alessandro de Victor Simões.


Jogadores pedem à diretoria presença de Maicosuel em Saquarema

Capitão Juninho afirma que expectativa do grupo do Botafogo é de ter o meia integrado a partir desta sexta-feira

Gustavo Rotstein

Anunciado pelo departamento médico como desfalque na final do Campeonato Carioca, Maicosuel permaneceu no Rio de Janeiro, enquanto o restante do grupo do Botafogo seguiu para Saquarema, onde passa a semana em treinamentos. No entanto, o elenco pediu à diretoria que o camisa 10 siga para o local do retiro alvinegro, como forma de deixar clara a união da equipe no momento decisivo.

- Pedimos ao Anderson Barros (gerente de futebol) que o Maicosuel viesse para Saquarema na sexta-feira, e ele também está com vontade de vir. É um cara importante para o Botafogo, e queremos que ele esteja conosco neste momento - explicou o capitão Juninho.

Isso não significa, entretanto, que o Botafogo continua a lamentar a ausência. Juninho lembra que o time precisa buscar opções para suprir o desfalque de Maicosuel.

- Ele não vai jogar. Vamos fazer o quê? Infelizmente aconteceu, e agora é preciso dar força a quem tiver oportunidade.

Botafogo aposta no mistério e na concentração



O Botafogo começou de forma oficial a trabalhar em Saquarema nesta quarta-feira, visando ao segundo jogo da final do Campeonato Carioca, domingo, às 16h (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã. Os jogadores, que estão no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, treinam no Estádio Elcyr Resende, que pertence ao Boavista, eliminado na fase de classificação do Estadual.
Até o momento fica nítido que a concentração e o mistério serão as principais armas do Glorioso para tentar surpreender o rival
.
A atividade técnica comandada por Ney Franco esta manhã não contou com a presença da imprensa. A assessoria do clube informou ainda que nesta quinta-feira à tarde a presença dos jornalistas será liberada apenas uma hora e meia depois do início da atividade. Na sexta-feira novamente o treino será fechado.
No sábado a delegação deixa Saquarema e retorna ao Rio de Janeiro.

"Essa concentração sempre fez parte de nosso planejamento para a decisão. Sabíamos da necessidade de tirar os jogadores do Rio de Janeiro, pois as cobranças vão sempre existir na reta final de qualquer competição", disse Ney Franco, que chegou a dizer que os jogadores deveriam fazer "ouvido de mercador" para qualquer tipo de cobrança.

Os atletas do Botafogo parecem felizes com a decisão da comissão técnica de antecipar a concentração para a decisão e tirar o grupo da capital.
"O grupo é unido e está focado na possibilidade de conquistar esse título. Com todos concentrados estaremos pensando única e exclusivamente nesta decisão contra o Flamengo. Não temos do que reclamar porque qualquer sacrifício é pouco para ser campeão carioca", disse o volante Fahel.

Na atividade desta manhã o zagueiro Emerson foi poupado com dores na coxa direita, mas não preocupa para a partida de domingo. Outro que não foi ao Estádio Elcyr Resende foi o atacante Reinaldo, que ficou em tratamento intensivo no departamento médico se recuperando de uma entorse no tornozelo direito. Ele só deverá trabalhar com o grupo a partir de sexta-feira, mas cada dia que passa aumenta a confiança de todos na possibilidade dele atuar.

Fora da decisão por conta de um estiramento na coxa esquerda, o apoiador Maicosuel permaneceu no Rio de Janeiro fazendo tratamento, mas deverá se juntar ao grupo até o fim da semana para apoiar os companheiros.

Título de 89 é inspiração para 'máquina' de botafoguense

Torcedor Anderson Calheiros exibe com orgulho os aparatos de sua máquina (Crédito: Danilo Santos)

Seu Anderson cuida do M-150, com escudo do clube desde o título histórico

Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato


Que Saquarema acolheu o Botafogo com carinho já foi possível perceber. Em certos casos, porém, a paixão ultrapassa os limites dos torcedores comuns. Anderson Calheiros, de 52 anos, trata como um filho sua máquina M-150, cujo ano de fabricação é 1978. Só que a pintura especial, com um grande escudo alvinegro, tem razão por conta de outra data.

- Mandei botar o símbolo depois do título de 1989. Já queria colocar, pois sempre fui botafoguense. Mas o título deu motivação - contou Anderson.

Exposto em frente a seu bar, o carro conta ainda com um bandeirão do Botafogo na traseira. Feliz por ver seu time de coração de volta à cidade para a preparação da final, o torcedor festeja o aniversário de 20 anos da histórica conquista do clube, que o tirou de uma fila de 21 anos.
Nem tudo é perfeito para Anderson Calheiros, entretanto. A esposa, Kátia, não ficou tão satisfeita com a atitude, por torcer para o rival de domingo.
- Minha mulher teria que andar no carro sem reclamar, né? (risos). Mas normalmente ando sozinho. Ele serve para ir para à praia e para os momentos de lazer - explicou o torcedor, que acredita na vitória do Fogão por 3 a 1 no domingo.

Sucesso em vendas, Maurício Noriega lança seu livro agora do Rio!

Clique na imagem para ampliar

Futebol-arte: A Arte Do Futebol (convite)


Emerson sente dores na coxa direita e treina separado do grupo

Zagueiro, personagem nos dois últimos jogos contra o Flamengo, apenas conversa com o técnico Ney Franco no treino em Saquarema

Gustavo Rotstein Direto de Saquarema, RJ

O zagueiro Emerson, que teve a infelicidade de marcar um gol contra na final da Taça Rio e desviar uma bola que culminou no segundo gol do Flamengo no jogo do último domingo, sentiu dores na coxa direita e treinou separado do elenco do Botafogo, na manhã desta quarta-feira, em Saquarema, Região dos Lagos.

Enquanto os jogadores treinavam finalização e realizavam um treino técnico, o defensor trabalhou sozinho e depois teve uma breve conversa com o técnico Ney Franco, no gramado do estádio Elcyr Resende de Mendonça, do Boavista.

Emerson apenas foi poupado do treino, mas ainda não é dúvida para a final do Carioca, domingo, contra o Flamengo. Ney Franco já perdeu o meia Maicosuel, machucado, para o clássico e também pode ficar sem o atacante Reinaldo, que ainda tenta se recuperar de uma torção no tornozelo.

Fogão quer facilitar compra de ingressos pela internet

Diretoria já iniciou licitação e deve anunciar a empresa na próxima semana

Rodrigo Ciantar RIO DE JANEIRO

Maurício Assumpção explica que anuncio da empresa que comercializará ingressos será feito na próxima semana (Crédito: Paulo Sérgio)

Para facilitar a vida do torcedor do Botafogo para os jogos do Campeonato Brasileiro, a diretoria alvinegra deverá disponibilizar a venda de seus ingressos pela internet já no primeiro jogo como mandante. Segundo o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, o clube já iniciou um processo de licitação e o anúncio da empresa que será responsável pela comercialização na próxima semana.

- A ideia é que já no jogo contra o Corinthians a venda esteja disponível pela internet. Estamos em processo de licitação e uma questão que colocamos como primordial é que o torcedor pudesse comprar, e sem maiores problemas, os ingressos dessa forma - disse o presidente, para depois completar:

- Sabemos que o torcedor sofre. Por isso, o Botafogo quer minimizar o problema. Acreditamos que a venda por internet é uma ótima solução. Para comprar passagens já é assim, entradas para o cinema também.

Thiaguinho é o guia do grupo alvinegro em Saquarema

Lateral se destacou jogando pelo Boavista e conhece como poucos a cidade. Retorno é comemorado


Danilo Santos ENVIADO ESPECIAL À SAQUAREMA Entre em contato



Thiaguinho já defendeu o Boavista e conhece bem Sqauarema (Crédito: Ricardo Cassiano)

Se retornar a Saquarema é bom para o Botafogo, para um jogador é ainda mais especial. Thiaguinho, que se destacou lá jogando pelo Boavista, conhece o local como poucos. Até mesmo a CBV, onde ficou hospedado na preparação do time para o Carioca de 2008, no qual despontou.
O jogador admite que poderá servir como uma espécie de guia para os companheiros. Qualquer dúvida, basta perguntar para ele:

– Saquarema é um lugar acolhedor e a estrutura na CBV é fora-de-série. É de primeiro mundo, por isso que o pessoal do vôlei ganha tudo. Tem uma academia espetacular, piscina, lago, caiaque, quadras... É muito bom para descansar. Poderei, sim, dar dicas aos outros jogadores.

Outra lembrança boa para Thiaguinho é o Boavista, clube no qual ainda está vinculado. Lá, ele se destacou e logo despertou a atenção do Botafogo, que o contratou por empréstimo em 2008 e renovou até o fim desta temporada: – Conheço bem também o campo do Boavista. O clube, aliás, representou muito para mim, devo a ele a minha ida para o Botafogo. Conheço praticamente todos os jogadores. E espero encontrá-los.

Thiaguinho concorda que o primeiro jogo da temporada, contra o Boavista, em Saquarema, foi fundamental para unir o grupo. Segundo ele, foi o começo da formação de um time forte e de amigos.

Além disso, representou a primeira chance do antes volante ou lateraldireito como lateral-esquerdo. Foi a primeira vez que eu joguei assim na carreira. E cruzei para o gol da vitória do Maicosuel. Espero poder ajudar novamente no domingo – comentou.

Nem mesmo o fato de ser julgado amanhã pela expulsão na final da Taça Rio abate o jogador. No caso de punição ele perde a decisão do Carioca.

– Não estou preocupado, foi uma falta normal de jogo – acrescenta.

FOTO: Obina de Saquarema torce pelo Botafogo na final contra o Flamengo

Vascaíno Adriano dos Santos é funcionário do hotel que abriga parte da delegação alvinegra na Região dos Lagos

Gustavo Rotstein
Obina ajudou a derrubar o Botafogo na final do Campeonato Carioca do ano passado. Mas agora, o alvinegro terá o reforço do atacante. Não exatamente o original, mas o sósia. Adriano dos Santos é funcionário da pousada que abriga parte da delegação do Glorioso em Saquarema, onde a equipe treina para a final deste domingo, contra o Flamengo. O clone, no entanto, joga a favor: 'Sou vascaíno e vou torcer para o Botafogo ser campeão', diz

Clube homenageia Armando Nogueira

Sala de imprensa terá o nome do jornalista, ilustre torcedor alvinegro
Marlos Bittencourt Rio de Janeiro

O Botafogo vai homenagear um alvinegro histórico na próxima terça-feira. A sala de imprensa do clube vai ganhar o nome do jornalista Armando Nogueira. A escolha foi do presidente, Maurício Assumpção.

O dirigente visitou a sala nesta terça e parecia muito animado. Do janelão que emoldura o campo de futebol, conversou com alguns de seus colaboradores. Essa não é a primeira vez que algum ilustre alvinegro é homenageado. O centro de treinamento de General Severiano,inaugurado em 2004, ganhou o nome de João Saldanha, jornalista e técnico do Botafogo em 1957/58/59.

Sem Maicosuel e Reinaldo, Botafogo faz primeiro treino em Saquarema

Atacante faz tratamento na CBV, enquanto o meia ficou no Rio. O restante do grupo trabalha no estádio do Boavista

Gustavo Rotstein


O Botafogo realizou na manhã desta quarta-feira o seu primeiro treino em Saquarema, Região dos Lagos, onde ficará até o sábado em preparação para o segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Na atividade, que foi dividida em duas partes (física e técnica), no Estádio Elcy Resende de Mendonça, do Boavista, o grupo esteve desfalcado de Maicosuel e Reinaldo.

Entregue ao departamento médico, Reinaldo, que torceu o tornozelo direito, mas ainda tem chance de jogar no domingo, ficou no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) sendo submetido a tratamento de fisioterapia. Já Maicosuel, vetado por causa de um estiramento na coxa esquerda, ficou no Rio de Janeiro e só deve se juntar ao grupo alvinegro no fim da semana.

A atividade foi acompanhada pelo comerciante Adriano Santos, que sentou na arquibancada para observar os jogadores do seu clube de coração. Ele acredita que, mesmo com o desfalque de seu camisa 10, o Botafogo pode conquistar o título no domingo, contra o Flamengo.

Ney Franco não teme jogo violento domingo na decisão do Carioca



Técnico afirma ter conversado com o grupo para não revidar a agressão de Juan em Maicosuel

Marlos Bittencourt
Rio de Janeiro


Alexandre Cassiano/Globo


Ney espera por uma final sem brigas Se a falta violenta de Juan sobre Maicosuel no jogo do domingo passado gerou a preocupação de que lances do mesmo tipo pudessem se repetir na segunda partida da decisão do Carioca contra o Flamengo, o técnico Ney Franco, do Botafogo, tem trabalhado para garantir que isso não aconteça. O treinador diz que tem conversado muito com os jogadores para esquecerem o que o rubro-negro fez com o camisa 10 do Bota.

Ney afirmou que no momento da falta, quando Maicosuel aplicou um drible desconcertante no lateral, ficou preocupado com a reação dos seus comandados. Ele não queria perder por expulsão quem quer que fosse para o segundo jogo. Para o comandante alvinegro, o time reagiu bem.

- Se fosse o Botafogo há seis meses ou mesmo o do início do ano acho que teria algum tipo de reação porque a falta em Maicosuel foi muito dura. Achei que aquilo poderia provocar uma confusão generalizada, mas correu tudo bem. O nosso time é um dos mais disciplinados da competição.

O treinador procura bater papo com o grupo para explicar que o melhor jogo é o da bola rolando, sem faltas violentas. A partida, segundo ele, deve ser limpa.

- Gosto do jogo limpo, sem confusão. E sei que os meus jogadores não vão cometer faltas que prejudiquem o time, principalmente numa decisão. As torcidas de Botafogo e Flamengo assistirão a um belo espetáculo domingo.



Maurício Assumpção: 'Odeio quando falam que o Botafogo é supersticioso'

Presidente alvinegro conta engraçado episódio entre ele e o técnico Ney Franco durante o Campeonato Carioca 2009

Breno Dines
Rio de Janeiro

'Tem coisas que só acontecem com o Botafogo'. A velha máxima que muitos alvinegros costumam usar nos momentos de falta de sorte é uma frase que o presidente do clube, Maurício Assumpção, quer apagar da cabeça dos torcedores.

- Odeio quando falam que o Botafogo é supersticioso.

Para demonstrar que não tem nenhuma superstição, o presidente contou um engraçado episódio entre ele e o técnico Ney Franco durante o Campeonato Carioca deste ano.


Confira no vídeo abaixo:

Ney Franco diz que campeão carioca vai engrenar trabalho no Brasileiro


Treinador já ganhou o título com o Flamengo e afirma que, se vencer novamente, o torcedor alvinegro vai dar tranquilidade à comissão técnica


Marlos Bittencourt Rio de Janeiro
Agência/O Globo


Ney sonha com novo título do Carioca


A conquista do título carioca se transformou numa espécie de porto seguro para o técnico Ney Franco. Idealizando poder trabalhar de forma tranquila no Campeonato Brasileiro, ele disse que derrotar o Flamengo domingo é meio caminha andado para tal feito.


Ney disse que o torcedor carioca é um dos que mais valorizam o título regional e isso poderá lhe dar algum suporte para seguir no comando do Botafogo. Ele já sentiu como é bom ter um Campeonato Carioca no currículo, e quer outro.


- Fui campeão em 2007 comandando o Flamengo e sei o quanto o torcedor valoriza este título. Quem conquistá-lo vai tirar um peso enorme das costas e ainda vai poder dar sequência ao trabalho para as próximas competições – analisou Ney Franco.

Destino de Maicosuel depois do Carioca pode ser a Europa

Destino de Maicosuel depois do Carioca pode ser a Europa

Apoiador está sendo sondado por clubes da França, Alemanha e Rússia

Marlos Bittencourt

Rio de Janeiro


As boas atuações de Maicosuel com a camisa do Botafogo despertaram o interesse do futebol europeu. Propostas oficiais ainda não foram feitas, mas cartolas europeus já se mostram interessados na contratação do apoiador.

Fonte ligada à Traffic, empresa que administra a carreira do jogador, afirma que as sondagens estão bastante intensas. França, Alemanha e Rússia podem ser destino do camisa 10 alvinegro. Maicosuel ainda tem mais três anos de contrato com o Botafogo.

Porém, uma cláusula permite a transferência para o exterior.

Entre os meses de julho e agosto, a janela de transferência para a Europa será aberta.

Apontado pela crítica como um dos candidatos a craque do Campeonato Carioca, Maicosuel é o artilheiro da competição, com 12 gols. Ele está fora da final contra o Flamengo por causa de um estiramento na coxa esquerda.

Desfalques fazem Guerreiro empurrar favoritismo para o Fla

Leandro Guerreiro comanda o sistema defensivo do Fogão (Crédito: Paulo Sérgio)


Volante liga vantagem do rival na final à ausência de Mago e dúvida de Reinaldo


Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato


Na balança da decisão do Campeonato Carioca, que terá fim no domingo, no Maracanã, o volante Leandro Guerreiro mostrou que acredita que o peso pode tender levemente a favor do Flamengo em virtude das dificuldades que Ney Franco terá para armar seu time.
- O Flamengo tem, sim, um ligeiro favoritismo, pois perdemos o Maicosuel e o Reinaldo ainda se recupera. Eles estão completos, e nós não - resumiu.
Guerreiro ainda citou a torcida como fator de diferença, embora tenha a certeza de que os botafoguenses têm tudo para se superar.

- Sabemos que o Flamengo acredita muito na força do seu torcedor. A torcida lá é incrível, cresce nos minutos finais. Mas a do Botafogo também vai incentivar e pode sair campeã - lembrou.


Ney Franco diz que campeão carioca vai engrenar trabalho no Brasileiro



Treinador já ganhou o título com o Flamengo e afirma que, se vencer novamente, o torcedor alvinegro vai dar tranquilidade à comissão técnica

Marlos Bittencourt
Rio de Janeiro

Agência/O Globo
Ney sonha com novo título do Carioca A conquista do título carioca se transformou numa espécie de porto seguro para o técnico Ney Franco. Idealizando poder trabalhar de forma tranquila no Campeonato Brasileiro, ele disse que derrotar o Flamengo domingo é meio caminha andado para tal feito.

Ney disse que o torcedor carioca é um dos que mais valorizam o título regional e isso poderá lhe dar algum suporte para seguir no comando do Botafogo. Ele já sentiu como é bom ter um Campeonato Carioca no currículo, e quer outro.

- Fui campeão em 2007 comandando o Flamengo e sei o quanto o torcedor valoriza este título. Quem conquistá-lo vai tirar um peso enorme das costas e ainda vai poder dar sequência ao trabalho para as próximas competições – analisou Ney Franco.

Tratamento de Reinaldo dá esperanças a Ney Franco

Treinador acredita na recuperação do atacante até o último momento

Marlos Bittencourt
Rio de Janeiro



O atacante Reinaldo ainda está com o tornozelo bastante inchado e sentindo dores no local. Mas o técnico do Botafogo, Ney Franco, acredita que o camisa 7 poderá se recuperar a tempo de enfrentar o Flamengo, domingo, na decisão do Campeonato Carioca. Apesar do otimismo do técnico, a apreensão é grande entre os integrantes da comissão técnica (assista ao vídeo das contusões de Reinaldo e Maicosuel).

- Temos de acreditar que o Reinaldo vai se recuperar porque contamos com ele. Mas, se não der para ele jogar, terei de encontrar alguma solução porque este será a última partida da decisão. Não podemos esperar muito porque não teremos outro jogo contra o Flamengo – disse um apreensivo treinador.

Reinaldo está em tratamento intensivo para se recuperar da torção no tornozelo direito. Ele, inclusive, vai com a delegação para Saquarema, onde o time ficará concentrado até a véspera do jogo. E a ordem médica é o tratamento à base de gelo.

Mesmo vetado, Maicosuel sorri e viaja para Saquarema

Meia-atacante está se tratando de um estiramento na coxa esquerda

GLOBOESPORTE.COM


Maicosuel está vetado pelos médicos do Botafogo para a finalíssima do Campeonato Carioca, domingo, contra o Flamengo. Mesmo assim, o jogador, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, mostrou bom humor em General Severiano e foi confirmado na delegação que viaja para fazer alguns treinamentos secretos em Saquarema

Ex-jogadores de Flu, Vasco e Bota jogarão a Série B pelo Duque de Caxias

Clube da Baixada Fluminense firma parceria com Tigres e Boavista

GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro


O Duque de Caxias continua formando o seu elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o clube da Baixada Fluminense firmou uma parceria com outros dois: Tigres do Brasil, também da Baixada, e Boavista, de Saquarema, na Região dos Lagos.

Além de receber 17 jogadores que disputaram o Campeonato Carioca por essas equipes, o Duque de Caxias vai utilizar o estádio De Los Larios como centro de treinamentos.

- A união desses clubes representa o objetivo da diretoria do Duque de Caxias em formar um grupo competitivo para a disputa da Série B. Nesse primeiro ano na segunda divisão, nosso planejamento é brigar pelo acesso à Série A - explicou o gerente de futebol Nilson Gonçalves através da assessoria de imprensa do clube.

Entre os jogadores que serão incorporados ao elenco do Duque de Caxias estão alguns com passagens ou revelados por algum dos quatro grandes clubes do Rio. O Tigres do Brasil cedeu oito jogadores: o goleiro Marcos Paulo; os laterais Oziel (ex-Botafogo) e Edson; os zagueiros Gustavo e Zé Carlos (ex-Fluminense); os meias Cleiton e Leandro Alves; além do atacante Gilcimar. Já o Boavista emprestou nove atletas: o goleiro Vinícius; os laterais Arilson e Paulo Rodrigues; os zagueiros Bruno Costa (ex-Botafogo), Peçanha e Santiago (ex-Vasco); além dos volantes Fernando Bob (ex-Fluminense), Mancuso e Thiaguinho.

- Esses chegam ao Duque de Caxias credenciados por terem se destacado este ano por seus clubes no Campeonato Carioca. Alguns jogadores são conhecidos e experientes, enquanto outros são jovens e talentosos. Ao unir essas qualidades, acredito que iremos ter um bom grupo para surpreender na Série B - afirmou Rodney Gonçalves que com 30 anos é o técnico mais novo em atividade nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A estreia do Duque de Caxias na Série B será no dia 28 de maio, contra a Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande, na Paraíba.

Ney Franco diz ter três opções para escalar o time para a decisão


Técnico aponta as alternativas para solucionar a ausência de Maicosuel na partida contra o Flamengo, domingo, no Maracanã

Marlos Bittencourt Rio de Janeiro

Agência/Globo
Ney Franco faz mistério sobre a escalação

A baixa de Maicosuel para a segunda partida da decisão do Campeonato Carioca contra o Flamengo vai obrigar Ney Franco a dar uma de mágico para tirar alguns coelhos da cartola na tentativa de conquistar o título. Ele não confirmou quais alterações fará, mas listou as possibilidades: pôr Eduardo no meio-campo ou recuar Victor Simões ou até mesmo Reinaldo, se esse jogar, porque se recupera de uma torção no tornozelo direito.

- Eduardo estava em segundo plano porque não se comportou bem em alguns momentos, mas ele está mais maduro para substituir Maicosuel. Fiz um teste com ele na primeira partida e percebi durante o tempo em que ficou em campo que posso contar com ele – afirmou Ney Franco.

O treinador não quer se precipitar e divulgar o que fará para suprir a ausência de Maicosuel, que sofreu um estiramento de grau dois na coxa esquerda. Ney diz que vai realizar cinco treinos táticos até sábado, véspera da final, para saber que providência tomar.

- Victor Simões, taticamente, é um dos melhores do time. Sabe atuar como centroavante, na área, sabe fazer a função de segundo atacante, pelos lados e atua muito bem no meio-campo, fazendo a ligação com o ataque. Estou estudando qual a melhor possibilidade.

Clube escapa de multa de R$ 5 mil

Botafogo foi denunciado no STJD por atraso em partida pela Copa do Brasil no Estádio Godofredo Cruz, contra o Americano

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo escapou de pagar multa de R$ 5 mil referente à primeira partida contra o Americano, pela Copa do Brasil, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.

As duas equipes entraram com uniformes parecidos e os alvinegros tiverem de trocá-lo porque os campistas eram os mandantes.

A partida começou cinco minutos atrasada, e os clubes foram denunciados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

A primeira Comissão Disciplinar do STJD absolveu o Botafogo após o advogado do clube, André Alves, alegar ter havido equívoco da arbitragem.

O Americano também foi absolvido por ser o mandante e, por isso, poderia utilizar o seu uniforme principal. As informações são do site "Justiça Desportiva".

Contusões dos atacantes: um mal crônico no Fogão

Maicosuel deixa o gramado do Maracanã carregado por um funcionário do clube (Crédito: Ricardo Cassiano)


Maicosuel não jogará a final. Trio de ouro atuou apenas em 12 dos 23 jogos de 2009

LANCEPRESS!


Principal estrela da companhia alvinegra, Maicosuel está fora da finalíssima do Carioca. Com estiramento de grau dois na coxa esquerda, ele ficará de três a quatro semanas inativo, segundo Luiz Fernando Medeiros, chefe do departamento médico do Botafogo. Esta é mais uma das muitas baixas que atormentam o setor ofensivo de Ney Franco.

Até agora, o Botafogo já disputou 23 partidas nesta temporada, sendo três delas pela Copa do Brasil. Desse total, o trio de ouro alvinegro esteve em campo, junto, somente em 12 oportunidades. Foram sete vitórias, três derrotas e dois empates.

O principal motivo dos desfalques no setor mais forte do time alvinegro são as lesões. Reinaldo, antes da torção no tornozelo direito, que também pode tirá-lo da decisão, sofreu duas contraturas na coxa direita. Resultado: desfalcou a equipe em cinco oportunidades.

Victor Simões está cofirmadíssimo, mas também já foi alvo da bruxa que tem sobrevoado General Severiano. Com problemas na coxa, só que na esquerda, o Pantera ficou fora de seis partidas do Glorioso.

Desfalque certo, Maicosuel foi o que mais jogou. Ele participou de 22 das 23 partidas que o Botafogo disputou no ano. O camisa 10 apenas não enfrentou o Flamengo, no empate em 1 a 1 na Taça Guanabara, por ter sido expulso na goleada de 5 a 1 sobre o Friburguense.

A maldição também se mostrou forte nos sete clássicos disputados pelo Alvinegro até então. Isso porque trio esteve junto em apenas três deles: na goleada de 4 a 0 sobre o Vasco, na derrota de 1 a 0 para o Flamengo, na final da Taça Rio, e no empate em 2 a 2, com o mesmo Flamengo, na primeira da decisão.

– É uma ausência muito sentida. Ele fez muito pelo Botafogo nesta temporada. Imagino como ele está se sentido – lamentou Alessandro.

As ausências dos atacantes:

Sem o Rei
Contratado para ser o principal jogador alvinegro, Reinaldo, antes da atual entorse no tornozelo direito, teve duas lesões na coxa direita. A primeira deixou o camisa 7 fora das duas primeiras rodadas da Taça Guanabara. A segunda foi contra o Dom Pedro, na primeira fase da Copa do Brasil. Esta lesão custou mais três jogos de inatividade. Vitórias sobre Tigres (3 a 2) e Cabofriense (4 a 0) e derrota para o Vasco (4 a 0).

Pantera fora
Victor Simões foi outro atacante que sentiu o gosto amargo de ficar entregue ao departamento médico. Lesionado na coxa direita, na goleada de 4 a 1 sobre o Bangu, o Pantera ficou cinco jogos fora da equipe, sendo dois clássicos. Ele não enfrentou o Flamengo, no empate em 1 a 1 pela última rodada da Taça Rio, e o Fluminense, na vitória de 1 a 0, que classificou o time para a final do primeiro turno do Carioca.

Maicosuel suspenso
Expulso na goleada de 5 a 1 sobre o Friburguense, Maicosuel ficou fora apenas de uma partida disputada pelo Alvinegro no ano. Foi no empate em 1 a 1 com o Flamengo, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara. Maicosuel perde apenas para Renan e Leandro Guerreiro no quesito número de partidas disputadas.

Maicosuel: 'Por mim, jogaria até de muletas'


Lesionado, apoiador ainda espera por um milagre para enfrentar o Flamengo

LANCEPRESS!

As palavras de Luiz Fernando Medeiros, chefe do departamento médico do Botafogo, foram claras: 'Maicosuel não poderá jogar no domingo'. Porém, o apoiador ainda se agarra na fé e espera por um milagre.

- Não estou fora, estou esperando um mlagre. Por mim, jogaria até de muletas. A esperança é a última que morre, mas temos profissionais competentes no clube e deixa noas mãos deles - disse Maicosuel em entrevista ao "Extra".

O exame de ressonância magnética, realizado na segunda-feira, acusou um estiramento de grau dois na coxa esquerda de Maicosuel. Segundo o departamento médico do clube, o tempo de recuperação é de três a quatro semanas. Conciente, apesar de manter a fé, o camisa 10 sabe que dificilmente terá condições de enfrentar o Flamengo.

- Vou dar força para quem entrar e pedir o título não por mim, mas pela família Botafogo - completou.

Eduardo, muito elogiado por Ney Franco na partida do último domingo, pode ser o substituto de Maicosuel no meio-de-campo. O treinador, inclusive, ja acenou com essa possibilidade.

Em pouco mais de 12 horas, todos os ingressos de Fla x Bota estão vendidos

Expectativa é de superar recorde de público do Estadual, estabelecido na final da Taça Rio. Renda já é a maior do campeonato

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


Divulgação/Divulgação
Confira o desenho correto do ingresso para a decisão do Carioca entre Flamengo x Botafogo Em menos de dois dias ou cerca de doze horas de vendas, terminaram todos os 67.809 ingressos para a final de domingo (03 de maio) do Campeonato Carioca de 2009 entre Flamengo e Botafogo, de acordo com a assessoria de imprensa do clube da Gávea.

As cadeiras azuis – últimos bilhetes que haviam sobrado, já que as arquibancadas e cadeiras especiais se esgotaram no primeiro dia de vendas (segunda) – foram todas vendidas nesta manhã e início da tarde de terça.

A expectativa é de superar o maior público do campeonato até agora, recorde do clássico que decidiu a Taça Rio entre Flamengo e Botafogo, do dia 19 de maio. Na vitória rubro-negra por 1 a 0 estiveram presentes no Maracanã 83.359 pessoas, com 78.395 de público pagante.

Apesar do maior público, a maior renda era do primeiro jogo da final do Carioca entre Botafogo e Flamengo, com R$ 1.462.853 arrecadados. Isso porque houve acréscimo de 25% a 50%, dependendo do setor, no valor dos ingressos para as finais do Estadual. Como todos os ingressos já estão vendidos, o segundo jogo da decisão do Carioca já supera a arrecadação do primeiro clássico.

Juan admite atuação irregular da equipe

Apesar de admitir relaxamento após o primeiro gol, lateral rubro-negro considera que Flamengo foi melhor na maior parte do jogo





O gol chorado de Willians nos minutos finais deu contornos de vitória rubro-negra ao empate por 2 a 2 com o Botafogo na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, domingo, no Maracanã. No entanto, não foi suficiente para maquiar a segunda atuação ruim da equipe na fase decisiva da competição.

Sabatinado sobre a polêmica com Maicosuel, Juan teve que encarar também as questões dos jornalistas sobre a falta de poder ofensivo da equipe, e admitiu a queda de rendimento após a abertura do placar, antes mesmo dos 20 minutos do primeiro tempo.

- Começamos o jogo de uma maneira boa, mas depois que fizemos o gol perdemos alguns contra-ataques. O time relaxou demais, deixou o Botafogo gostar da partida e vir para cima. Pela qualidade do time deles, que marca forte e se recompõe rápido, a gente errou muito e foi bastante atacado.

Apesar da irregularidade durante a partida, o lateral-esquerdo considerou que o Flamengo jogou melhor do que o rival.

- Pela situação do gol, foi bom o empate. As duas equipes poderiam ter vencido, mas o empate não foi um resultado absurdo. Isso mostra o equilíbrio. São times que se equivalem. É difícil um time ou outro conseguir a vitória. Acho que jogamos melhor na maior parte do jogo.

Flamengo e Botafogo decidem o Estadual no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. Antes, porém, o Rubro-Negro encara o Fortaleza, nesta quarta, às 21h50m, em Volta Redonda, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Técnico do Botafogo minimiza suposta vantagem por semana de treinos

Ney Franco afirma que Alvinegro não pode ser considerado favorito por causa do provável desgaste do Flamengo em jogo contra o Fortaleza

GLOBOESPORTE.COM

Enquanto o Botafogo terá uma semana apenas de treinos na cidade de Saquarema, o Flamengo enfrenta o Fortaleza, nesta quarta-feira, em Volta Redonda, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Mesmo assim, o Alvinegro minimiza esta suposta vantagem antes da segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, que acontece neste domingo.

Ney Franco lembra que, antes da decisão da Taça Rio, o Botafogo teve uma desgastante partida contra o Americano, pela Copa do Brasil, na qual perdeu nos pênaltis e foi eliminado. Naquela semana, o Flamengo não teve qualquer compromisso e no domingo venceu por 1 a 0 o Alvinegro.

- Acho que, dependendo de como for a partida e de quais jogadores do Flamengo enfrentarão o Fortaleza, poderemos levar uma pequena vantagem na parte física, como eles tiveram na final da Taça Rio. Mas não significa que o favoritismo estará do nosso lado. O Botafogo vai a campo com o importante desfalque de Maicosuel, que sofreu um estiramento na coxa esquerda. Reinaldo, que torceu o tornozelo direito, é dúvida.

Após esclarecer polêmica, Juan torce por recuperação de Maicosuel

Lateral admite que desfalque é benéfico para o Flamengo, mas torce para que rival se recupere logo: ‘Sei como é ficar machucado. É chato’

Cahê Mota


Um pedido de desculpas público não se fez necessário, mas, depois de considerar normal a dura que deu em Maicosuel no calor da decisão, Juan fez questão de deixar para trás qualquer rusga que possa ter ficado do episódio e se mostrar solidário ao botafoguense.

Com uma lesão na coxa, o meia não entrará em campo no segundo jogo da final entre Flamengo e Botafogo, domingo, às 16h, no Maracanã. O lateral-esquerdo não escondeu que o desfalque do rival é positivo para o Flamengo. Entretanto, desejou uma recuperação rápida e rasgou elogios a Maicosuel.

- É o melhor jogador do campeonato, tem um entrosamento muito grande com os outros jogadores e é importante. Mas torço para que ele tenha uma recuperação boa e rápida. Sei como é ficar machucado, ficar parado. É chato.

Juan lembrou do encontro que teve com o camisa 10 do Glorioso no programa “Arena Sportv” há duas semanas e pediu para que a relação entre os dois não fique abalada.

- Há duas semanas conversamos em um programa de televisão e foi tranquilo. Ele é gente boa, espero que não guarde mágoa como eu não guardo dele. O que acontece morre dentro de campo.

Eduardo se candidata a ser o ala que o Botafogo procura


Jogador reconhece que prefere atuar no meio-campo, mas diz que esquema alvinegro facilitaria sua adaptação

Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Eduardo diz que poderia atuar como ala do Botafogo, embora prefira o meio-campo

O Botafogo não esconde de ninguém que está a procura de um lateral-esquerdo. A diretoria espera o fim do Campeonato Carioca para intensificar as negociações com Leandro, embora tenha outras opções. Mas Eduardo acredita que pode ser uma alternativa, a julgar pela boa atuação que teve atuando na posição contra o Flamengo, na primeira partida da final.

Eduardo admite que sua posição preferida é a de segundo volante. No entanto, afirma que pode ser, sim, o lateral-esquerdo que o Botafogo tanto procura.

- É uma possibilidade. Não sou lateral de origem, mas acho que poderia jogar com regularidade como ala, e o esquema tático do Botafogo me ajudaria nesse sentido - explicou.

Contratado pelo Botafogo no início do ano passado para reforçar a zaga, Eduardo iniciou a pré-temporada de 2009 como titular da lateral esquerda. Mas depois de atuações discretas nas três primeiras rodadas do Campeonato Carioca, perdeu a vaga para Thiaguinho, que é lateral-direito de origem.

Botafogo Cala o Chororô.


Parabéns! Aplausos de pé!
É exatamente essa a postura do Botafogo!
Ninguém melhor do que PVC para conseguir exprimir tão bem a postura do novo Botafogo!
Botafogo Cala o chororô.